MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
05/09/2014
REVIEW - HQ: O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA - O NASCIMENTO DE VENOM
 
 
O Espetacular Homem-Aranha - O Nascimento de Venom
 
 
 
 
 
 
 
 


Até então, todas as edições da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel têm sido um colírio para os olhos, com ótimas seleções que cobrem diversos períodos da Marvel – com exceção da era de ouro, possivelmente por razões comerciais –, passando por todos os personagens mais relevantes em arcos e sagas de grande relevância para a história da editora. Cada edição foi escolhida a dedo para representar o melhor da Marvel nesses 75 anos de existência, com ótimas encadernações que foram publicadas originalmente pela Hachette Partworks com o título de The Ultimate Graphic Novels Collection. Mas sempre há as exceções.

A série, a princípio, foi programada pela Marvel e Hachette para ter 60 edições, e devido ao grande sucesso obtido em diversos países, foi estendida para 120 edições. Com o grande volume de encadernados, seria natural imaginar que haveria alguns deslizes, histórias de menor relevância que destoam do resto da coleção.

OK, o Venom é um dos inimigos mais importantes do Homem-Aranha e também um dos mais queridos pelos fãs. O problema é que a origem do vilão foi bastante fragmentada em diversas edições das revistas do amigão da vizinhança, e, em suas primeiras aparições, o personagem ainda nem era o Venom como o conhecemos, mas o belo uniforme negro que o Aranha adquiriu na saga Guerras Secretas (que também será publicada nesta coleção). Depois é revelado que o uniforme é, na verdade, um simbionte alienígena que pretendia dominar o corpo e a mente de Peter Parker.

Só que isso tudo foi revelado vagarosamente, aos poucos em diversas edições da revista, o que, na época e no contexto, foi sensacional. Mas em um encadernado, o resultado é péssimo, já que acabam entrando muitas informações irrelevantes, como os vilões Rosa e os Abutres, além dos saltos obrigatórios para não deixar a edição extensa demais. Numa hora o herói está namorando com a Gata Negra, na outra, está casado com Mary Jane. O Rei do Crime dá as caras, depois some. Fica difícil não considerar forçação de barra a inclusão deste O Nascimento de Venom na coleção, que não ficou de fora por causa da popularidade do vilão. A prova disso são os dois textos recordatórios que resumem os acontecimentos das edições que não foram incluídas no encadernados e deixaram um buraco na cronologia.

E como se isso não bastasse, há a, digamos, “propaganda enganosa” da capa, que traz os nomes de David Michelinie e Todd McFarlane como roteirista e desenhista, respectivamente, desta edição. Mas as mãos de ambos só aparecem nas últimas 40 páginas do encadernado (com exceção das páginas com os textos suplementares), referentes à revista The Amazing Spider-Man #300, na qual o Aranha finalmente encara o marombado e bocudo Venom. A grande maioria do encadernado é ilustrada por Ron Frenz e escrita por Tom DeFalco. Sorte, já que o final deste volume é fraco, com sérias gafes narrativas, como o momento em que o Aranha se esforça para se esticar e alcançar a arma sônica enquanto poderia simplesmente ter lançado sua teia para puxá-la, além da motivação difícil de engolir de Eddie Brock para querer acabar com o Homem-Aranha. Só pra dar alguns exemplos.

E já que estamos falando dos problemas desta edição, vamos nos estender aos problemas da coleção como um todo. Vale mencionar os graves deslizes cometidos pela editora Salvat, como os problemas com as lombadas desalinhadas, que até o momento não foram solucionados pela editora; o horroroso defeito com a perna do Wolverine na capa do volume 2; e o aumento do preço que ultrapassou o valor previamente estipulado, que a editora disse que manteria até o final da coleção. Que fique claro que os leitores de quadrinhos não são bobos - pelo contrário - são muito exigentes, e vingativos também, como o Eddie Brock!

Espero que, pelo menos, a Salvat publique a coleção completíssima, com as 120 edições. Seria um razoável pedido de desculpas para tentar acalmar os furiosos corações dos fanboys brasileiros.

O Espetacular Homem-Aranha: O Nascimento de Venom (Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel Vol. 10) - 200 páginas - formato 17 x 26 cm - R$ 29,90 - lançado em agosto de 2014 – Editora Salvat do Brasil (coleção prevista para ter 60 volumes).

Veja também:
- Notícias diversas sobre o Homem-Aranha
- Notícias diversas sobre Venom
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil