MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
24/10/2014
REVIEW - TV: THE FLASH
 
 
The Flash
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Com o surpreendente sucesso de Arrow, o canal CW não dormiu no ponto. Já na segunda temporada do seriado, introduziu Barry Allen (Grant Gustin), o personagem que se tornaria o Flash. A ideia inicial era produzir três episódios com a presença de Barry, com o terceiro já o mostrando com sua supervelocidade. Porém, demonstrando confiança no projeto, apenas dois episódios com ele foram produzidos, com o terceiro se tornando seu episódio solo piloto.

Fazendo jus à velocidade do herói, o sucesso foi alcançado imediatamente. A estreia de The Flash foi a de maior audiência no canal CW em cinco anos. E, de fato, a série chegou com tudo.

Se por um lado Arrow é até certo ponto realista e mais sombria, The Flash é a outra face da moeda, com um protagonista bom moço e otimista, além de toda uma estrutura sem vergonha nenhuma das suas origens quadrinísticas.

A origem e histórico do personagem são bem fieis ao apresentado nas HQs em sua essência, mudando alguns detalhes. Depois de ser atingido por um raio, Barry acorda de um coma para descobrir que possui supervelocidade. O raio foi causado pela explosão de um acelerador de partículas dos Laboratórios STAR, acidente que conferiu poderes também a outras pessoas, no  caso deste primeiro episódio, a Clyde Mardon (Chad Rook), uma versão do vilão Mago do Tempo que contém uma pegadinha que os fãs notarão fácil.

Assim como em Arrow, Barry conta com uma "equipe de apoio", constituída pelos cientistas do STAR: Harrison Wells (Tom Cavanagh), Caitlin Snow (Danielle Panabaker) e Cisco Ramon (Carlos Valdes). Wells é o único deles criado especialmente para o programa, e também o mais enigmático. Caitlin e Cisco, em contrapartida, existem nos quadrinhos em versões superpoderosas, o que pode ser uma dica do que virá pela frente. Nas HQs Caitlin é a vilã Nevasca e Cisco é o herói Vibro, integrante da Liga da Justiça.

No elenco fixo estão ainda Candice Patton como Iris West e Jesse L. Martin como o pai da moça, o Detetive Joe West, guardião de Barry depois da morte da mãe do garoto. Quem levou a culpa dessa morte foi o pai de Barry, Henry, interpretado por John Wesley Shipp, o Flash do seriado dos anos 1990.

O assassinato da mãe de Barry é algo recente até mesmo nos quadrinhos, mas de extrema importância desde então, aumentando a importância do vilão Flash Reverso, como fica claro já no piloto. Rick Cosnett vive o policial Eddie Thawne, que divide a aparência e sobrenome da primeira versão do Reverso. Mas ainda é cedo para sabermos se esse será o caminho seguido na série.

No geral o elenco está bem em seus papeis, com um desempenho bem superior ao de Arrow. Gustin é carismático e consegue passar bem todas as facetas de Barry Allen, algo que já tinha feito nos episódios de Arrow. A carga dramática funciona muito bem.

Outro destaque é Tom Cavanagh, normalmente lembrado por seus papeis cômicos, mas que consegue em The Flash uma bela atuação séria, que promete ser um dos pontos mais importantes do programa.

Não só The Flash não esconde suas raízes dos quadrinhos, como também é uma série mais leve, com mais espaço para o humor e a descontração. O próprio azarado Barry - até certo ponto lembrando Peter Parker - dá conta desse humor, mas o alívio cômico é mesmo Cisco.

Geoff  Johns, chefe-criativo da DC Entertainment e por muitos anos roteirista das HQs do Flash, atua como supervisor e/ou produtor em todos os projetos da DC em outras mídias, mas em The Flash seu envolvimento é bem mais direto. Ele de fato ajudou a moldar o programa. Quem conhece seu trabalho nota sua "assinatura" a cada citação, bem como na escolha dos vilões já anunciados e até mesmo em algumas situações apresentadas.

Fazendo parte também da equipe de roteiristas do seriado, Johns acabou se tornando o porta-voz que anuncia as novidades, sempre demonstrando grande empolgação. Só a cena ao final do primeiro episódio é o bastante para deixar qualquer fã do herói com grandes esperanças.

Elenco principal: Grant Gustin, Candice Patton, Danielle Panabaker, Rick Cosnett, Amanda Pays, Jesse L. Martin, Tom Cavanagh, John Wesley Shipp. Roteiro: Geoff Johns, Greg Berlanti, Grainne Godfree, Andrew Kreisberg, Harry Lampert. Direção: David Nutter, Jesse Warn.

Veja também:
- Galeria com mais de 100 imagens do seriado
- Notícias, vídeos e notas de produção de The Flash
- Notícias diversas sobre o Flash
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil