MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
20/06/2014
REVIEW - HQ: OS NOVOS VINGADORES - MOTIM
 
 
Os Novos Vingadores - Motim
 
 
 
 
 
 
 
 


Brian Michael Bendis criou polêmica quando resolveu pôr um fim aos Vingadores como os conhecíamos em Vingadores - A Queda, mesmo que todos soubessem que o fim da superequipe não seria definitivo e que seu retorno já era mais do que certo, afinal, leitores de quadrinhos de super-heróis estão mais do que acostumados a idas e vindas, ressurreições, reviravoltas e afins. Portanto, o maior motivo de polêmica não era exatamente o duvidoso fim do grupo, mas como se daria o seu retorno triunfal e qual seria a explicação para tal.

Após os eventos ocorridos no “pior dia da história dos Vingadores”, eis que veio uma nova equipe, com nova formação, agora conhecida como Novos Vingadores. Nem todos os membros são novos, alguns já são figurinhas bem carimbadas na equipe, outros já deram as caras algumas vezes e poucos são completamente novos. Homem-Aranha, Capitão América, Demolidor, Mulher-Aranha, Homem de Ferro e Luke Cage se reúnem – sem que essa reunião tenha sido combinada previamente – na prisão de segurança máxima chamada A Balsa, localizada na Ilha Ryker. A prisão fica aos cuidados da S.H.I.E.L.D. e detém os supercriminosos mais perigosos do planeta, e essa corja toda escapa misteriosamente, sem que, a princípio, haja alguma explicação para que a extrema eficácia do sistema de defesa da penitenciária tenha sido quebrada.

Os heróis estavam prestes a perder a peleja para o grande número de vilões superpoderosos, e o Aranha, pra variar, era o que havia tomado a pior. Porém, antes que tudo escoasse pelo ralo, o ultrapoderoso e sumido Sentinela deu as caras, já que também estava preso na Balsa após a autoimposição pelo crime de ter assassinado sua própria mulher. Daí a luta ficou fácil, já que o Sentinela é dado como um dos mais poderosos heróis da Terra, com poder comparável até mesmo ao do Thor e do Hulk!

Após reunir algumas evidências e levantar pistas, o Capitão América decide recrutar os heróis que foram seus aliados durante a fuga em massa da Ilha Ryker. Todos aceitam, menos o Demolidor, que alega não ter tempo e pede um período para refletir sobre o assunto. A nova equipe se dirige para a Terra Selvagem, já que um possível culpado pela fuga da Balsa pode estar escondido entre dinossauros e gente seminua. Lá eles encontram Wolverine, que também estava no encalço do mesmo sujeito. Com o baixinho, o grupo fecha sua nova formação.

Os Novos Vingadores - Motim deixa explícito que o arco terá continuação, e já sabemos que a história contada até então terá sequência com a famosa saga Guerra Civil, que também faz parte da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel publicada no Brasil pela Editora Salvat.

Até este arco Motim, os Novos Vingadores não surpreenderam e nem protagonizaram uma história inesquecível. Tudo não foge do habitual: a prepotência sutil do Homem de Ferro, as piadinhas intermináveis do Homem-Aranha, o jeitão rueiro do Luke Cage, o heroísmo mauricinho do Capitão América, o eterno mau humor do Wolverine e as curvas hipnotizantes da Mulher-Aranha. Nem sequer os diálogos ferinos de Brian Bendis têm evidência. A impressão que se tem é que tudo foi feito com muito receio, com a velha política do “pisar em ovos” para atrair um novo público, evitando qualquer chance de incomodar alguém com essa reestruturação toda. O terreno estava sendo armado para trazer algo maior e ainda mais polêmico. E foi esse o caso.

Portanto, não espere nada muito relevante em Os Novos Vingadores - Motim a não ser a apresentação de uma nova equipe com velhas figuras. A cereja do bolo ainda está por vir.

Os Novos Vingadores - Motim (Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel Vol. 42) - 160 páginas - formato 17 x 26 cm - R$ 29,90 - lançado em março de 2014 – Editora Salvat do Brasil (coleção prevista para ter 60 volumes).

Veja também:
- Notícias diversas sobre os Vingadores
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil