MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
29/08/2014
REVIEW - CINEMA: OS MERCENÁRIOS 3
 
 
Os Mercenários 3
 
 
 
 
 
 
 
 


Franquias costumam seguir uma fórmula própria, com diversos elementos que formam sua identidade. Além de 007, Os Mercenários talvez seja a franquia em que seja mais fácil identificar tais elementos. E a falta de boa parte deles prejudica bastante Os Mercenários 3 (The Expendables 3).

Desta vez numa missão bem mais pessoal, a equipe precisa encarar o mercador de armas Conrad Stonebanks (Mel Gibson), que foi um dos fundadores dos Mercenários, até que suas atividades criminosas levaram a um confronto onde Barney Ross (Sylvester Stallone) pensou tê-lo matado.

Pensando em proteger seus colegas, Ross decide recrutar uma nova geração de Mercenários composta por jovens. Mas, é claro, no final das contas ambas as equipes e mais alguns reforços são necessários para dar conta do recado.

Por aí, a maior parte das críticas desce o malho na escalação de jovens atores, apontando que isso por si só estragou o filme. Na verdade, esses personagens funcionam bem e são levemente desenvolvidos na trama, o que é mais do que podemos dizer da maioria dos demais. O problema mesmo é o roteiro.

O desfile de personagens desta vez não funcionou porque não souberam usá-los. Quase ninguém se destaca, não existem cenas aproveitando e brincando pra valer com o histórico dos atores, como aconteceu no filme anterior. A impressão que temos é que vemos um bando de figurantes correndo pra lá e pra cá, com as exceções de Wesley Snipes e, principalmente, Antonio Banderas, os únicos que realmente apresentam características próprias, sendo devidamente desenvolvidos.

Outro grande problema é o humor. O divertido nos capítulos anteriores era que não se levavam a sério, boa parte das cenas era carcada em sátiras aos próprios atores. Desta vez, tirando algumas situações, novamente envolvendo Snipes e Banderas, as coisas estão sérias demais. Existe muita enrolação com dramas que simplesmente não funcionam.

Para piorar, nem mesmo o principal elemento da série é usado decentemente. A ação é sem impacto, genérica, sem nenhuma cena memorável. Parte disso é culpa de uma direção e edição sem criatividade nenhuma, com cenas pouco inspiradas cheias de cortes equivocados. Outra parte é por culpa da classificação etária mais branda, que eliminou as cenas mais violentas e exageradas.

A soma de todos esses erros resultam num filme que ainda nos atrai pelo sentimento nostálgico, até diverte bem pouco, mas sob uma análise mais detalhada, se mostra extremamente decepcionante, o que vem se refletindo na má bilheteria, situação agravada pelo vazamento precoce do longa na internet.

Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Mel Gibson, Arnold Schwarzenegger, Terry Crews, Randy Couture, Jet Li, Kellan Lutz, Harrison Ford, Antonio Banderas, Wesley Snipes, Ronda Rousey, Victor Ortiz, Glen Powell, Dolph Lundgren, Kelsey Grammer. Roteiro: Sylvester Stallone, Creighton Rothenberger e Katrin Benedikt. Direção: Patrick Hughes.

Veja também:
- Galeria com mais de 50 imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Os Mercenários 3
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil