MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
25/05/2007
MATÉRIA: FATHOM
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Com a aquisição dos títulos da Top Cow pela Panini Comics, uma das séries que retorna às bancas é Fathom, de Michael Turner. Trata-se, na verdade, do primeiro volume da série, que teve parte do material publicado pela Editora Abril em 2000 em forma de mini-série.

O primeiro volume de Fathom foi escrito e desenhado por Michael Turner e tem cores de J.D. Smith. A história gira em torno da bióloga marinha Aspen Matthews. A jovem, especializada em biologia marinha, é fascinada pela água e possui uma estranha relação com o elemento. A vida da qual ela se lembra começa quando, ainda pequena, estava entre os “reaparecidos” de um estranho evento, um navio que sumiu por dez anos e voltou sem que nem um dia tivesse passado para os tripulantes.

Depois de formada, Aspen consegue o emprego de seus sonhos ao ser convocada para trabalhar no DMD, uma estação de pesquisa submarina. Um complexo hiper-moderno, fruto da cooperação dos governos americano e japonês, que estuda o ambiente aquático e os seres que vivem nele.

Entretanto, esse sonho é despedaçado bem cedo, pouco depois de Aspen descobrir que uma outra raça divide o planeta com os seres humanos, uma raça que respira e vive sob os oceanos e da qual, na verdade, ela faz parte.

Os encadernados lançados pela Panini, Fathom: Água Pesada, reúnem as edições #1 a 5 no volume 1 e #6 a 11 no volume 2. Além das cinco primeiras edições da série mensal, o primeiro encadernado traz as histórias publicadas originalmente na edição #0, uma introdução curta e alguns rascunhos, além da edição #1/2, com uma história que traz Cannon relembrando os esforços de seu pai na época da Segunda Guerra Mundial.

A publicação da Abril foi feita de maneira diferente e englobou as nove primeiras edições da série, compiladas por aqui em apenas quatro fascículos. Portanto, os dois encadernados da Panini trazem, além do material extra, mais duas histórias inéditas. Até o momento, as edições #12 a 14 do volume 1 da série original, um crossover entre Sara Pezzini (Witchblade), Aspen (Fathom) e Lara Croft (Tomb Raider), permanecem inéditas no Brasil e deixam grandes ganchos que são explorados no segundo volume da série.

Além do primeiro volume, a Era Top Cow de Fathom também teve publicada uma mini-série em quatro partes, Fathom: Killian’s Tide. A mini-série escrita por Michael Turner e desenhada por Talent Caldwell conta a juventude do vilão Killian e explica a personalidade do personagem numa boa complementação do primeiro arco de Fathom. No Brasil, esse material foi dividido em duas edições e o segundo número chegou este mês às bancas.

Ainda não se sabe se a Panini dará continuidade ao universo de Fathom, que após o primeiro volume, é constituído, até agora, por três mini-séries: Aspen, Fathom: Dawn of War e Cannon, além do segundo volume da série e alguns especiais (Fathom Beginnings, Fathom Prelude e Aspen Seasons). Fathom Volume 2 tem argumentos de Michael Turner mas o roteiro é de J.T. Krull, os desenhos de Koi Turnbull e as cores de Paul Monts.

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil