MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
28/08/2015
REVIEW - CINEMA: CORRENTE DO MAL
 
 
Corrente do Mal
 
 
 
 
 
 
 
 


Corrente do Mal (It Follows) chamou a atenção nos Estados Unidos e em festivais de horror ao redor do mundo. O motivo seria sua originalidade, com um clima que mistura o terror adolescente costumeiro americano com o suspense sobrenatural oriental. Após assistir à produção, me pergunto onde essas pessoas enxergaram tudo isso.

De fato, Corrente do Mal é bastante calcado no estilo do terror oriental, com aparições que não falam, poucas cenas de ação ou gore. Porém, o suspense não funciona. A direção é pessimamente conduzida e o elenco de jovens é até pior do que a média dos terrores americanos, insuportavelmente vazios e artificiais.

A ideia da ameaça sobrenatural é até interessante: uma maldição que não pode ser parada, uma entidade que só as vítimas enxergam, mas que todos têm uma chance de se livrar ao passarem tal maldição para frente. Com isso, o filme resgata o lado crítico inerente ao gênero. Podemos até enxergar uma crítica à frivolidade da sexualidade adolescente nos dias de hoje, algo que é tema destes filmes no mercado americano desde o final da década de 1970, desde que as vítimas começaram a morrer apenas depois de transarem, beberem ou usarem drogas, com a mocinha sobrevivente ao final normalmente sendo a pobre virgem ingênua.

Porém, a ideia é má explorada. Não existe profundidade, o clima não funciona. O filme a todo momento parece se levar a sério demais, e na verdade deveria ser o contrário, já que peca repetindo erros comuns, como exagerando na ausência e falta de atenção dos adultos ou ignorando as consequências das ações dos protagonistas.

Para algo apontado como inovador, Corrente do Mal soa apenas genérico, uma verdadeira salada de inspirações muito mal misturadas, onde apenas a ideia básica e a bela fotografia se salvam.

Elenco: Maika Monroe, Keir Gilchrist, Olivia Luccardi. Direção: David Robert Mitchell.

Leonardo Vicente Di Sessa é jornalista e crítico de tudo relacionado à cultura pop. Além de colaborar com o HQ Maniacs, mantém também o Fala Animal! - http://fala-animal.blogspot.com.br -, blog sobre quadrinhos, cinema e seriados.

Veja também:
- Trailer legendado de Corrente do Mal
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil