MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
11/05/2015
REVIEW - DVD: ASSIM NA TERRA COMO NO INFERNO
 
 
Assim na Terra Como no Inferno
 
 
 
 
 
 
 
 


A jovem Scarlett Marlowe (Perdita Weeks) é uma estudante de alquimia que segue obsessivamente os passos do pai de encontrar a lendária pedra filosofal descoberta por Nicolas Flamel, capaz de transmutar qualquer metal em ouro e garantir a vida eterna. Após voltar do Irã com a Chave Rosa, uma espécie de Pedra de Roseta dos alquimistas, Scarlett vai a Paris para reencontrar seu antigo namorado, George (Ben Feldman), e juntos com Benji (Edwin Hodge), os três conseguem decifrar a lápide de Flamel graças à Chave Rosa. Desta forma, eles descobrem um enigma que os conduz às famosas e sinistras Catacumbas de Paris.

Após ser orientada por um homem misterioso, Scarlett encontra Papillon (François Civil), que se torna guia do grupo junto de sua namorada Souxie (Marion Lambert) e do amigo Zed (Ali Marhyar). Depois de algum tempo de caminhada pelos corredores, o grupo se depara com uma entrada, pela qual Papillon se recusa a entrar por considerá-la amaldiçoada, já que muitas pessoas que passaram por ali nunca mais retornaram, inclusive seu amigo La Taupe (Cosme Castro).

Os seis jovens prosseguem por outro caminho e encontram um estranho grupo de mulheres cantando e realizando um culto, e fogem assim que são notados. Mais adiante, são surpreendidos pela figura cadavérica de La Taupe, que, mesmo nitidamente perturbado, concorda em ajudá-los a achar uma passagem que os leve para as profundezas, a única saída possível do lugar. Durante o trajeto, são surpreendidos pelo corpo de um cavaleiro templário em uma câmara, onde também encontram um tesouro e a Pedra de Flamel. Porém, num momento à la Indiana Jones, Papillon move uma grade para recolher o tesouro e ativa uma armadilha que faz o teto desabar, soterrando La Taupe e ferindo alguns membros do incauto grupo.

Daí em diante o filme não proporciona nada mais além de clichês, com mistérios e surpresas típicos de filmes de aventura misturados aos sustos habituais dos filmes de terror. Nada que já não tenha sido feito inúmeras vezes em filmes destes gêneros. Um a um, os exploradores vão se tornando vítimas das catacumbas, que a cada esquina revelam uma mistério diferente, entre amontoados de referências a lendas e obras literárias diversas, a maioria com relações forçadas e pouco justificáveis.

Certamente o enredo e os atores não contribuem em nada para o filme, e deixam a sensação de estarmos diante de um filme B daqueles que são esquecidos pouco tempo após seu lançamento. O filme só não é um desastre completo porque o cenário das Catacumbas é apavorante por si só e proporciona uma constante e incômoda sensação de claustrofobia, o que facilita a tensão e agrava qualquer susto corriqueiro e disparatado.

O que se tira de bom de Assim na Terra Como no Inferno (As Above, So Below) é a vontade de ir a Paris conhecer in loco as Catacumbas, um verdadeiro cenário de horror da vida real.

Elenco: Perdita Weeks, Ben Feldman, Edwin Hodge, François Civil, Marion Lambert, Ali Marhyar, Cosme Castro. Direção: John Erick Dowdle.

Veja também:
- Galeria de imagens do filme
- Trailer de Assim na Terra como no Inferno
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil