MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
14/11/2005
MATÉRIA: GUIA CRISE DE IDENTIDADE - PARTE 2
 
 
Crise de Identidade #2
 
 
Gavião Negro e Eléktron
 
 
Flash
 
 
Doutor Luz
 
 
Slade Wilson, o Exterminador
 
 
Pistoleiro
 
 
Ladrão das Sombras
 
 
Mestre dos Espelhos
 


Olá, amigo leitor! Se você pegou Crise de Identidade #2 e não entendeu algumas coisas, não se preocupe. Este humilde guia lhe dará todos os passos para acompanhar todos os personagens que participam desta sensacional mini-série, escrita por Brad Meltzer e desenhada por Rags Morales. Fique tranqüilo, porque continuaremos não estragando nenhuma surpresa.

Esta segunda edição já começa com Ray Palmer e Jean Loring em um sótão. Ray Palmer também é conhecido como Eléktron, integrante de várias fases da Liga da Justiça (incluindo a fase no Satélite). Também já foi membro de uma das muitas encarnações dos Novos Titãs e atualmente é membro ativo da Liga, após integrá-la enquanto os membros principais se encontravam desaparecidos (isto ocorreu na saga A Era Obsidiana, durante LJA #11 a 17, da Panini). Seus poderes de diminuir massa e estatura são derivados de um pedaço de uma estrela anã, que se encontra em seu cinto. Jean Loring é a ex-esposa do Eléktron e, durante o processo de divórcio, ficou com metade do que era dele. Na cena, Palmer demonstra sua preocupação com a vida de sua ex, após os acontecimentos da primeira edição.

Logo em seguida, Eléktron retorna para a igreja, onde estão reunidos Gavião Negro, Zatanna, Arqueiro Verde, Canário Negro e Homem-Elástico (como já estavam na última cena da primeira edição). Todos estes heróis foram membros da Liga da Justiça durante sua fase no Satélite, assim como o Lanterna Verde Hal Jordan e o Flash Barry Allen, predecessores de Kyle Rayner e Wally West, respectivamente. Rayner e West aparecem nesta segunda edição com maior destaque.

Kyle Rayner recebeu o anel e se tornou um Lanterna Verde durante os anos 90, na fase de revitalização dos maiores heróis da DC. Desde então, conquistou diversos fãs e críticos com suas histórias mais humanas que heróicas. Uma de suas histórias mais conhecidas, escrita por Judd Winick, é quando Terry, seu assistente no seu emprego como desenhista, é espancado na rua por ser homossexual. Esta história ganhou diversos prêmios pela forma como abordou o assunto e as emoções do herói.

Wally West era o Kid Flash, sidekick de Barry Allen. Quando Barry pereceu na megasaga Crise nas Infinitas Terras, Wally se tornou o novo Flash. Na cena na igreja, Wally cita “Clark” e “Bruce”. Nisto, ele se refere a Clark Kent e Bruce Wayne, identidades secretas dos maiores heróis da editora, Superman e Batman. Então, o Arqueiro Verde, em seu quadro de pensamento, chama Kyle e Wally de “o bravo e o corajoso”. No original, o texto “the brave and the bold” é uma clara citação à clássica série da DC onde diversos heróis se reuniam para ameaças maiores.

Nisto, em flashback, aparece o tão citado neste texto Satélite da Liga da Justiça. Este satélite foi base de uma das mais populares fases da equipe, e foi abandonado pela equipe pouco antes da já citada Crise Nas Infinitas Terras.

O vilão focado aí é o Dr. Luz, cujo nome verdadeiro é Arthur Light. Ele trabalhava nos Laboratórios S.T.A.R. junto de seu colega Jacob Finlay, que usou suas pesquisas para se tornar o segundo Dr. Luz, um super-herói (o primeiro Dr. Luz foi criado em 1947 e era inimigo do Dr. Meia-Noite original).

Arthur acabou descobrindo tudo depois que Jacob tentou impedir que ele roubasse as pesquisas para vender para outra companhia. Quando Arthur ia conversar com Jacob para resolver tudo, um curto circuito causado pelo equipamento do Dr. Luz causou a morte de Jacob. O espírito dele começou a atormentar Light, o acusando de assassinato, sempre nas sombras. Assim, Arthur adotou a identidade de Dr. Luz para se livrar do espírito de Jacob e logo se tornou um super-criminoso, enfrentando durante os anos heróis como o Lanterna Verde Hal Jordan e os Novos Titãs, para quem já perdeu inúmeras vezes.

O satélite que aparece depois, com alguns vilões como Merlyn e Monóculo, é o correspondente vilanesco do Satélite da Liga. Pertencia à Gangue da Injustiça, grupo de vilões que teve diversas versões, e agora é um “ponto de encontro”, de troca de informações e contratações de vilões dos mais variados tipos. Aqui podemos ver, além do arqueiro Merlyn, o Pistoleiro, Capitão Bumerangue, Monóculo e Exterminador. O Exterminador se chama Slade Wilson, e é virtualmente o melhor lutador da Terra, usando 90% de sua capacidade cerebral para táticas e sabendo todas as formas de luta, armada ou desarmada. É um dos maiores inimigos dos Novos Titãs.

Além destes, ainda podemos ver por lá o terceiro Mestre dos Espelhos, Choque, Cronos, Doutor Moon, Lince, Fobia, Ladrão das Sombras e Aranha Negra.

Cronos é David Clinton, o maior inimigo do Eléktron. Inicialmente, ele cometia crimes usando armas baseadas em relógios e demais acessórios ligados ao tema tempo. Mais tarde desenvolveu uma máquina do tempo.

O Monóculo é Jonathan Cheval, oriundo de uma família de oculistas. Jonathan foi à bancarrota, perdendo o negócio que sua família manteve durante gerações. Em busca de vingança do banqueiro que causou isso, ele se tornou o Monóculo, utilizando seu conhecimento de raios x, luz e tudo o que aprendeu como oculista para criar um monóculo que pudesse usar como arma. Logo se tornou inimigo do Gavião Negro e chegou a ser membro da Sociedade Secreta dos Super-Vilões.

Lince é uma terrorista inimiga tradicional dos Novos Titãs, que recentemente pôde ser vista nas páginas de Aves de Rapina. Ela é especialista em venenos e tem uma filha com o herói Arsenal, dos Renegados.

O Pistoleiro é provavelmente o melhor atirador do planeta. Floyd Lawton tem tendências suicidas, é inimigo do Batman e por muitos anos foi membro do Esquadrão Suicida.

Outro que fez parte do Esquadrão Suicida é o Capitão Bumerangue (George Harkness), que começou sua carreira como inimigo do Flash Barry Allen. Munido de bumerangues dos mais diversos tipos, do normal ao explosivo, ele também foi membro da Galeria de Vilões.

O Ladrão das Sombras é Carl Sands outro inimigo do Gavião Negro. Ele tem treinamento ninja e usa um traje especial thanagariano roubado, que o permite se fundir às sombras.

O Doutor Moon é mais um inimigo do Batman, mais lembrado por leitores brasileiros por sua participação em Superpowers #32.

O Aranha Negra é mais um inimigo do Homem Morcego. Seu nome é Eric Needham e mantinha uma cruzada contra traficantes de drogas, após passar por muito sofrimento ao ser um viciado. Morreu durante a saga A Queda do Morcego, mas foi trazido de volta ao mundo dos vivos pelo Barão Agua Sin Gaaz em aventuras da Justiça Jovem.

Fobia é Ângela Hawkins III e tem o poder de projetar medo na mentes dos outros. Foi membro da Irmandade Negra e enfrentou os Novos Titãs em diversas ocasiões.

O Mestre dos Espelhos aqui presente é o escocês Evan McCulloch, o terceiro a assumir esta identidade. Foi criado por Grant Morrison nas aventuras do Homem-Animal, mas logo se tornou inimigo do Flash como seus predecessores e hoje integra a Galeria de Vilões.

Merlyn é um dos maiores arqueiros do mundo, perdendo somente para os dois Arqueiros Verde.

Choque é Lester Buchinsky, que tem a habilidade de gerar e manipular eletricidade. Começou sua carreira como herói, mas depois se tornou criminoso.

Quem os observa é Barbara Gordon, a Oráculo, que é a central de informações dos heróis da DC. Ela passou a controlar as informações de sua central desde que ficou paraplégica, resultado de uma bala atirada pelo Coringa, encerrando sua carreira como Batgirl. Esse fato foi mostrado na graphic novel A Piada Mortal, de Alan Moore e Brian Bolland.

No flashback rápido do Doutor Luz com os Titãs, aparecem três integrantes dos heróis adolescentes: Robin I, que agora é o Asa Noturna; Kid Flash I, que agora é o Flash; e Cyborg, que é o tutor dos atuais Novos Titãs.

Após seu clímax, a edição se encerra com uma cena de Pieter Cross, o Doutor Meia-Noite II, integrante da Sociedade da Justiça que também é um hábil médico-legista. No caso, ele faz a necropsia (e não autópsia, como erroneamente dizem) da vítima do primeiro número e descobre algo que traz mais suspense e mistério à trama.

Aqui acaba a segunda parte do Guia da Crise de Identidade. Mas tenha calma, porque já estamos finalizando a terceira parte. Até lá!

  facebook


Doutor Meia-Noite
Oráculo, Caçadora e Canário Negro
 
Tags : Crise de Identidade #2, Brad Meltzer, Rags Morales, Ray Palmer, Jean Loring, Eléktron, Liga da Justiça, Novos Titãs, A Era Obsidiana, LJA #11 a 17,, Jean Loring, Gavião Negro, Zatanna, Arqueiro Verde, Canário Negro, Homem-Elástico, Lanterna Verde Hal Jordan, Flash Barry Allen, Kyle Rayner, Wally West, Kyle Rayner, Judd Winick, Terry, Wally West, Kid Flash, Barry Allen, Crise nas Infinitas Terras, “Clark”, “Bruce”., Clark Kent, Bruce Wayne, Superman, Batman, Arqueiro Verde, “o bravo e o corajoso”., “the brave and the bold”, Satélite da Liga da Justiça, Crise Nas Infinitas Terras, Dr. Luz, Arthur Light, Jacob Finlay, o segundo Dr. Luz,, Lanterna Verde Hal Jordan, Novos Titãs, Merlyn, Monóculo, Gangue da Injustiça, Merlyn, Pistoleiro, Capitão Bumerangue, Monóculo, Exterminador, Exterminador, Slade Wilson, Novos Titãs, Mestre dos Espelhos, Choque, Cronos, Doutor Moon, Lince, Fobia, Ladrão das Sombras, Aranha Negra, Cronos, David Clinton, Eléktron, Monóculo, Jonathan Cheval, Monóculo, Gavião Negro, Sociedade Secreta dos Super-Vilões, Lince, Novos Titãs, Aves de Rapina, Arsenal, Renegados, Pistoleiro, Floyd Lawton, Batman, Esquadrão Suicida, Esquadrão Suicida, Capitão Bumerangue, (George Harkness),, Flash Barry Allen, Galeria de Vilões, Ladrão das Sombras, Carl Sands, Gavião Negro, Doutor Moon, Batman, Superpowers #32, Aranha Negra, Eric Needham, A Queda do Morcego, Barão Agua Sin Gaaz, Justiça Jovem, Fobia, Ângela Hawkins III, Irmandade Negra, Novos Titãs, Mestre dos Espelhos, Evan McCulloch, Grant Morrison, Homem-Animal, Flash, Galeria de Vilões, Merlyn, Arqueiros Verde, Choque, Lester Buchinsky, Barbara Gordon, Oráculo, Coringa, Batgirl, A Piada Mortal, Alan Moore, Brian Bolland, Doutor Luz, Titãs, Robin I




 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil