MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
30/08/2005
COLUNA - FALA ANIMAL!: QUATRO ANOS DE HQ MANIACS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Nos primórdios do HQ Maniacs, quando a equipe responsável pelo site se resumia a somente três pessoas, eu me tornei o quarto membro. Inicialmente, minha idéia era somente escrever uma coluna falando sobre tudo o que me desse na telha sobre quadrinhos. Na época, em minha ingenuidade, achava que conseguiria manter o prazo com uma coluna semanal. Foi assim que surgiu a coluna Fala Animal!, que trazia ao seu final um anúncio sobre a coluna da próxima semana, que sempre demorava várias semanas para aparecer.

Pois bem, este é o mês de aniversário do HQ Maniacs. Já são quatro anos de bastante trabalho e diversão. Para comemorar esses quatro anos no ar, decidi escrever essa recapitulação da evolução do HQ Maniacs, e nada melhor do que transformar a ocasião numa comemoração dupla, já que a idéia serviu de pivô para o retorno da coluna Fala Animal!.

No início, nosso site era como o OMAC original, um verdadeiro exército de um homem só. Carlos Eduardo, o Spider, nosso “chefe” e fundador, criou a página no dia 19 de agosto de 2001 para divulgar os lançamentos diários nas bancas e notas das novidades no Brasil. Como muitos devem imaginar e outros tantos presenciaram, o visual nesta época não era dos melhores. Imagine um site todo amarelo! Bom, não é tão ruim se você pensar que esse site ainda era algo amador, hospedado no Hpg, mas que ainda assim era atualizado diariamente e acessado por muitas pessoas. Era como um blog, numa época em que não existiam blogs, com as atualizações diárias no topo e arquivos semanais das notícias e lançamentos. 

Naquela época (falando assim parece que faz muito mais tempo, não?), o posto de maior editora de quadrinhos no Brasil ainda era da Editora Abril. E era no site Heróis.com, mantido pela editora, que muitos leitores trocavam idéias na sala de bate-papo. E foi lá que, no período de um mês após o nascimento do HQM, o quarteto original se reuniu. Spider, na época ainda com o nick de Spiderspawn, “convocou” Rogério (ou Titã como era conhecido na época) e Inumano (Fábio Ribeiro) para ajudarem no site. A primeira inovação foi uma seção de notícias, quase que exclusivamente estrangeiras, batizada de Swift Currents, pela qual o então Titã ficou responsável. Depois veio algo que até hoje é lembrado com saudades por nós no site: a seção Pinky & Cérebro, onde Rogério e Inumano adotavam a identidade dos dois ratos para analisarem o mercado editorial brasileiro, com muito humor e crítica.

Eu ingressei no site ainda no mês de setembro do mesmo ano. Como já disse, comecei fazendo a coluna Fala Animal!, que de cara trouxe um tema que na época não se mostrava tão batido e cansativo como hoje: Marvel x DC, analisando e comparando as sagas das duas editoras. A produção no site foi crescendo bastante, com toda a equipe colaborando com matérias e notícias. No dia 15 de setembro de 2001, todos nos conhecemos pessoalmente em um encontro num shopping de São Paulo. Isso levou à adesão de novos colaboradores. Primeiro veio Nilson Andrade (Prellate) e depois Saka (Daniel Sakavicius), que antes mantinha seu próprio site. Inspirados pela reunião no shopping, na intenção de aumentar o contato entre os leitores do site e de quadrinhos em geral, criamos o HQ Maníacos, reunião inicialmente mensal, sempre na Comix Book Shop. O primeiro aconteceu no dia 6 de outubro de 2001.

Desde então o site vem crescendo cada vez mais, criando novas seções e recebendo vários novos colaboradores, alguns sumindo com o tempo, outros continuando até os dias de hoje. Tivemos até uma seção de fotos dos leitores no site, que saiu do ar tão logo criamos o nosso próprio fórum, que hoje além das conversas e fotos do pessoal, abriga também fanfics, classificados, avaliações e campeonatos. Nestes anos todos é claro que fomos mudando de visual e até de provedor, tanto no site quanto no fórum, sempre melhorando e tentando tornar tudo mais fácil aos visitantes. Saímos do Hpg, criamos um banco de dados, dividimos melhor as seções do site e continuamos a crescer.

Claro, enfrentamos problemas, gente implicando com nosso trabalho (é, começou como hobbie, mas depois de tanto tempo já é um trabalho), curtos períodos fora do ar graças às deficiências dos antigos provedores, desistência de alguns colaboradores, mas mesmo assim, nos mantivemos firmes. Hoje somos um dos maiores sites sobre quadrinhos no Brasil e parada obrigatória diária de milhares de internautas.

Os encontros HQ Maníacos provaram ser um sucesso, com cada vez mais gente participando. Já foram 32 encontros, sendo o mais recente no dia 20 de agosto, um dia depois do aniversário do HQM. Como boa parte de nossa equipe é de Santos, nada mais justo do que organizar encontros por lá também. O primeiro ocorreu no dia 23 de agosto de 2003, e mais quatro se seguiram a este, totalizando 37 encontros.

Com o ritmo de trabalho sempre em crescimento, não paramos de “recrutar” mais gente para o site, bem como não pararam de surgir pessoas interessadas por si só em participar. Inúmeras pessoas colaboraram no HQM, em maior ou menor escala, e seus nomes serão citados mais adiante, mas podemos destacar aqueles que hoje em dia colaboram com as notícias diariamente e que em pouco tempo se tornaram importantes para a continuidade de nosso trabalho: Vinícius Schiavini (Schias), Artur (Billy Batson) e Bruno (Broo Parker). No decorrer destes quatro anos, tivemos também a colaboração de gente do próprio meio, sejam envolvidos com editoras ou fanzines, como Mauricio de Sousa, Roberto Guedes, Paulo Ricardo Abade Montenegro, Marko Ajdaric, Renato Rodrigues, entre outros.

Tendo esse aumento de colaboradores, aumentamos também o leque de opções do site, com reviews de quadrinhos e cinema, novas colunas, cada vez mais matérias e entrevistas com personalidades do meio, sejam nacionais ou internacionais. A partir da idéia do amigo Schias, lançamos o HQM+, suplemento semanal do site com previews, tiras e a seção Arte da Vez, para onde os leitores podem mandar seus desenhos.

Ganhamos prêmios na internet, aumentamos e muito o número de visitantes e fomos indicados por três anos consecutivos ao Troféu HQ Mix na categoria melhor site sobre quadrinhos. Fomos e somos citados em revistas, outros sites e até mesmo no norte-americano Newsarama.

Hoje, com um visual mais limpo e dinâmico, uma enorme equipe e muito trabalho, continuamos a crescer e prometemos nunca parar. Nos próximos meses nossos leitores irão presenciar a chegada de novos colaboradores e de muitas, muitas novidades.

Antes de me despedir, vale relembrar o nome de todos (desde já peço 100.000 desculpas se esqueci alguém) que colaboram ou já colaboraram conosco: Jamerson Albuquerque, Will Costa, Marko Ajdaric, Ben Santana, Cláudio Roberto Basílio (Brodie Bruce), Samuel Bono, Gabi (Elektra), Brum, Dark Marcos, Fernanda (Jean Grey), Fidélis, Myx, Superpresidente, Mon-El, Cachapuz, Clio, Antimonitor, Eder Pegoraro, Flávio Luiz Teixeira Jr. (Teutates), Thiago Eastwood Torrens, Adriano Izhar, Flávio Terceiro, Max Costa, Gustavo Nascimento (Legolas), Carlos Guy Gardner, Cássio GP (Hell Mouth), Doidão, Hiei, Shalashaska, Euripedes Câmara Kuhl (Lazarus Long), Harlock, Darth Maul, Elvis (teólogo e criador do Tigre Ninja), Marcelo Cury, Rodrigo Piovezan, Márcia Corrêa (Yuna), José Ricardo do Socorro Lima, Kobra Khan, Osvaldo Magalhães, Camilo Carmo dos Santos (Lord), Quislet 2.0, Alexandre Fontoura Doeppre, Marcus Ramone, Lico Mota, Érico Leite Campos (Monkey King), Denis Scorsato, Willian Matos, Julio (Cadera), Drago, Marcus Vinicius (Keitaro), Edgar Indalecio Smaniotto, Loser Kid, Elias Leonardo Lim da Silva, e outros já citados anteriormente.


A todos nós, um Feliz Aniversário!


  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil