MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
30/01/2015
REVIEW - CINEMA: BIRDMAN OU (A INESPERADA VIRTUDE DA IGNORÂNCIA)
 
 
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
 
 
 
 
 
 
 
 


Ser diferente é bom. E Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) [Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)] é a prova disso. Com uma ideia simples, a de um ator famoso por filmes de super-heróis que acaba se voltando para o teatro para tentar reerguer sua carreira e se provar na profissão, o longa é muito mais do que isso. Mas muito mais mesmo, passando longe de ser simples.

Michael Keaton interpreta brilhantemente o protagonista Riggan Thomson, num papel até certo ponto autobiográfico, afinal não podemos esquecer que o ponto alto da trajetória de Keaton foi ao viver o Batman de Tim Burton. Mas a coisa vai além. O ator abraça a bizarrice de seu personagem, entregando a melhor interpretação de sua carreira.

E não é só Keaton quem se supera. Edward Norton rouba a cena em alguns momentos, e até Zach Galifianakis, normalmente repetitivo e irritante, se sai muito bem, num papel que escapa de seu estereótipo. Apenas Emma Stone passa mais tempo apagada, se destacando apenas em uma bela cena dramática.

Mas Birdman conta com muito mais do que um elenco afinado. O roteiro é inteligente, instigante, por vezes viajante na medida certa, e crítico em outros momentos. O filme todo pode ser considerado uma enorme crítica ao cinema moderno, onde atuar não é o mais importante, mas sim estrelar blockbusters, especialmente filmes de super-heróis.

Não bastassem todas essas qualidades, a produção conta ainda com enorme esmero na fotografia, edição e até trilha sonora, tudo unido para criar uma atmosfera particular que não apenas funciona, como resulta numa experiência única e marcante, justificando o favoritismo em tantos prêmios.

Elenco: Michael Keaton, Emma Stone, Edward Norton, Naomi Watts, Zach Galifianakis. Direção: Alejandro González Iñárritu.

Veja também:
- Galeria com 21 imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Birdman
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil