MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
11/05/2015
REVIEW - LIVRO: DOCTOR WHO - MORTALHA DA LAMENTAÇÃO
 
 
Doctor Who - Mortalha da Lamentação
 
 
 
 
 
 
 
 


As mudanças de protagonistas e companheiros em Doctor Who podem ser uma constante, mas, mesmo assim, demora bastante pra os fãs se acostumarem a cada vez que acontecem. Exemplo disso é que muita gente ainda tem saudades de Matt Smith, o 11º Doutor. Para estes e os demais aficionados na franquia, uma boa pedida é Doctor Who: Mortalha da Lamentação (Shroud of Sorrow), livro escrito por Tommy Donbavand e publicado no Brasil pela Suma das Letras.

Na trama, o 11º Doutor e sua companheira Clara Oswald estão numa aventura no espaço quando são arrastados para Dallas, em 23 de novembro de 1963, o dia seguinte do assassinato do Presidente John. F Kennedy, data essa especial também para Doctor Who, o que não passa despercebido na obra.

Com a tristeza espalhada pelo globo, existe uma força misteriosa se aproveitando disso. O Doutor, como sempre curioso ao dar de cara com uma forma de vida que não conhece, logo parte para a investigação angariando alguns aliados no caminho e desvendando um esquema muito maior do que imaginava.

Tommy Donbavand se declara grande fã do seriado e isso fica claro em cada capítulo de Mortalha da Lamentação. O autor consegue não apenas capturar a essência do Doutor e Clara, como criar um enredo que condiz perfeitamente com o clima do programa. A sensação ao lermos é de estarmos ouvindo os atores.

E não é só neste ponto que Donbavand é fiel ao material original. Ele segue à risca a cartilha da série, desenvolvendo ameaças a partir de objetos aparentemente inofensivos, explorando a relação do Doutor com militares e recorrendo à regra número um do programa: buscar soluções pacíficas para qualquer situação, não importa o quão catastrófica ela é.

A escolha da data, 23 de novembro de 1963, se mostra totalmente justificada, fazendo total sentido no contexto e ainda rendendo uma brincadeira para os fãs. Diga-se de passagem, a quantidade de citações e flashbacks por si só já garantem a alegria destes mesmos fãs, relembrando como é importante a relação do Doutor com seus companheiros e sua evolução a cada mudança.

Doctor Who: Mortalha da Lamentação (1ª edição, fevereiro de 2015) – Tommy Donbavand - Tradução de Cláudia Mello Belhassof - 176 páginas - formato 16,5 x 23 cm - R$ 24,90 – Suma das Letras.

Veja também:
- Notícias diversas sobre Doctor Who
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil