MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
19/12/2014
REVIEW - CINEMA: O HOBBIT - A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS
 
 
O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos
 
 
 
 
 
 
 
 


A trilogia O Hobbit tinha tudo para obter o mesmo sucesso que O Senhor dos Anéis. Porém, muitos problemas aconteceram no caminho. A começar pela demora no início da produção, motivada por disputas judiciais, mudanças na política de filmagens na Nova Zelândia, uma emergência médica de Peter Jackson e até a desistência de Guillermo del Toro, que seria o diretor.

Os filmes foram lançados, deram um bom lucro, mas passaram longe da popularidade de O Senhor dos Anéis. Público e críticos se mostraram um tanto cansados da fórmula, o interesse claramente se dispersou. O capítulo final, O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (The Hobbit: The Battle of the Five Armies), agora nos cinemas, chega acabando de vez com as esperanças.

Com a Montanha Solitária retomada, Thorin (Richard Armitage) se isola, sendo tomado pela loucura e ganância. Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), por outro lado, faz de tudo para ajudar não só seus amigos, mas a todos, colocando sua vida em risco. Mas todos precisam escolher seu lado rapidamente, pois o exército de orcs se aproxima.

Talvez o maior problema de A Batalha dos Cinco Exércitos seja simplesmente seu título. Tal nome, junto do fato de ser o desfecho da saga, passa a impressão de que o filme carrega o mesmo estilo épico de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. E na verdade passa longe disso. Pouco vemos da batalha, o drama se perde e até os efeitos especiais estão precários, com algumas cenas absurdamente artificiais.

Tudo acontece rápido e sem emoção. Ainda existem algumas boas cenas, como o trecho inicial com o dragão Smaug (Benedict Cumberbatch), e outras onde Martin Freeman mostra sua competência, mas tudo perde sua força em meio a uma correria que não prende.

Elenco: Martin Freeman, Ian McKellen, Richard Armitage, Benedict Cumberbatch, Orlando Bloom, Luke Evans, Evangeline Lilly, Hugo Weaving, Cate Blanchett, Christopher Lee. Roteiro: Fran Walsh, Philippa Boyens, Peter Jackson e Guillermo del Toro, baseado na obra de J.R.R. Tolkien. Direção: Peter Jackson.

Veja também:
- Galeria com 48 imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil