MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
19/08/2015
REVIEW - HQ: ENTREVISTA COM O VAMPIRO - A HISTÓRIA DE CLÁUDIA
 
 
Entrevista com o Vampiro - A História de Cláudia
 
 
 
 
 
 
 
 


Anne Rice já escreveu inúmeros livros, mas o mais famoso continua sendo Entrevista com o Vampiro, que deu início a uma franquia mundialmente famosa, as Crônicas Vampirescas. Nela, a autora cria uma mitologia de vampiros bem distintos entre si, o que só é ampliado nas continuações.

Um dos pontos mais importantes na saga é a constante mudança dos pontos de vista. Em Entrevista com o Vampiro, testemunhamos a trama através da visão de Louis, um vampiro em conflito com sua condição de caçador, que vê seu criador, Lestat, como um monstro. Isso muda nas continuações, muitas delas estreladas por Lestat, que passa a ser retratado de maneira diferente, menos sádico e mais humano.

Já em Entrevista com o Vampiro: A História de Cláudia, adaptação para os quadrinhos feita por Ashley Marie Witter, temos a história, como o nome já diz, reapresentada pelo ponto de vista da pequena vampira Cláudia. Essa simples mudança — embora "corte" início e final do livro, momentos não testemunhados pela personagem — dá uma tonalidade totalmente diferente à trama.

Em primeiro lugar, obviamente, Cláudia ganha mais profundidade, e até o modo como enxergamos Louis e Lestat é afetado, afinal a garota tem sentimentos tumultuados em relação aos seus dois "pais": apesar de amar Louis, não pode negar sua fraqueza, e, apesar de odiar Lestat, admira suas habilidades como predador.

Muito respeitosa com a obra original, Ashley Marie Witter se destaca ainda mais na arte. Seu belo traço parece uma mistura perfeita entre o mangá e o estilo europeu, o que é ressaltado pelos tons de sépia, "interrompidos" apenas quando o sangue se faz presente.

Uma maneira inteligente de se fazer uma adaptação sendo fiel e até certo ponto inovador ao mesmo tempo, Entrevista com o Vampiro: A História de Cláudia renova o fascínio dos vampiros e em especial  da marcante obra de Anne Rice.

Entrevista com o Vampiro: A História de Cláudia - 224 páginas - formato 14 x 21 cm - R$ 44,50 - lançado em março de 2015 - Editora Rocco.

Leonardo Vicente Di Sessa é jornalista e crítico de tudo relacionado à cultura pop. Além de colaborar com o HQ Maniacs, mantém também o Fala Animal! -
http://fala-animal.blogspot.com.br -, blog sobre quadrinhos, cinema e seriados.

Veja também:
- Notícias diversas sobre vampiros
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil