MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
02/04/2015
REVIEW - HQ: GUERRAS SECRETAS - PARTE 1
 
 
Guerra Secretas - Parte 1
 
 
 
 
 
 
 
 


Um das graphic novels mais aguardadas desta coleção da Salvat finalmente chegou às bancas e livrarias. E o motivo para tanta expectativa é pelo fato da saga ser um clássico que inaugurou a onda dos grandes crossovers, ao reunir uma boa parcela de super-heróis e supervilões da Marvel. Dali em diante, a coisa virou moda e tudo quanto é editora de super-heróis passou a publicar com frequência grandes encontros entre seus principais personagens, mesmo que as razões para tais crossovers nem sempre fossem lá muito justificadas, o que acabou por resultar em muitas aberrações, ainda mais quando começaram a surgir os crossovers entre personagens ou grupos de editoras distintas.

A própria razão de ser de Guerras Secretas é bem questionável: uma tentativa da Marvel de abocanhar o licenciamento de uma linha de bonecos da Mattel. E isso após a editora recusar o alto custo para licenciar os direitos do Comitê Olímpico, já que a ideia original para o crossover era reunir os personagens para... os Jogos Olímpicos (!!). Mas as negociações com a Mattel acabaram dando certo e as revistas foram lançadas, assim como os brinquedos. E ambos venderam muito. Muito mesmo! Todo mundo queria ver seus heróis preferidos, de equipes distintas, atuando lado a lado. E enfrentando os mais diversos vilões. E a diversão estava lá, garantida, com pancadaria e maquinações até não poder mais, com direito, inclusive, a namoricos pouco prováveis.

Praticamente todo mundo que lia quadrinhos na década de 1980 guarda Guerras Secretas com carinho no coração. Porém, nostalgias à parte, a série tem lá seus defeitos. E não são poucos. Uma leitura crítica atual é capaz de desnudar os sérios defeitos que a série carregou durante todo esse tempo. A começar pelo enredo.

Beyonder, um membro da raça inumana com poderes cósmicos de alterar a realidade, junta heróis e vilões num planeta inóspito e concede recursos para que eles possam viver lá para simplesmente quebrar o pau. Tudo isso com promessas de realizar quaisquer desejos dos personagens. Pelo menos é apenas isso o que é revelado neste primeiro volume. Entre ataques a equipes opostas, muitos disparates são cometidos, como os X-Men serem derrotados duas vezes, cada uma por um único personagem que nem de longe figura entre os mais poderosos da Casa das Ideias. E o pior: personagens do time dos heróis. E o grupo dos heróis é surpreendido duas vezes pela equipe dos vilões de maneira ingênua e bastante questionável.

Como a série foi publicada originalmente em 1984, é possível ver muito da singeleza típica dos quadrinhos de heróis da época – o que vinha sendo quebrado por autores como Frank Miller. Em Guerras Secretas, os diálogos são verborrágicos, excessivamente explicativos e cheios de recordatórios antinaturais, desnecessários, daqueles em que os personagens explicam cada ação que cometem de forma redundante quanto às ilustrações. E há também as motivações de heróis e vilões, bastante questionáveis para os dias de hoje.
Novos personagens surgem sem mais nem menos, relações são criadas e quebradas sem muitos porquês e o uso de sentimentalismo barato é constante. Fora as piadinhas comuns à época, que hoje causam certo constrangimento.

Apesar dos pesares para uma saga que teve apelo comercial excessivo e que dá a impressão de ter sido escrita às pressas, a história ainda diverte bastante, principalmente aos mais velhos, mais aptos e separar o joio do trigo na hora de ler uma HQ que já ultrapassou três décadas de existência. Ainda assim, fica difícil não se sentir entediado com as longas falas do Dr. Destino ou do Sr. Fantástico ou de não lançar um sorrisinho quando se vê o Homem de Ferro com seu patins a jato. Uma leitura obrigatória para qualquer fã da Marvel, para bem ou para mal.

Guerras Secretas – Parte 1 (Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel Vol. 6) - 160 páginas - formato 17 x 26 cm - R$ 32,90 - lançado em fevereiro de 2015 – Editora Salvat do Brasil (coleção prevista para ter 60 volumes).

Veja também:
- Notícias diversas sobre a Marvel Comics
- Notícias diversas sobre Guerras Secretas
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil