MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
24/10/2014
REVIEW - CINEMA: DRÁCULA - A HISTÓRIA NUNCA CONTADA
 
 
Drácula: A História Nunca Contada
 
 
 
 
 
 
 
 


Drácula é, sem sombra de dúvida, um dos personagens mais adaptados para os cinemas, nas mais diversas encarnações e ambientações. Boa parte dos mais famosos filmes do vampiro foram produzidos pela Universal Pictures, que agora aposta em Drácula: A História Nunca Contada (Dracula Untold).

A ideia aqui é misturar mito e história real. Luke Evans interpreta o Príncipe Vlad Tepes, que para proteger seu povo e, principalmente, seu filho, precisa fazer um pacto arcano para ganhar o poder necessário para combater os turcos comandados por Mehmed (Dominic Cooper), a quem considerou no passado como um irmão.

O foco principal desta versão de Drácula é o drama, a tragédia. Embora tenha sua tradicional sede de sangue, o histórico como empalador e controle sobre as forças das trevas, pouco a pouco se tornando um monstro, este Drácula é acima de tudo um herói, que sacrifica sua própria humanidade na esperança de salvar sua família e seu povo.

E este é talvez o grande problema do longa. Com um lindo visual, em especial a fotografia e figurinos, Drácula: A História Nunca Contada não consegue passar com seu elenco a carga dramática que pretendia. No final das contas, acaba soando pretensioso demais.

O roteiro em si é bem trabalhado, conseguindo dar identidade própria à essa versão do mito, mas os atores não ajudam em nada a criar as personalidades necessárias. Todo o drama de Vlad parece vazio, sem profundidade, não convence.

A ação e o lado sobrenatural, por outro lado, são bem trabalhados, com boas sequências que poderiam muito bem ser apontadas como plágio dos jogos mais recentes da saga Castlevania. Se por um lado, os efeitos especiais ajudam a demonstrar toda a gama de habilidades de Drácula, por outro caem no já tradicional erro de exagerar no uso, principalmente em cenas simples, onde uma maquiagem bem feita se sairia muito melhor e menos artificial.

Charles Dance (Game of Thrones, O Rapto do Menino Dourado), é, como sempre, a presença mais séria e sinistra na tela. E o personagem mais instigante também. No filme, seu nome nunca é citado, mas na divulgação, é chamado de Calígula. O personagem tem potencial de ser o centro das atenções de filmes futuros, visto que a Universal anunciou que este Drácula é o primeiro passo de um renovado universo compartilhado de seus monstros clássicos. O mistério em torno do personagem de Dance sem dúvida cria a semente para diversas teorias neste aspecto.

Resta esperar que em produções futuras nesta nova linha de monstros, a Universal consiga equilibrar o espetáculo visual com mais conteúdo.

Elenco: Luke Evans, Sarah Gadon, Charles Dance, Dominic Cooper. Roteiro: Matt Sazama e Burk Sharpless, baseado nos personagens criados por Bram Stoker. Direção: Gary Shore.

Veja também:
- Galeria com 16 imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Drácula: A História Nunca Contada
- Notícias diversas sobre Drácula
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil