MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
20/08/2005
MATÉRIA: ANIMECON E ANIME FRIENDS - EVENTOS AGITAM SÃO PAULO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



A terceira edição do AnimeFriends em São Paulo foi, sem dúvida alguma, a melhor das três! Não que não houve problemas, mas os pontos positivos superaram tudo! O maior evento do gênero começou no dia 14 de julho e foi até domingo, dia 17, cheio de atrações imperdíveis.

Os atrasos (característica do evento nas duas edições anteriores) foram seriamente corrigidos. A maioria das pessoas que chegavam, mesmo depois das 10 horas (horário de abertura do evento) acabou entrando antes do meio-dia e todas as pessoas que tinham comprado ingressos antecipadamente entraram sem problemas e de forma rápida.

A UniSant´Anna mostrou ser um bom espaço para o evento (impossível não comparar ao terrível Espaço das Américas, onde o AnimeFriends foi realizado ano passado), ao contrário dos outros anos, era um local adequado ao que o Anime Friends seria ao longo de seus quatro dias, que teve um crescente de público a cada dia que passava.

Houve problemas de aglomeração em alguns pontos isolados, como a entrada para o palco 2 (que apesar de ser numa quadra, era cercado por uma grade com uma porta onde só passava uma pessoa por vez) e nas escadas de acesso do subsolo ao térreo (também causava “afunilamento” das pessoas).

 O evento foi caracterizado também pela “verticalização” do local, segundo várias opiniões de pessoas que o freqüentaram, não foi bem distribuído, pois os últimos andares (do quarto ao oitavo) permaneceram livres e espaçosos, enquanto o térreo e o subsolo ficaram lotados de pessoas que queriam ver os stands de lojas, campeonatos de games, a cidade de Ragnarok (montada no térreo).

No palco principal o pessoal curtiu os shows de bandas como Tsunami, Wasabi, Zirow, Miruki Yoparai, Bakuhatsu, J.Squad e Gaijin Sentai. Também presenciaram a final do concurso de animekê, o esperado III Prêmio Yamato - Oscar da Dublagem 2005 e o Super Friends Spirits 2005, show histórico com os quatro artistas que vieram especialmente para o evento (Akira Kushida, Takayuki Miyauchi, Hironobu Kageyama e Yoshiki Fukuyama), que acompanhados da banda Tsunami deixaram o público estarrecido de felicidade!

Enquanto isso, no palco 2, a galera assistia e participava do Anime Quiz, acompanhava os concursos de Cosplay (desfile, cosplay livre e tradicional), teatro cosplay, além de dançar muito com o pessoal do Anime Daiko (que junta Bon-Odori e temas de animes).

No concurso de cosplay, centenas de participantes desfilaram exibindo suas roupas que variavam desde os já famosos “cospobres”, com roupas e apresentações improvisadas, até os mais bem elaborados e mesmo caros, com apresentações emocionantes, como o grupo de Caverna do Dragão ou o do Cavaleiros do Zodíaco com armaduras lindas cheias de detalhes! Havia todo tipo de apresentações, das mais divertidas às mais impactantes e sérias.

No palco 3, houve exibições do Animestúdio e tardes de autógrafos com Akira Kushida, Takayuki Miyauchi, Hironobu Kageyama e Yoshiki Fukuyama. E no palco 4 o animekê livre, a eliminatória do concurso de animekê. As salas de exibições, estandes e áreas específicas também ficaram lotadas. Havia bons descontos nas editoras (como no AnimeFamily, no Rio) e os DVDs de divulgação podiam ser comprados por preços que variavam entre 12 e 20 reais.

Só o número assustador de pessoas presentes no evento durante esses quatro dias (cerca de 40 mil pessoas no total) já mostra que o Anime Friends é sem dúvida o maior evento de anime e mangá de toda a América Latina. Esperamos que como nos outros anos, os erros ocorridos nesse sejam corrigidos para que a cada ano esse evento possa ser melhor ainda.

Também em julho, nos dias 22, 23 e 24, aconteceu o AnimeCon, já em sua sétima edição e considerado um dos eventos mais tradicionais de animes e mangás do Brasil. O público tem mostrado uma fidelidade em comparecer a esse evento mesmo com tantos outros, como o AnimeFriends que consegue trazer artistas diretamente do Japão. O que se fala entre os otakus (fãs de anime e mangá) é que o AnimeCon tem um clima mais familiar, as pessoas conseguem “respirar” e se encontrar, não havendo o tumulto do AnimeFriends e, como sempre, esse ano o evento foi mais um sucesso!

O colégio Marista Arquidiocesano tem sido a sede desse evento nos últimos quatro anos. É um lugar amplo, arejado, bonito e muito elogiado por todos que o freqüentam, principalmente os cosplayers, que adoram ser fotografados no jardim e no pátio do colégio. E por falar em cosplayers, muitos mostraram beleza, mas em todos havia muito trabalho e dedicação na confecção de suas fantasias, captando assim o amor por seu personagem preferido! O grande destaque foi novamente para cosplayers de personagens que não são relacionados a animes e mangás. Um grupo de cosplayers dos X-Men parou o evento! Todos foram muito elogiados!

Infelizmente, dessa vez ocorreram alguns problemas no palco dos cosplayers e as apresentações foram prejudicadas pelo áudio muito baixo (tanto dos microfones quanto das músicas de fundo utilizadas por eles). Além disso foram colocadas portas no palco, que ao invés de enfeitar, prejudicaram a entrada e saída dos cosplayers com asas, por exemplo.

Havia vários estandes, que estavam bem distribuídos e sem grandes tumultos. Todos com descontos iguais e até ainda maiores que os do AnimeFriends. As pessoas também aproveitaram os jogos interativos e torneios em geral.

Os shows de bandas como Zirow e o esperado Keys Of the Light trouxeram em suas músicas a magia dos temas de animes favoritos da galera. O pessoal também pôde matar a saudade da Larissa Tassi (que cantava aquele tema infernal dos Cavaleiros do Zodíaco, lembra?). Além dela, as bandas e os cosplayers ofuscaram a presença de Sabrina Sato, que foi ao evento no sábado apresentar o concurso de cosplays em grupo.

O evento também contou com diversas exibições de animes, workshops, palestras, fanzinecon e outras atividades ligadas à cultura japonesa. O Animecon pode ser um evento menos pomposo que o AnimeFriends, mas sua tradição e qualidade garantida sempre foram marcas registradas para que seu público permanecesse fiel todos esses anos.

Para saber os resultados dos concursos e mais informações sobre os eventos que agitaram a cidade de São Paulo, visite os sites oficiais nos endereços www.animefriends.com.br e www.animecon.com.br .



  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil