MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
06/10/2014
REVIEW - TV: GOTHAM
 
 
Gotham
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Assim como aconteceu nos cinemas, as adaptações de quadrinhos estão voltando a dominar a TV. Mas, ao contrário do que acontece na telona, onde já existem algumas produções inferiores, na televisão se busca uma diversificação antes que o gênero sofra uma saturação. E o grande exemplo disso é Gotham.

Embora se passe no universo do Batman, o seriado chega com uma proposta diferente. O protagonista é o Detetive James Gordon (Ben McKenzie), ainda começando sua carreira como policial na cidade, tendo como parceiro o um tanto corrupto e nada convencional Harvey Bullock (Donal Logue). Embora Gordon seja o personagem principal, ele divide os holofotes com um ainda jovem Bruce Wayne (David Mazouz), que acaba de perder seus pais e ainda está muito longe de se tornar o Batman. Ou seja, o mundo de Gotham não é (ao menos por enquanto) o dos super-heróis. A série é uma trama policial, uma jogada certeira que pega carona no sucesso de tantas séries como CSI, trazendo ainda na bagagem a rica mitologia do Batman e com isso outro público potencial.

A ideia de uma série explorando os anos de formação do Batman não é nova. Smallville na verdade surgiu de um projeto que mostraria o treinamento de Bruce Wayne ao redor do mundo para se tornar o guardião de sua cidade. Contudo, Gotham não segue essa linha. Bruce, pelos menos de início, continuará na cidade e o foco será em sua relação com Gordon, por quem tem enorme respeito.

A série, logo em seu primeiro episódio, demonstra que explorará muito da mitologia do morcego. De cara vemos os embriões de boa parte da galeria de inimigos do Batman, quase todos em posições que condizem com seu histórico, com exceção de Hera Venenosa, nesta versão chamada de Ivy Pepper (Clare Foley), a única a soar forçada e desnecessária no contexto.

De resto, o enredo é uma boa história policial com um toque a mais para os fãs de quadrinhos. Funciona bem para os dois públicos e cumpre sua promessa de ser algo diferenciado, com alguns elementos bem realistas. O visual da cidade é convincente, com um belo toque de realismo urbano que falta à maioria das séries policiais da atualidade. Para os aficionados pelas revistas da DC Comics, à cada esquina se encontra uma referência.

Ben McKenzie não é o melhor ator do programa, mas não faz feio. Já Donal Logue se sobressai, mostrando desde cedo que roubará a cena. Mas não mais do que o Pinguim de Robin Lord Taylor, favorito automático do público, com um desempenho bem acima da média, resultando no personagem mais complexo da estreia.

Jada Pinkett Smith surge quase irreconhecível no papel da chefe do crime Fish Mooney, uma das personagens criadas especialmente para a série. A vilã é positivamente caricata, isto é, exagerada na medida certa, naquele ponto que se torna interessante, pitoresca, mas não boba.

O garoto David Mazouz, que já provou ser um bom ator em Touch, dá profundidade a Bruce Wayne. Diga-se de passagem, ver este jovem Bruce é uma das coisas mais atrativas para os fãs, já que essa fase na vida do futuro herói sempre é mostrada rapidamente em praticamente todas as versões. Ver seu código de justiça ser formado através da influência de Gordon e de seu mordomo e guardião Alfred (Sean Pertwee) promete ser um dos pontos altos do seriado.

Ainda é cedo para dizer, mas à primeira vista Gotham tem todo o aspecto de um programa bem estruturado. Fãs das HQs podem se decepcionar com alguma mudança em um ou outro personagem especifico, ou até pela idade ou período em que tal personagem deveria aparecer estar “errado” se comparado aos quadrinhos, mas o que importa é que quase tudo em Gotham ou funciona ou dá fortes indícios de que ao menos está no caminho certo.

Depois de tantos anos com Batman sendo evitado em seriados de outros heróis, é bom termos um programa dedicado apenas a Gotham City, mesmo que, ironicamente, continuemos sem um Batman televisivo.

Elenco principal: Ben McKenzie, David Mazouz, Donal Logue, Sean Pertwee, Robin Lord Taylor, Jada Pinkett Smith, Clare Foley, Zabryna Guevara, Camren Bicondova. Direção: Danny Cannon, T.J. Scott, Dermott Downs.

Veja também:
- Galeria com mais de 80 imagens do seriado
- Notícias, vídeos e notas de produção de Gotham
- Notícias diversas sobre Batman
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil