MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
31/05/2007
MATÉRIA: GUIA 24 HORAS - 1ª TEMPORADA - DIA 1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



Uma comédia sobre os preparativos de um casamento. Era essa a idéia inicial sobre um seriado em tempo real, idealizado por Robert Cochran e Joel Surnow. Disso nasceu 24 Horas.

Algumas pequenas mudanças foram feitas, e o seriado se tornou uma história de ação e conspirações envolvendo agentes federais, terroristas e políticos. Vários atores foram testados para o papel principal, mas foi Kiefer Sutherland quem mais convenceu como um homem já experiente, mas em forma para os perigos que surgissem, além de ter uma filha. Afinal, Kiefer já tinha uma filha adolescente na vida real.

O formato da série era inédito: cada episódio teria uma hora de duração, e essa hora seria contada com acontecimentos em tempo real, como a locomoção de personagens. Para que este tempo real funcionasse, até os intervalos comerciais entraram: o relógio vai para os comerciais e, quando volta, está contando o tempo de duração dos comerciais e, nesse meio tempo, as coisas vão acontecendo.

Outro ponto interessante são os retângulos formados ao retornar dos comerciais e ao final dos episódios. Cada retângulo mostra um dos enredos que ocorre naquele momento, já que várias coisas acontecem ao mesmo tempo.

Jack Bauer, o protagonista, é um agente federal que comanda a Unidade Contra-Terrorismo de Los Angeles. Sem limites para fazer o que precisa ser feito, se tornou um dos mais violentos e carismáticos personagens da televisão, visto que ele faz tudo que nós sempre gostaríamos que os mocinhos fizessem, incluindo decisões difíceis.

Nesta primeira temporada, que foi preparada com 13 episódios e depois teve o restante aprovado, Jack Bauer deve impedir um plano de terroristas, que querem assassinar o Senador e candidato à Presidência David Palmer. Enquanto isso, Bauer deve lidar com sua filha adolescente, Kimberly, que se rebela, e com uma tentativa de voltar com sua esposa Teri, enquanto trabalha na UCT com sua ex-amante Nina Myers (que é seu braço direito) e com Toni Almeida, terceiro em comando e atual namorado de Nina.

ELENCO
Kiefer Sutherland (Jack Bauer), Dennis Hopper (Victor Drazen), Dennis Haysbert (David Palmer), Sarah Clarke (Nina Myers), Carlos Bernard (Tony Almeida), Leslie Hope (Teri Bauer), Elisha Cuthbert (Kimberly Bauer), Jude Ciccolella (Mike Novick), Glenn Morshower (Aaron Pierce), Karina Arroyave (Jamey Farrell), Eric Balfour (Milo Pressman), Xander Berkeley (George Mason), Tamara Tunie (Alberta Green), Paul Schulze (Ryan Chappelle), Penny Johnson Jerald (Sherry Palmer), Megalyn Echikunwoke (Nicole Palmer), Vicellous Reon Shannon (Keith Palmer), Michael Massee (Ira Gaines), Rudolf Martin (Martin Belkin), Mia Kirshner (Mandy), Matthew Carey (Dan Mounts), Daniel Bess (Rick Allen), Zeljko Ivanek (Andre Drazen), Misha Collins (Alexis Drazen), Richard Burgi (Kevin Carroll), Wade Andrew Williams (Robert Ellis), Jacqui Maxwell (Janet York)


:: 1.1 (episódio 1) : meia-noite - 1h
Escrito por Robert Cochran e Joel Surnow, dirigido por Stephen Hopkins

Jack e Teri estão tentando se entender quando percebem que Kim fugiu pela janela do quarto para encontrar sua amiga, Janet, e dois garotos, Rick e Dan. Jack é chamado para uma reunião na UCT, onde fica sabendo que a vida do Senador David Palmer corre perigo. Bauer acha que pode haver um espião dentro da UCT, e ele e Nina começam a investigar por George Mason, da Divisão. Todos na UCT, incluindo Mason, comentam que Bauer entregou dois colegas e o próprio homem que o treinou à Corregedoria por irregularidades. Rick e Dan não deixam Janet e Kim saírem do furgão, e Teri pede a ajuda do pai de Janet para procurá-las. Enquanto isso, uma moça seduz um fotógrafo, coloca um explosivo em um avião e pula dele em segurança.

Curiosidade: a cena da explosão do avião causada pela assassina Mandy foi editada. Originalmente, ela mostraria o avião explodindo ao fundo, mas após os ataques de 11 de setembro de 2001, os produtores acharam melhor só mostrar pedaços do avião caindo atrás de Mandy. Mia Kirshner, a atriz que faz Mandy, pode ser vista no seriado The L Word e no filme Dália Negra (ela faz a moça assassinada).


:: 1.2 (episódio 2) : 1h – 2h
Escrito por Joel Surnow e Michael Loceff, dirigido por Stephen Hopkins

Richard Walsh, chefe de Jack, pede sua ajuda, mas acaba morto, conseguindo antes pedir para que Jack confie somente em Jamey Farrell, analista da UCT. Mandy procura um homem chamado Ira Gaines, que quer o cartão de identificação do fotógrafo que estava no avião. Kim e Janet tentam achar um jeito de sair do furgão de Rick e Dan, enquanto Teri e Alan York, pai de Janet, as procuram.


:: 1.3 (episódio 3) : 2h – 3h
Escrito por Joel Surnow e Michael Loceff, dirigido por Stephen Hopkins

Os arquivos de Richard Walsh apontam Nina como a espiã dentro da UCT, mas no dia em que os arquivos que a incriminam foram feitos, ela estava passeando com Jack. A namorada de Mandy, Bridgit, tenta tirar mais dinheiro de Gaines em troca da identificação, e acaba sendo morta por Gaines. Kim e Janet escapam, mas Janet acaba atropelada, enquanto Kim é recapturada.

Curiosidade: Gaines fala a Mandy que esta deverá fazer mais um “serviço especial” dali a um ano, precisamente quando ocorre a segunda temporada.


:: 1.4 (episódio 4) : 3h – 4h
Escrito por Robert Cochran, dirigido por Winrich Kolbe

Jack segue uma pista, enquanto Nina e Jamey tentam atrasar George Mason. Kim é levada por Rick e Dan até Gaines, revelando existir algo a mais em seu seqüestro. Janet é levada a um hospital, e Teri e Alan vão ver como ela está.


:: 1.5 (episódio 5) : 4h – 5h
Escrito por Chip Johannessen, dirigido por Winrich Kolbe

Palmer se encontra com uma jornalista que diz ter provas de que seu filho, Keith Palmer, assassinou o homem que estuprou a irmã, Nicole Palmer. Jack encontra um corpo em um porta-malas. Dan discute com Gaines e acaba morto. Rick é obrigado a trancafiar Kim. Janet entra em cirurgia.


:: 1.6 (episódio 6) : 5h – 6h
Escrito por Howard Gordon, dirigido por Bryan Spicer

Jack encontra Teri no hospital, mas recebe um telefonema de Gaines. O vilão avisa que tem Kim como refém, que Jack deve fazer o que ele mandar, e que o agente federal está sendo observado. Palmer descobre que até sua esposa, Sherry, tentou encobrir o assassinato cometido por Keith, mas que a história pode prejudicar sua candidatura. Jamey identifica o corpo encontrado por Jack: é Alan York, pai de Janet. Kevin Carroll, o homem que dizia ser o pai de Janet, mata a moça. Milo, outro analista, é chamado para ajudar nos esforços do dia.


:: 1.7 (episódio 7) : 6h – 7h
Escrito por Andrea Newman, dirigido por Bryan Spicer

Jack é obrigado por Gaines a trocar o cartão que Milo rastreava em busca de informações por um falso, além de seqüestrar Nina, levá-la até um local afastado e lhe dar um tiro. Teri começa a ser levada de carro por Kevin para o esconderijo de Gaines, mas tenta escapar. Logo depois acaba recapturada.


:: 1.8 (episódio 8) : 7h – 8h

Escrito por Joel Surnow e Michael Loceff, dirigido por Stephen Hopkins

Nina levanta e percebe que Jack lhe colocou uma jaqueta protetora antes de dar o tiro, e então percebe que alguém manipula o agente federal. Chegando na UCT, Nina e Tony descobrem que Jamey é quem trabalha para os terroristas, e a prendem em uma sala. Jack chega em uma apresentação de Palmer, e Gaines ordena que ele elimine o Senador. Ao invés disso, Jack consegue evitar que outro atirador, que fez plásticas para ficar semelhante ao fotógrafo morto no avião, faça o serviço, mas o Serviço Secreto, liderado por Aaron Pierce, o prende.


:: 1.9 (episódio 9) : 8h – 9h
Escrito por Virgil Williams, dirigido por Stephen Hopkins

Sherry convence a jornalista a não divulgar a história sobre Keith Palmer em troca de uma exclusiva sobre a tentativa de assassinato. Jack consegue fugir do Serviço Secreto, se escondendo em uma construção e pedindo a ajuda de Nina para ter um carro. Um capanga de Gaines decide estuprar Kim, mas Teri se oferece para poupar a filha. Tony e Nina encontram Jamey com os pulsos cortados por cacos de uma caneca quebrada.


:: 1.10 (episódio 10) : 9h – 10h
Escrito por Larry Hertzog, dirigido por Davis Guggenheim

Jamey é declarada morta. Teri consegue um celular e liga para Jack, dando informações sobre seu paradeiro. Ela deixa o celular ligado e escondido, para que Jack ouça o que acontece. Jack segue uma pista do computador de Jamey e procura o empresário Ted Cofell. Alberta Green assume como Diretora da UCT e declara Jack Bauer como fugitivo da justiça.


:: 1.11 (episódio 11) : 10h – 11h
Escrito por Robert Cochran, dirigido por Davis Guggenheim

Jack pressiona Cofell, mas este morre de ataque cardíaco. Jack descobre onde está Kevin Caroll, e o força a ajudá-lo a chegar no esconderijo de Gaines. Nina e Tony decidem não contar nada para Alberta, temendo outro espião dentro da agência. Teri consegue lutar com um capanga e mata-lo, obtendo sua arma e escondendo seu corpo.


:: 1.12 (episódio 12) : 11h – meio dia
Escrito por Howard Gordon, dirigido por Stephen Hopkins

Jack Bauer, com a “ajuda” de Kevin, consegue invadir a base de Gaines, que tenta revidar com armamento pesado. David Palmer tem dificuldades em falar com o psiquiatra de seu filho, que foi uma das fontes da jornalista para o escândalo. Palmer fala em divulgar o caso, e todos, incluindo seu assessor Mike Novick, são contra. Alberta Green interroga Nina e Tony. Com a primeira, tenta questionar sua lealdade a Jack, visto que este a trocou pela esposa. Com Tony, questiona o fato dele seguir Nina, sendo que esta prefere só ouvir o que Jack tem a dizer.


:: 1.13 (episódio 13) : meio dia – 13h
Escrito por Andrea Newman, dirigido por Stephen Hopkins

Jack Bauer confronta a equipe de Gaines com a ajuda de Rick, libertando Kim e Teri. Dr. Ferragamo, psiquiatra do filho de Palmer, é morto em uma explosão em seu laboratório. Nina descobre que outro assassino, chamado Alexis, chegou nos Estados Unidos, o que quer dizer que a ameaça não acabou.

Curiosidade: caso o resto da temporada não fosse solicitado pela Fox, a série acabaria neste episódio, com Kim, Teri e Jack no helicóptero, em segurança.


:: 1.14 (episódio 14) : 13h – 14h
Escrito por Joel Surnow e Michael Loceff, dirigido por Jon Cassar

Jack volta à UCT e é preso por Alberta Green. Nina leva Teri e Kim a um hospital, mas um capanga as observa. Teri acaba descobrindo, durante os exames, que está grávida. David Palmer descobre que tudo pode estar ligado à Operação Anoitecer, que foi liderada por Jack e sancionada por Palmer. Kevin Caroll conhece seu novo chefe: Andre Drazen, irmão de Alexis.


:: 1.15 (episódio 15) : 14h – 15h
Escrito por Michael Chernuchin, dirigido por Jon Cassar

Jack e Palmer se conhecem pessoalmente, e descobrem mais ligações à Operação Anoitecer, operação liderada por Jack em Kosovo para prender Victor Drazen, braço direito de Milosevic. Infelizmente, Victor e toda a equipe de Jack morreram na operação. Nina leva Teri e Kim a uma casa sob vigilância. Nina e Teri conversam sobre Jack, em um diálogo tenso. Jack e Palmer contatam uma pessoa ligada aos dois, Robert Ellis, mas este é pego por um capanga e morto.

Curiosidade: a Operação Anoitecer é retratada em uma mini-série em quadrinhos chamada 24: Nightfall. Reflexos dela surgiriam na terceira temporada.


:: 1.16 (episódio 16) : 15h – 16h
Escrito por Robert Cochran e Howard Gordon, dirigido por Stephen Hopkins

Keith Palmer tenta resolver sozinho seu problema, se encontrando com o chantageador. Alexis Drazen se aproxima da equipe de Palmer através de uma empregada de Palmer com quem o assassino tem um caso. A casa onde estavam Teri e Kim é atacada, e elas fogem, mas o carro capota, as separando. Kim acha que sua mãe morreu, enquanto Teri cai desnorteada.


:: 1.17 (episódio 17) : 16h – 17h
Escrito por Michael Chernuchin, dirigido por Stephen Hopkins

Teri perde a memória no acidente. Kim procura Rick em busca de ajuda, mas percebe que está se metendo em mais problemas com os amigos do rapaz. Jack tenta pegar Alexis Drazen em uma emboscada, mas a integrante da equipe de Palmer o mata antes.


:: 1.18 (episódio 18) : 17h – 18h
Escrito por Maurice Hurley, dirigido por Frederick K. Keller

David e Sherry Palmer discutem quanto ao problema da chantagem. Jack finge ser Alexis, mas acaba tendo problemas ligados a seu passado quando é atacado por um dos homens que ele denunciou à Corregedoria. Teri e um amigo que tenta ajudá-la a relembrar as coisas vão à casa dos Bauer, correndo perigo.


:: 1.19 (episódio 19) : 18h – 19h
Escrito por Joel Surnow e Michael Loceff, dirigido por Frederick K. Keller

Jack e Mason descobrem que os Drazen buscam desligar a energia elétrica em uma área no meio do deserto, e vão investigar. Nina tenta avisar Jack sobre o desaparecimento de sua família, mas Mason a impede. Teri tenta reavivar sua memória quando chegam os homens de Drazen. Kim percebe que está no meio de uma negociação de drogas e a polícia chega. Palmer vai à televisão falar sobre o problema com seu filho.


:: 1.20 (episódio 20) : 19h – 20h
Escrito por Robert Cochran e Howard Gordon, dirigido por Stephen Hopkins

Kim vai parar na cadeia. Jack descobre uma prisão secreta subterrânea, liderada pelo Agente DeSalvo. Ele chega a tempo de impedir uma invasão de Andre, mas descobre que o prisioneiro que eles querem libertar é Victor Drazen.

Curiosidade: o Agente DeSalvo é interpretado por Lou Diamond Phillips, que fez o cantor Ritchie Valens no filme La Bamba.


:: 1.21 (episódio 21) : 20h – 21h
Escrito por Joel Surnow e Michael Loceff, dirigido por Stephen Hopkins

David Palmer vence as primárias em onze Estados. Kim sai da prisão quando a amiga de Rick diz a verdade, mas é pega pelos capangas de Drazen. Jack, cercado, negocia com Victor uma troca de Alexis por ele mesmo.


:: 1.22 (episódio 22) : 21h – 22h
Escrito por Joel Surnow e Michael Loceff, dirigido por Paul Shapiro

Ryan Chappelle se recusa a trocar Jack por Alexis. Para ajudar Jack, Nina pede um favor a David Palmer, que oferece uma promoção a George Mason se este cooperar. Sherry pede a uma moça da campanha que espie e até durma com seu marido. Os Drazens pegam Alexis e soltam Jack.


:: 1.23 (episódio 23) : 22h – 23h
Escrito por Robert Cochran e Howard Gordon, dirigido por Paul Shapiro

Alexis morre. David Palmer acaba demitindo a moça que Sherry enviou. Jack Bauer vai até Palmer, e Victor Drazen tenta matá-los através de um celular explosivo, mas Jack o salva. Porém, os dois acham melhor esconder por algum tempo que a explosão não feriu ninguém, para que os bandidos achem que venceram. Kim foge dos Drazens. Andre recebe uma ligação da UCT falando que Palmer não morreu. Quem liga é Nina Myers.

Curiosidade: os produtores disseram que escolheram Nina como a traidora exatamente porque era a única pessoa que não tinha como ser a traidora.


:: 1.24 (episódio 24) : 23h – 24h
Escrito por Robert Cochran e Howard Gordon, dirigido por Stephen Hopkins

David Palmer diz a Sherry que quer o divórcio. Nina diz a Jack que Kim está morta, então Jack quer vingança. Quando acha Victor, o mata com seis tiros. Depois de saber que Kim está viva, Jack avisa Mason que Nina é a espiã. No vídeo de segurança da UCT, Nina é filmada quebrando uma caneca e usando os cacos para cortar os pulsos de Jamey. Tentando escapar, Nina é surpreendida por Teri. Jack a prende, mas, quando acha a esposa, esta está morta. Jack chora com a esposa em seus braços.

Curiosidade: existe um final alternativo onde Jack, Teri e Kim vão embora calmamente. Porém, os produtores acharam melhor dar a veracidade de que ninguém ali é invencível, e um gancho para mostrar como Jack ficaria em futuras temporadas. Este é o único episódio da série que tem alguma cena que não seja na linha temporal corrente: enquanto Jack segura o corpo de Teri, aparecem flashbacks dos dois juntos.

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil