MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
19/08/2015
REVIEW - CINEMA: O PEQUENO PRÍNCIPE
 
 
O Pequeno Príncipe
 
 
 
 
 
 
 
 


Criado em 1943 pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe é um clássico infantil, inocente com um tom poético, mas que muitas vezes em suas adaptações soava um tanto chato.

Sua nova versão para os cinemas, uma animação francesa, por outro lado, não tem nada de chata. A história, na verdade, não é tanto sobre o Pequeno Príncipe, sendo centrada em uma garotinha que acaba de se mudar com sua mãe, tudo para garantir seu futuro. Sem espaço para imaginação ou diversão, a menina tem todo um esquema montado, cheio de responsabilidades.

Isso muda quando a garota conhece seu vizinho, um idoso ex-aviador que lhe revela a história do Pequeno Príncipe. De início, a menina não acredita e tenta se manter afastada, mas pouco a pouco vai sendo conquistada por esse mundo mais alegre, lírico. Da mesma maneira, o espectador acredita que O Pequeno Príncipe é apenas uma história e não o tema do filme, até que as coisas mudam e o filme toma outro rumo.

Essa nova versão de O Pequeno Príncipe conquista justamente por fugir do lugar comum, alterando o foco e criando uma obra bastante comovente, explorando a necessidade de certa inocência na infância e o efeito da falta dela na vida adulta.

Sutil em diversos aspectos, o desenho explora bem os aspectos já estabelecidos de O Pequeno Príncipe, mas nunca fazendo dele o protagonista. De maneira inteligente, é todo apresentado em dois estilos de animação, definitivamente separando a história da garota da do Pequeno Príncipe.

Por não ser uma produção americana, infelizmente, não chamou muito atenção mundialmente. Mas isso não tira seu enorme mérito e de maneira nenhuma anula sua elevada qualidade.

Dublagem norte-americana: Rachel McAdams, Mackenzie Foy, James Franco, Jeff Bridges, Marion Cotillard, Benicio del Toro, Ricky Gervais. Vozes originais francesas: Florence Foresti, Laurent Lafitte, Vincent Lindon, André Dussollier, Vincent Cassel, Marion Cotillard, Guillaume Gallienne. Dublagem nacional: Marcos Caruso, Mattheus Caliano, Larissa Manoela, Priscila Amorim, Aline Ghezzi, Hércules Franco, Élcio Romar, Marco Antonio Costa, Marcio Simões. Direção: Mark Osborne.

Leonardo Vicente Di Sessa é jornalista e crítico de tudo relacionado à cultura pop. Além de colaborar com o HQ Maniacs, mantém também o Fala Animal! - http://fala-animal.blogspot.com.br -, blog sobre quadrinhos, cinema e seriados.

Veja também:
- Galeria de imagens da animação
- Notícias, vídeos e notas sobre O Pequeno Príncipe
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil