MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
07/03/2014
REVIEW - CINEMA: 300 - A ASCENSÃO DO IMPÉRIO
 
 
300: A Ascensão do Império
 
 
 
 
 
 
 
 


Desde 2007, logo depois do lançamento de 300 nos cinemas, se falava de uma nova HQ por Frank Miller, bem como de sua adaptação para as telonas. A HQ até hoje segue sem data e, neste ínterim, o filme teve sua ideia básica alterada várias vezes. O resultado final é 300: A Ascensão do Império (300: Rise of an Empire), uma obra que, ao mesmo tempo, serve de prelúdio e continuação para 300, mas que na maioria do tempo se passa em paralelo a este.

O herói da vez é Temístocles (Sullivan Stapleton), general ateniense que deseja unir a Grécia contra os persas, usando e abusando de táticas de batalha que por vezes parecem suicidas. Porém, logo fica claro que a verdadeira protagonista do longa é Artemísia (Eva Green) , que comanda as frotas persas e manipula Xerxes (Rodrigo Santoro), tendo uma rixa cada vez mais pessoal com Temístocles.

A prova cabal de que o filme alterou a ideia inicial da HQ, que se chamará Xerxes, é justamente o pouco tempo dispensado ao personagem, que se torna o ponto mais fraco da trama. Vemos sua origem, mas não há aprofundamento e as cenas que se seguem com Xerxes são pouquíssimas. O mesmo não pode ser dito de Artemísia. Melhor personagem da obra, ela tem sua origem bastante detalhada, participa de ótimas cenas de ação e é totalmente desenvolvida, roubando a cena sempre.

Já Temístocles não tem tanta força simplesmente por ser um herói bem diferente do que era Leônidas. Não é fanfarrão e é muito mais racional, estrategista - de fato é um papel bem diferente, mas que serve bem à história.

Assim como no primeiro filme, o forte aqui são o visual e as batalhas cheias de sangue. Porém, 300: A Ascensão do Império enfrenta dois obstáculos: é mais sério e menos caricato do que seu predecessor, o que deve causar estranhamento ao público; e está sendo lançado vários anos depois da “moda” de 300 desaparecer. Isso deve afetar as bilheterias, mas ainda assim, o filme cumpre seu papel como diversão sangrenta e exagerada.

Elenco: Sullivan Stapleton, Eva Green, Lena Headey, Rodrigo Santoro, Hans Matheson, Callan Mulvey, David Wenham. Roteiro: Zack Snyder e Kurt Johnstad, baseado na obra de Frank Miller. Direção: Noam Murro.

Veja também:
- Galeria com mais de 80 imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de 300: A Ascensão do Império
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil