MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
13/04/2015
REVIEW - HQ: GUERRAS SECRETAS - PARTE 2
 
 
Guerra Secretas - Parte 2
 
 
 
 
 
 
 
 


Guerras Secretas pode ter lá seus problemas , mas além de ter sido um dos principais crossovers da história – não só da história da Marvel, mas da história dos super-heróis como um todo. Tanto que uma nova Guerras Secretas (a terceira!) está prestes a ser lançada pela Casa das Ideias –, ainda elevou o status de um vilão que já era um dos mais importantes da editora: o Dr. Destino.

O cara simplesmente deu um pau em todo mundo! Manipulou seus “parceiros” vilões e selecionou a dedo que melhor serviria a seus propósitos. Também derrotou seus oponentes heróis aos montes. Depois, quase convenceu todo mundo que estava mudado, arrependido de suas vilanias. Que teria evoluído. Tudo isso após engendrar e levar a cabo um plano pra lá de ousado. Mas vamos parar por aqui pra não começar a soltar spoilers.

Fato é que Victor Von Doom roubou a cena. Ficou pequeno pro Capitão América, Thor, Hulk e companhia. Mas ele não foi o único destaque deste segundo volume, já que nele surge pela primeira vez o icônico uniforme negro do Homem-Aranha, que todos sabemos ser um simbionte que, mais pra frente, dará origem ao vilão Venom.

Outra aranha preta surge nas página desta edição. Na verdade, foi no finalzinho do volume anterior, mas é nesta segunda parte que a Mulher-Aranha (Julia Carpenter, hoje conhecida como Arachne) aparece com mais frequência, inclusive, salvando a pele de alguns companheiros.

Se Guerras Secretas - Parte 1 deixava a desejar pelo uso abusivo de cenas de ação, muitas delas absolutamente desnecessárias e enfadonhas, esta Parte 2 dá uma reviravolta com eventos empolgantes, bons diálogos e motivações fidedignas, fáceis de serem compradas pelos leitores mais exigentes. Pode-se até dizer que esta segunda metade é, quem diria, bem escrita.

Prova disso são as página em que Encantor invoca uma elemental da água e a obriga a revelar alguns acontecimentos obscuros. Assim ficamos sabendo de todo o ocorrido de forma dinâmica, e bem estruturada, dispensando o uso de recordatórios e diálogos forçadamente explicativos, que são bem comuns no início da saga, aliás.
.
Os eventos de Guerras Secretas tiveram tamanha importância que refletiram em quase todas as revistas da Marvel, principalmente a dos Vingadores, X-Men, Quarteto Fantástico e, é claro, Homem-Aranha. Todos esses grupos tiveram suas formações alteradas, o que deu novo fôlego aos títulos da editora. Fases estas que são lembradas com carinho até hoje pelos leitores.

Guerras Secretas – Parte 2 (Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel Vol. 7) - 192 páginas - formato 17 x 26 cm - R$ 32,90 - lançado em março de 2015 – Editora Salvat do Brasil (coleção prevista para ter 60 volumes).

Veja também:
- Notícias diversas sobre a Marvel Comics
- Notícias diversas sobre Guerras Secretas
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil