MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
19/08/2015
REVIEW - CINEMA: MISSÃO IMPOSSÍVEL - NAÇÃO SECRETA
 
 
Missão: Impossível 5 - Nação Secreta
 
 
 
 
 
 
 
 


A franquia Missão: Impossível costuma quebrar alguns costumes nos cinemas. É um raro caso onde uma adaptação de série televisiva deu muito certo, além de ter sequências num bom ritmo. A Paramount Pictures não fica marcando datas de estreia de continuações desesperadamente, antes mesmo de ter sequer uma ideia para a trama.

Mais importante, a franquia se renova. Cada filme vinha tendo um estilo, o que, como provou o segundo longa, nem sempre funciona bem. A partir do terceiro, a franquia ficou mais com a cara do seriado, com uma equipe mais definida e com os eventos se interligando de verdade. E isso só foi crescendo desde então, culminando em Missão: Impossível - Nação Secreta (Mission: Impossible - Rogue Nation).

Como sempre, a IMF sofre pressão, desta vez como consequência dos atos do filme anterior. Mais uma vez tendo de agir fora das regras e sendo perseguido por seus aliados, Ethan Hunt (Tom Cruise) precisa desvendar o mistério do Sindicato, uma organização tão secreta que nenhuma agência do mundo confirma sua existência. Para isso, conta com a ajuda dos velhos amigos Luther (Ving Rhames), Benji (Simon Pegg) e Brandt (Jeremy Renner), cruzando ainda o caminho de Ilsa Faust (Rebecca Ferguson), uma linda agente cuja real lealdade é incerta.

Nação Secreta tem um bom roteiro, bons personagens (embora Luther e Brandt estejam meio apagados) e ótimas cenas de ação. Mas, ao contrário da maioria dos grandes blockbusters que enchem os cinemas todos os anos, tem um incrível equilíbrio em tudo isso. Ao mesmo tempo em que algumas cenas são de tirar o fôlego, em muito por conta de uma edição que não nos deixa confusos, mostrando a ação pra valer; também tem momentos inteligentes, reviravoltas bem trabalhadas e, de certo modo, até uma leve crítica política.

Claro, um filme com Simon Pegg no elenco não poderia deixar de ter humor, e na medida certa. Pegg, aliás, vem se destacando cada vez mais na franquia e, desta vez, se torna o verdadeiro braço direito de Ethan Hunt, participando de quase todas as cenas importantes.

O filme agrada até mesmo aos fãs do antigo seriado O elemento mais criticado nos longas sempre foi a falta de uma equipe fixa, que era a alma da série de TV. Desde o terceiro filme isso vem mudando e, agora, as coisas se aproximam mais da versão televisiva com a adesão da ameaça do Sindicato, organização que deu trabalho também para a IMF original.

Missão: Impossível - Nação Secreta teve uma divulgação até discreta demais, mas sua qualidade como filme de ação e espionagem inteligente basta para vendê-lo como um dos melhores do ano até o momento.

Elenco: Tom Cruise, Simon Pegg, Rebecca Ferguson, Jeremy Renner, Ving Rhames, Alec Baldwin. Direção: Christopher McQuarrie.

Leonardo Vicente Di Sessa é jornalista e crítico de tudo relacionado à cultura pop. Além de colaborar com o HQ Maniacs, mantém também o Fala Animal! - http://fala-animal.blogspot.com.br -, blog sobre quadrinhos, cinema e seriados.

Veja também:
- Galeria com 50 imagens do filme
Notícias, vídeos e notas de produção da franquia Missão Impossível
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil