MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
23/04/2015
REVIEW - CINEMA: CHAPPIE
 
 
Chappie
 
 
 
 
 
 
 
 


Quando Distrito 9 foi lançado em 2009, a crítica especializada tratou de imediatamente endeusar a figura do diretor e roteirista Neill Blomkamp, o apontado como revolucionário e grande promessa para o futuro. O mesmo não se refletiu com o público, que até hoje tem opiniões variadas sobre o filme. Depois veio Elysium, e aí a divisão se deu também entre os críticos.

E agora é a vez de Chappie. A história é bem simples: num futuro não tão distante, as ruas são patrulhadas por uma força policial constituída por robôs. O criador deles, Deon Wilson (Dev Patel) quer mais, sua intenção é criar a primeira inteligência artificial e, para isso, ele pega um robô danificado e descartado que dá origem a Chappie (Sharlto Copley), uma nova forma de vida inocente e que logo acaba sendo manipulada por criminosos. Em paralelo, existe ainda a ameaça de outro desenvolvedor invejoso, Vincent Moore (Hugh Jackman).

Chappie acaba sendo o mais fraco filme de Blomkamp, mas isso não quer dizer que se trata de uma produção ruim. O grande problema da trajetória do diretor foi justamente ser alçado ao posto de inovador sem razão alguma. Seus filmes são divertidos, com ótimos visuais e sempre voltados a uma crítica social, mas é óbvio para qualquer fã de ficção científica que passam longe de serem originais. E o próprio Blomkamp não se esforça para esconder isso, a todo o tempo enchendo suas produções de "espelhos" de clássicos do gênero, quase sempre nos remetendo ao Robocop original, por exemplo.

E isso não deveria ser tão problemático, mas acaba sempre virando o alvo de todas as críticas. Chappie é mais fraco não porque não seja original, mas sim porque é ingênuo demais, talvez acompanhando a evolução de seu protagonista. A ação funciona, os efeitos mais ainda, mas as incongruências no enredo prejudicam o andamento das coisas, principalmente quando criminosos ficam bonzinhos de repente.

Elenco: Hugh Jackman, Sharlto Copley, Dev Patel, Sigourney Weaver. Direção: Neill Blomkamp.

Veja também:
- Galeria com 26 imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Chappie
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil