MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
23/04/2015
REVIEW - DVD: O MENSAGEIRO
 
 
O Mensageiro
 
 
 
 
 
 
 
 


Assistir a um filme sem saber do que se trata pode ser um tiro no escuro. Mas, neste caso, tive uma grata surpresa.

De início, achei que se tratava de mais um filme sobre o combate às drogas nos Estados Unidos, daqueles com policiais armados até os dentes que enfrentam gangues de traficantes nos subúrbios até chegar no todo poderoso cabeça do tráfico, que vive numa mansão cercada por seguranças de terno e gravata e muitas mulheres na piscina. Tudo para demonstrar como a força policial norte-americana combate a ferro e fogo o narcotráfico no país, no velho esquema de tolerância zero que até hoje não deu muito resultado, visto a quantidade de viciados e mortos por overdose no país ano a ano, gravíssimos problemas de saúde pública, além de outros problemas tão sérios quanto, como a abundância do sistema carcerário e a criminalidade nas ruas.

Mas, felizmente, eu estava enganado. O Mensageiro (Kill the Messenger) – não confundir com o filme de 1997 (The Postman), com Kevin Costner, e nem com o longa de 2009 (The Messenger), estrelado por Ben Foster e Woody Harrelson – é um suspense jornalístico que narra a história verídica do jornalista Gary Webb (interpretado por Jeremy Renner), baseado em seu livro Dark Alliance (1998) e no livro Kill The Messenger (2006), de Nick Schou. Webb conduziu uma série de investigações jornalísticas na metade da década de 1990 a respeito de um esquema bilionário que envolveu a CIA, na época do governo de Ronald Reagan, sobre tráfico de cocaína nos guetos americanos para angariar fundos para o financiamento bélico do grupo de guerrilha Contras da Nicarágua, tudo com a velha justificativa de combate ao comunismo.

Webb, aos poucos, foi descobrindo e encadeando fatos até chegar a nomes importantes do governo norte-americano e da agência de inteligência mais importante do país. Ele conseguiu informantes nos EUA e viajou à América Central para obter relatos de pessoas envolvidas no esquema sujo de corrupção. Antes de sua matéria ser publicada pelo San Jose Mercury News, para o qual trabalhava, o jornalista sofreu ameaças da CIA, mas mesmo assim optou por publicar sua matéria, o que acabou por lhe trazer diversos problemas, não só com o governo, mas também com a imprensa concorrente. A princípio, foi tratado como herói, mas após as especulações difundidas pela mídia, sua vida virou um inferno, e seu nome caiu em descrédito. Mas não antes da revolta da população afrodescendente, indignada com o fato do governo ter patrocinado o tráfico com supostos objetivos de limpeza étnico-social.

A história é bem conduzida pela direção de Michael Cuesta, com roteiro de Peter Landesman (JFK - A História Não Contada), e prende o espectador até o final, apesar de descambar em alguns momentos para o sentimentalismo e para os dramas pessoais de Webb, que pouco ou nada tinham a ver com a trama central. Além disso, chega a ser risível a forma como o jornalista conduziu suas investigações, sem registrar devidamente os relatos de suas fontes, o que acabou por lhe trazer problemas. Tudo era registrado em bloquinhos de papel, o que qualquer jornalista de primeiro ano da faculdade sabe não ser o melhor método para reunir provas.

Amadorismos à parte, o filme intriga pelos fatos perpetrados por um governo que mantém o discurso de combate às drogas desde os primeiros problemas com imigrantes mexicanos, passando pela Guerra Fria e pelos conflitos raciais. Mais uma da terra do Tio Sam.

Elenco: Jeremy Renner, Paz Vega, Josh Close, Rosemarie DeWitt, Andy Garcia, Tim Blake Nelson, Robert Patrick, Oliver Platt, Michael Sheen, Mary Elizabeth Winstead. Direção: Peter Landesman.

Veja também:
- Galeria de imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de O Mensageiro
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil