MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
16/01/2015
REVIEW - CINEMA: ÊXODO - DEUSES E REIS
 
 
Êxodo: Deuses e Reis
 
 
 
 
 
 
 
 


Ridley Scott dirigiu quase todo o tipo de produção, mas com Gladiador e Cruzada em seu currículo, alguns podem até o considerar um pouco mais "especializado" em épicos. Assim sendo, Êxodo: Deuses e Reis (Exodus: Gods and Kings) é apenas sua mais recente inserção no gênero.

A trama segue a trajetória de Moisés (Christian Bale), desde quando ainda vivia sob a proteção e amor do faraó Seti (John Turturro), até seu confronto com Ramsés (Joel Edgerton), a quem sempre considerou como um irmão.

Como qualquer um sabe, Moisés é uma importante figura religiosa, e isso não foi deixado de lado no filme. A jornada de descoberta e fé de Moisés, no entanto, é abordada de maneira quase subliminar. Suas habilidades como líder militar acabam muito mais ressaltadas, com a jornada religiosa sempre presente, mas em poucos momentos sendo o foco.

Isso funciona na maior parte do tempo, mas também tira bastante da profundidade do protagonista, já que sua motivação principal nunca é totalmente explorada. E isso é algo que vem se tornando muito comum em épicos religiosos, talvez por medo de "ofender" crenças. A dúvida é sempre a mesma: não seria melhor então sequer se dar ao trabalho de criar uma obra que não explora devidamente seu próprio tema?

Apesar dessa "covardia" em se aprofundar no tema, Êxodo até funciona bem, principalmente pelo espetáculo visual, sobretudo nas cenas das pragas do Egito e da travessia do Mar Vermelho.

Elenco: Christian Bale, Joel Edgerton, Aaron Paul, Sigourney Weaver, John Turturro, Ben Kingsley. Direção: Riddley Scott.

Veja também:
- Galeria de imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Êxodo: Deuses e Reis
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil