MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
14/03/2014
REVIEW - CINEMA: TARZAN - A EVOLUÇÃO DA LENDA
 
 
Tarzan: A Evolução da Lenda
 
 
 
 
 
 
 
 


Desde que o norte-americano Edgar Rice Burroughs publicou o seu livro Tarzan of the Apes em 1914 (embora as histórias já tenham sido publicadas antes, em magazines, a partir de 1912), muitas e muitas adaptações para as telas foram produzidas, sejam em longas-metragens, seriados ou animações. Tarzan se encontrou com os vikings e com o King Kong, foi para a Índia e Nova York, teve um filho... Além disso, inspirou novos personagens, como George, o Rei da Floresta e Kazar. Sendo assim, é natural que novas versões em qualquer mídia busquem algum diferencial em relação às antecessoras, afinal, o personagem já foi explorado à exaustão e todo mundo está careca de saber como é a sua história e o seu desfecho. O sucesso do menino criado por macacos é notório, e vale o ditado “Em time que está ganhando não se mexe”. Porém, ficar batendo sempre na mesma tecla pode não atrair interessados em inovações.

Como se trata de uma produção conjunta entre Alemanha, França e Estados Unidos, sendo o diretor um alemão, Reinhard Klooss, talvez isto explique a caracterização menos humanizada dos animais, que andam e se comportam como animais e não falam, bem diferente do que ocorre nas animações infantis habituais de Hollywood. Provavelmente a decisão foi tomada para ficar no meio termo e agradar a crianças e adultos.

Nesta bela animação 3D, com ótimos cenários, movimentos corporais e expressões faciais, o restante do imenso meteoro que pôs fim à era dos dinossauros está escondido em meios às selvas africanas, com energia suficiente para suprir países inteiros. E na busca incessante por esta inigualável fonte de energia, a família Greystoke sofre um acidente de helicóptero, sendo que o único sobrevivente é o menino JJ, que, como sabemos, será adotado por uma família de gorilas.

Depois de crescido e com incríveis habilidades de luta e locomoção, Tarzan e seu par romântico Jane Porter têm de enfrentar um exército enviado pelo CEO da Greystoke Energies, o homem que assumiu a empresa depois que os pais de Tarzan morreram no acidente aéreo.

Esta nova versão da história do homem macaco, Tarzan: A Evolução da Lenda (Tarzan), obviamente optou por uma atualização histórica, que envolve a tecnologia que temos disponível hoje em dia, o que é mais do que natural em novas adaptações de clássicos literários. E com esta perspectiva, Klooss realizou um trabalho competente e até interessante, se levarmos em conta que a atualização da histórica não ficou exagerada e tampouco infantilizada demais.

Quanto às dublagens da versão brasileira, mais uma vez o resultado ficou... aquela porcaria de sempre. Talvez passe batido pelas crianças, mas é bem capaz de irritar os adultos.

Ainda assim, vale a pena conferir. Mas prefira a versão legendada.

Vozes originais: Kellan Lutz, Jaime Ray Newman, Robert Capron, Spencer Locke, Brian Bloom, Mark Deklin, Jo Osmond, Brian Huskey, Trevor St. John. Roteiro: Reinhard Klooss e Jessica Postigo, baseado na obra de Edgar Rice Burroughs. Direção: Reinhard Klooss.

Veja também:
- Galeria de imagens da animação
- Notícias, vídeos e notas de produção de Tarzan: A Evolução da Lenda
- Notícias diversas sobre Tarzan
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil