MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
26/05/2014
REVIEW - HQ: O QUINTO BEATLE - A HISTÓRIA DE BRIAN EPSTEIN
 
 
O Quinto Beatle: A História de Brian Epstein
 
 
 
 
 
 
 
 


Dando uma parada para olhar o que o que rola no Facebook, vi algo que me chamou a atenção. Caramba, a Aleph está lançando a graphic novel O Quinto Beatle: A História de Brian Epstein (The Fifth Beatle: The Brian Epstein Story, no original). Misto de alegria e raiva. Raiva de mim mesmo, pois comprei a edição importada achando que nunca veria essa edição nacional.

Pois é, ela saiu! Mas não vou pensar nisso agora. Vamos falar sobre o livro.

O Quinto Beatle: A História de Brian Epstein conta a história de vida do homem que apostou nos quatro rapazes de Liverpool. O jovem empresário que ajudou um grupo supertalentoso a virar o que são até hoje. Os Beatles tiveram uma fama sem precedentes e reescreveram todas as regras da indústria da música pop. E se isso aconteceu, muito se deve a Brian Epstein.

Brian era judeu e homossexual em plena década de 1960. Os anos de liberdade sexual apareceriam quase no fim daquela década. No começo dos anos 60, o  preconceito corria solto. Se hoje as coisas não são fáceis, naquela época o bicho pegava. A homossexualidade era considerada crime no Reino Unido (as coisas eram bem complicadas para Epstein). 

A história da vida de Brian Epstein é rica. Homem que movimentou o cenário musical da década de 60 morreu solitário com apenas 32 anos de idade. Para a sorte dele, não viu a banda que ajudou a criar mergulhar em brigas e intrigas anos mais tarde.

O roteiro é de Vivek J. Tiwary, um premiado produtor de cinema, TV e espetáculos da Broadway. E tudo funciona perfeitamente porque conta com a participação de dois grandes desenhistas: Andrew C. Robinson (Dusty Star, Rei Conan, Starman, Superman) e Kyle Baker (O Sombra, Homem-Borracha). 

Amigos, os desenhos são lindos! Cada quadro salta aos olhos e todos são fielmente desenhados. Praticamente como ver um desenho animado dos Beatles.

Repararam que gostei, né? Bom pra caramba!

Querem saber da maior? A edição da Aleph não deixa nada a dever à original. Cheia de extras: mais de 15 páginas com sketchbooks. Material exclusivo que não tem na edição importada. Começaram a entender como me sinto?

Capa dura, 168 páginas e vale cada centavo gasto! Para conferir um preview, veja algumas imagens em nossa galeria.

CASSIANO PINHEIRO é jornalista e anda com um pouco de raiva por compras importadas. Mas tudo isso passa. Pelo menos ele pensa assim.

O Quinto Beatle: A História de Brian Epstein (1ª edição, 2014) – De Vivek J. Tiwary, com arte de Andrew C. Robinson e Kyle Baker - 168 páginas - formato 21 x 31 cm - R$ 59,90 – Editora Aleph.

Veja também:
- Notícias diversas sobre os Beatles
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil