MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
13/02/2008
MATÉRIA: YOUNG GUNS - AS ARMAS JOVENS DA MARVEL
 
 
Arte de Steve McNiven
 
 
Arte de Adi Granov
 
 
Arte de Trevor Hairsine
 
 
Arte de Oliver Coipel
 
 
Arte de Pasqual Ferry
 
 
Arte de Billy Tan
 
 
 
 



Para agitar o mercado de quadrinhos, o editor-chefe da Marvel, Joe Quesada, anunciou um grupo de desenhistas que seriam os “Young Guns” da editora.

Ao pé-da-letra, “young guns” quer dizer “armas jovens”, mas o termo se refere a profissionais em quem a editora investe e investirá como promessas de venda. Mas quem são essas promessas?

:: Steve McNiven
começou a se destacar na finada editora CrossGen, e logo foi para a Marvel, onde cuidou da arte de 4, título secundário do Quarteto Fantástico escrito por Roberto Aguirre-Sacasa. Depois, cuidou de algumas edições de Ultimate Secret (parte da trilogia de minis do Ultimate Galactus, que saiu aqui como uma única mini-série intitulada Pesadelo Supremo) e do arco do Sentinela nos Novos Vingadores. Aliás, esse arco o atrasou para terminar a mini Ultimate Secret.

Depois, McNiven foi o escolhido para desenhar a Guerra Civil, destacando sua habilidade em expressões faciais e corporais. Atualmente o desenhista está nas páginas de Amazing Spider-Man, sendo um dos vários artistas na nova fase da publicação durante o evento Brand New Day.

:: Adi Granov é, além de um desenhista, um artista conceitual. Unindo desenho com arte computadorizada, mudou até mesmo a política da Marvel em relação aos “capistas”, artistas que só fazem capas.

De revistas completas é possível destacar Homem de Ferro: Extremis, que relançou a revista do Vingador Dourado lá fora. Além disso, Granov faz capas para várias revistas, e desenvolveu os visuais para o filme do Homem de Ferro.

:: David Finch começou na Top Cow, como “pupilo” de Marc Silvestri, desenhando revistas como Cyberforce, até se destacar nas séries Ascension e Aphrodite IX (o símbolo máximo dos anos 90, destacando mais o fio dental utilizado pela protagonista do que alguma história em si).

Foi para a Marvel e cuidou de dois arcos durante a passagem de Brian Michael Bendis em Ultimate X-Men. Bendis gostou de Finch, e o chamou para uma participação em uma edição do Demolidor, e depois para cuidar da arte na saga Vingadores – A Queda, e conseqüentemente na série dos Novos Vingadores.

Após dois arcos, Finch deixou os Novos Vingadores declarando que queria alguma série com mais ação, sendo designado para a nova série do Cavaleiro da Lua, de onde saiu na oitava edição. Recentemente desenhou capas para a saga World War Hulk e as edições Fallen Son: Spider-Man e X-Men: Messiah Complex.

:: Trevor Hairsine se destacou na Inglaterra, onde nasceu e mora, e surgiu nos Estados Unidos sendo comparado a David Finch.

Na Marvel, cuidou da arte das mini-séries Ultimate Six (com a versão Ultimate do Sexteto Sinistro), Ultimate Nightmate (a primeira da trilogia do Ultimate Galactus) e X-Men: Deadly Genesis (que saiu recentemente em X-Men Extra). Começou a desenhar a mini-série Wisdom, mas não conseguiu terminar todas as edições a tempo, sendo substituído.

:: Jim Cheung despontou na finada Crossgen, e logo foi para a Marvel, onde desenhou a série de Maverick e edições dos Vingadores, Homem de Ferro e X-Men.

É co-criador dos Jovens Vingadores, que desenhou por quase todas as edições, e cuidou da mini-série New Avengers: Illuminati. É o capista da série Avengers: The Initiative.

:: Oliver Coipel se tornou conhecido por seu trabalho com a Legião dos Super-Heróis por vários anos. Após isso, foi para a Marvel, onde cuidou de três arcos dos Vingadores, um dos X-Men e da saga Dinastia M, escrita por Brian Bendis. É o desenhista responsável pela nova série do Thor.


Posteriormente, foram anunciados os “Young Guns Reloaded”, um novo grupo de artistas que seriam as novas promessas.

:: Simone Bianchi é um artista italiano cuja arte se assemelha a pinturas. Seus trabalhos mais conhecidos com editoras americanas são a mini-série do Cavaleiro Andante no projeto Sete Soldados da Vitória e um arco do Wolverine, além de capas para diversos títulos. Em breve assumirá a arte de Os Surpreendentes X-Men, com roteiros de Warren Ellis.

:: Clayton Crain, apesar do breve currículo, ficou famoso por sua bela arte com pintura digital. Entre seus trabalhos estão uma mini-série de Venom e Carnificina, outra do Motoqueiro Fantasma escrita por Garth Ennis e arcos do Homem-Aranha.

:: Pasqual Ferry já tem algum tempo de “estrada” nos comics americanos, com passagens pelo Universo 2099 da Marvel, a série dos Heróis de Aluguel dos anos 90 e por Action Comics na DC, entre outros.

Ferry ressurgiu com uma nova técnica de desenho e, principalmente, de colorização, na mini-série de Adam Strange, ligada à Crise Infinita. Depois começou a mini-série do Senhor Milagre para o projeto Sete Soldados, mas acabou deixando o projeto. Na Marvel, assumiu a série do Quarteto Fantástico Ultimate e a segunda mini-série do Homem de Ferro Ultimate. No Brasil, seu primeiro trabalho publicado foi a graphic novel autoral Crepúsculo, lançada nos anos 90 pela Editora Abril.

:: Ariel Olivetti é um artista argentino com várias passagens pela Marvel, incluindo histórias do Demolidor e do X-Man. Trabalhou na mini-série do Space Ghost que revelou as origens do herói.

Com sua capacidade de trabalhar com diversas formas de arte, como pintura a óleo e pintura digital, desenhou várias minis na Marvel e na DC, e recentemente desenhou os primeiros números e as capas da série Punisher: War Journal. Em 2008 assume a nova série mensal de Cable.

:: Billy Tan tem em seu breve histórico uma passagem pela Top Cow, onde começou na série Tomb Raider. Na Marvel, foi escolhido para a saga inicial escrita por Ed Brubaker em 12 partes para Uncanny X-Men, mas não conseguiu desenhar todas as edições. Também cuidou da primeira mini-série da X-23. Vem fazendo diversas capas na Marvel, em sua maioria para os títulos X.

:: Leinil Francis Yu surgiu enviando artes para a seção de cartas da Wizard americana e vencendo um concurso anual de desenhistas amadores, sendo contratado pelo estúdio Wildstorm e, logo depois, pela Marvel, onde desenhou a série de Wolverine por algum tempo.

Durante uma crise criativa nos X-Men (vários roteiristas entravam e saíam em pouco tempo), Yu cuidou do título homônimo dos mutantes. Na DC, pôde criar a série Silent Dragon, e desenhou Superman – Legado das Estrelas, que muda a origem do Homem de Aço.

Voltando à Marvel, foi o desenhista fixo dos Novos Vingadores após a Guerral Civil, seguindo até a edição 37, além de cuidar da arte de Ultimate Wolverine vs. Hulk, que está atrasada devido ao roteirista Damon Lindelof, que também escreve o seriado Lost. Seu próximo grande projeto na Marvel é a saga Secret Invasion.

  facebook


Arte de Simone Bianchi
 
Tags : Young Guns, :: Steve McNiven, CrossGen, 4, Quarteto Fantástico, Roberto Aguirre-Sacasa, Ultimate Secret, Pesadelo Supremo, Sentinela, Novos Vingadores, Guerra Civil, Amazing Spider-Man, Brand New Day, :: Adi Granov, Homem de Ferro: Extremis, :: David Finch, Top Cow, Marc Silvestri, Cyberforce, Ascension, Aphrodite IX, Brian Michael Bendis, Ultimate X-Men, Demolidor, Vingadores – A Queda, Cavaleiro da Lua, World War Hulk, Fallen Son, Spider-Man, X-Men: Messiah Complex, :: Trevor Hairsine, Ultimate Six, Ultimate Nightmate, X-Men: Deadly Genesis, Wisdom, :: Jim Cheung, Maverick, Jovens Vingadores, New Avengers: Illuminati, Avengers: The Initiative, :: Oliver Coipel, Legião dos Super-Heróis, Dinastia M, Thor, Young Guns Reloaded, :: Simone Bianchi, Cavaleiro Andante, Sete Soldados da Vitória, Wolverine, Os Surpreendentes X-Men, Warren Ellis, :: Clayton Crain, Venom, Carnificina, Motoqueiro Fantasma, Garth Ennis, :: Pasqual Ferry, Universo 2099, Heróis de Aluguel, Action Comics, Adam Strange, Crise Infinita, Senhor Milagre, Quarteto Fantástico Ultimate, Homem de Ferro Ultimate, Crepúsculo, :: Ariel Olivetti, X-Man, Space Ghost, Punisher: War Journal, Cable, :: Billy Tan, Tomb Raider, Ed Brubaker, Uncanny X-Men, X-23, :: Leinil Francis Yu, Wizard, Wildstorm, Silent Dragon, Superman – Legado das Estrelas, Ultimate Wolverine vs. Hulk, Damon Lindelof, Secret Invasion




 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil