MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
15/08/2014
REVIEW - CINEMA: AS TARTARUGAS NINJA
 
 
As Tartarugas Ninja
 
 
 
 
 
 
 
 


Poucos filmes foram tão criticados antes mesmo de sua estreia como As Tartarugas Ninja (Teenage Mutant Ninja Turtles). Os motivos foram vários: rumores sobre uma origem alienígena para as personagens, o visual modificado e, principalmente, o envolvimento de Michael Bay, o homem que todos adoram odiar, escorraçado por sua franquia Transformers, que mesmo assim rende bilhões.

Em seus primeiros minutos, o filme realmente decepciona, fazendo mistério demais com personagens que já estamos cansados de conhecer, enrolando mesmo. Eis que as quatro Tartarugas surgem pra valer em cena e tudo muda para melhor.

Surpreendendo a muitos, As Tartarugas Ninja é um longa bastante divertido, que respeita a essência das personagens e pega emprestado muito do estilo da primeira série animada. Se por um lado tentam ser realistas com os visuais – as Tartarugas estão um tanto monstruosas e o Mestre Splinter é mais nojento que o costumeiro, em contrapartida o lado fantasioso também se faz presente, com um Destruidor exagerado, mas mais ameaçador do que qualquer versão anterior, e explicações nada plausíveis sobre o aprendizado de Splinter e as Tartarugas.

Os efeitos especiais variam, sendo ótimos em algumas cenas, mas não tão convincentes em outras. O forte do filme acaba sendo mesmo o humor, com as características de cada Tartaruga bem exploradas, com exceção da liderança de Leonardo. Michelangelo, é claro, acaba roubando a cena, com piadas simples, mas que se mostram dignas do senso de humor já conhecido do personagem.

Megan Fox, outro alvo de criticas automáticas, continua sendo uma atriz fraquíssima, mas está um pouco mais desenvolta do que anteriormente. Sua April O´Neil não brilha, mas também não estraga nada, sendo até melhor do que versões anteriores apresentadas no cinema. As mudanças nas origens das Tartarugas e no relacionamento com April podem desagradar fãs de longa data, mas funcionam bem no contexto, aumentando a importância da repórter.

O visual das Tartarugas funciona bem, com destaque para as particularidades de cada uma. No quesito visual, a única decepção é o Clã do Pé, totalmente genérico, lembrando demais os Imortais de 300.

No final das contas, As Tartarugas Ninja não tem tanto a cara de um filme de Michael Bay, até porque, ao contrário do que muitos pensam, não é. O diretor é Jonathan Liebesman (Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles). Não é um filme sem defeitos, sem sombra de dúvida, mas mais acerta do que erra, divertindo e modernizando personagens queridas mundialmente sem descaracterizá-las.

Elenco e vozes originais: Megan Fox, Pete Ploszek, Johnny Knoxville, Alan Ritchson, Jeremy Howard, Noel Fisher, Danny Woodburn, Tony Shalhoub, William Fichtner, Will Arnett, Whoopi Goldberg. Roteiro: Josh Appelbaum, André Nemec e Evan Daugherty, baseado nos personagens criados por Kevin Eastman e Peter Laird. Direção: Jonathan Liebesman.

Veja também:
- Galeria com 70 imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de As Tartarugas Ninja
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil