MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
01/08/2014
REVIEW - CINEMA: GUARDIÕES DA GALÁXIA
 
 
Guardiões da Galáxia
 
 
 
 
 
 
 
 
 


O Marvel Studios, sem sombra de dúvida, encontrou a fórmula do sucesso. Seus filmes têm a “cara” da Marvel, apresentando ação, humor e caracterização na dose certa. Não é exagero afirmar que o estúdio trata seus personagens melhor, até com mais respeito, do que a própria editora.

Se antes todos os filmes dividiam um mesmo estilo, isso começou a mudar neste ano com Capitão América 2: O Soldado Invernal. Embora ainda carregue muito da alma dos filmes da Marvel, a segunda aventura de Steve Rogers misturou homenagens aos antigos filmes de espionagem com mais realismo em seus temas, se tornando um dos melhores filmes da Marvel.

E agora a empresa repete a dose com Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy), criando uma obra única em sua trajetória, com muito mais humor, mas também com uma forte dose de drama na história pessoal de alguns personagens.

Peter Quill (Chris Pratt) foi levado para o espaço ainda criança, se tornando o fora da lei Senhor das Estrelas. Ao tentar obter um misterioso objeto, acaba envolvido numa batalha cósmica por poder, formando aliança com um bando incomum: o guaxinim falante Rocket (voz de Bradley Cooper), a letal Gamora (Zoë Saldaña), a árvore humanoide Groot (voz de Vin Diesel) e o impaciente Drax, o Destruidor (Dave Bautista).

Interessados no tal objeto incluem o excêntrico Colecionador (Benicio Del Toro), o titã louco Thanos (Josh Brolin), sua filha Nebulosa (Karen Gillan), o criminoso Yondu (Michael Rooker) e o fanático Ronan, o Acusador (Lee Pace).

Guardiões da Galáxia se sobressai não apenas com seu humor – carcado na primeira fase dessa versão da equipe nos quadrinhos – mas, também, por se passar praticamente todo no espaço, mostrando um lado inédito do Universo Marvel nos cinemas. Além disso, o diretor James Gunn se esforça para criar algo que fuja do lugar comum, investindo em visuais diferenciados, numa excelente trilha sonora e em personagens que, mesmo tentando salvar a galáxia, não são exatamente os melhores exemplos de heróis. Tudo isso contribui para criar uma obra única, que serve para apresentar ao público em geral a riqueza de conceitos que existe no Universo Marvel.

Em sua maioria o elenco está ótimo. Pratt se mostra tão carismático quanto Robert Downey Jr., mas a grande surpresa é Bautista, que até então nunca tinha tido uma papel de destaque, mas que surpreendentemente rouba a cena em vários momentos.Rocket e Groot impressionam com seus efeitos especiais e conquistam rapidamente o espectador. A voz de Cooper se mostrou perfeita em Rocket, enquanto Groot chama mais a atenção por sua ternura, sem se tornar piegas. Saldaña acaba sendo o elo mais fraco na equipe. Não que a atriz não se saia bem, principalmente nas lutas, mas o roteiro altera bastante a personagem, tornando-a mais sentimental, mesmo que não a descaracterize demais.

Uma das coisas mais aguardadas pelos fãs era a presença de Thanos, e ela não decepciona. O vilão surge imponente e ameaçador. O mesmo vale – em menor escala – para o Ronan de Lee Pace. Já Gillan ficou perfeita na pele de Nebulosa, visualmente muito fiel, ainda que cause estranhamento entre leitores brasileiros, já que por aqui nunca foi publicada uma história da vilã com esse visual. Michael Rooker basicamente repete o papel do Merle de The Walking Dead como uma versão de Yondu totalmente diferente dos quadrinhos, mas, ao menos neste caso, isso não incomoda tanto dado o carisma do ator.

Com provavelmente o maior número de referências já apresentado num filme da Marvel (incluindo uma participação especial pós-créditos que não foi exibida pela imprensa a pedido do diretor, mas que já vazou na internet assim que a primeira exibição oficial americana ocorreu), Guardiões da Galáxia é também o mais divertido filme do estúdio, mesmo assim investindo forte no sentimento. Um ano atrás, muitos afirmavam que esta era a mais arriscada aposta da Marvel, que este poderia ser o primeiro fracasso do estúdio. Com certeza essas pessoas terão uma opinião bem diferente ao conferirem o ótimo resultado.

Elenco: Chris Pratt, Zoë Saldana, Dave Bautista, Bradley Cooper, Vin Diesel, Lee Pace, Karen Gillan, Michael Rooker, Djimon Hounsou, Glenn Close, John C. Reilly, Benicio Del Toro, Josh Brolin. Roteiro: James Gunn e Nicole Perlman, baseado nas histórias criadas por Dan Abnett e Andy Lanning. Direção: James Gunn.

Veja também:
- Galeria com mais de 150 imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Guardiões da Galáxia
- Matéria especial os Guardiões da Galáxia - Parte 1
- Matéria especial os Guardiões da Galáxia - Parte 2
- Matéria especial os Guardiões da Galáxia - Parte 3

- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil