MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
06/08/2015
REVIEW - LIVRO: HOMEM-FORMIGA - INIMIGO NATURAL
 
 
Homem-Formiga - Inimigo Natural
 
 
 
 
 
 
 
 


Adaptações para os cinemas fazem bem para qualquer personagem dos quadrinhos. E não foi diferente com o Homem-Formiga, que antes mesmo da estreia de seu filme ganhou uma revista mensal e até um livro.

Homem-Formiga: Inimigo Natural é este livro, que chega ao Brasil como parte da coleção de obras estrelando os heróis Marvel pela Novo Século. Escrito por Jason Starr, o livro pega toda a essência de Scott Lang, o segundo Homem-Formiga, criando uma trama que demonstra a grandeza do personagem em ser pequeno.

Starr trabalha bem o background de Lang. O estopim de tudo é o passado criminoso do atual herói. Quando um ex-cúmplice foge da cadeia, não só Scott se vê ameaçado, mas também sua família, principalmente sua querida filha Cassie. Embora o diminuto herói não leve muito a sério a ameaça, mesmo assim é obrigado a andar para cima e para baixo com seguranças, o que não só o irrita, mas também limita suas ações.

Assim como o filme para os cinemas, o livro dá ênfase ao passado de crimes de Scott e seu relacionamento com sua filha. Neste segundo aspecto, se aprofunda muito mais do que o longa-metragem, diga-se de passagem. O trunfo de Starr é conseguir equilibrar os sentimentos, humor e ação, a principio com uma história bem simples, que vai pouco a pouco ganhando forma e mais cara de "super-herói", conforme o verdadeiro perigo vai se revelando.

Com muitas citações e algumas participações especiais de outras estrelas da Marvel, o livro pode confundir aquele fã mais hardcore que quer saber onde exatamente tudo se encaixa. Vale lembrar que a obra é livremente baseada nos quadrinhos, não levando a ferro a cronologia lá estabelecida. Para quem curte a HQ, é bom ressaltar que a capa é de autoria do desenhista brasileiro Will Conrad.

Inimigo Natural, na verdade, tem duas estrelas, já que Cassie Lang aqui é tão importante quanto seu pai. Junto das muitas passagens que mostram como Scott faz de tudo para não ser notado com ou sem uniforme, o livro exalta a principal qualidade deste Homem-Formiga: sua humanidade, algo em falta nos quadrinhos da atualidade, onde os super-heróis raramente mantém uma vida "civil".

Homem-Formiga: Inimigo Natural (1ª edição, julho de 2015) – Jason Starr - Tradução de Caio Pereira - 256 páginas - formato 16,5 x 23 cm - R$ 34,90 – Novo Século.

Leonardo Vicente Di Sessa é jornalista e crítico de tudo relacionado à cultura pop. Além de colaborar com o HQ Maniacs, mantém também o Fala Animal! - http://fala-animal.blogspot.com.br -, blog sobre quadrinhos, cinema e seriados.

Veja também:
- Notícias diversas sobre o Homem-Formiga
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil