MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
21/08/2009
ESPECIAL: HQ MANIACS - 8 ANOS COM VOCÊ
 
 
Os Mortos-Vivos - Volume 4: Desejos Carnais
 
 
Necronauta - Volume 1: O Soldado Assombrado e Outras Histórias
 
 
Retro City: Almanaque 1939
 
 
Zoo
 
 
Leão Negro - Série Origens - Volume 2: O Filhote
 
 
Little Heroes - arte de Fernanda Chiella
 
 
Aventuras em Oz
 
 
Kickback
 



Desde que o HQ Maniacs foi fundado em 2001, muita coisa já aconteceu. Muita coisa mesmo. Em muitas vezes já pensei em dizer com detalhes sobre a nossa batalha diária, sobre o dia-a-dia do site e da editora, pois, com certeza, seria bastante interessante para os nossos leitores e fãs que nos prestigiam diariamente ficarem antenados no que estamos fazendo. No entanto, por vários motivos, sempre acabamos deixando de lado, pois não é nossa intenção ficarmos somente falando e não fazermos as coisas acontecerem e se concretizarem.

Desde o início, algumas pessoas brincavam dizendo que eu tinha uma missão. Que depois que fundei o site e, anos depois, quando lançamos o nosso primeiro título pela HQM Editora, qual seria a minha próxima missão? Ou o que daria continuidade a essa missão? Bem ou mal, acho que essas pessoas que falavam brincando, na verdade, acabaram por ver e sentir a verdade. Sim, eu e meus companheiros temos uma missão. Nós amamos quadrinhos. E quem ama, se dedica ao que, ou a quem você mais ama. É assim que podemos fazer as coisas acontecerem.

Este mês estamos comemorando 8 anos de existência. Sim, 8 anos. Parece que foi ontem, mas só parece, pois de lá para cá, desde 19 de agosto de 2001, muitas águas já rolaram, muita coisa já aconteceu, como citei no início. Dificuldades, aprendizado, investimentos, reformulações, estratégias, alegrias, persistência, decepções, surpresas agradáveis ou desagradáveis. Porém, por mais que façamos, nada é garantido. Fazemos tudo ao nosso alcance, às vezes além, e dependemos de retorno de nossos fãs, de nossos amigos, de nossos leitores. E quanto mais nos derem esse retorno, mais conseguiremos fazer. E mais vamos querer fazer.

A minha intenção e de minha equipe, de meus sócios, amigos e colaboradores, sempre foi a de agregar coisas boas a este concorrido e surpreendente mercado, seja com informações, seja com lançamentos, seja com a apresentação de novos talentos e materiais de qualidade, que somam em muito ao nosso gratificante trabalho no HQ Maniacs. Se você ainda não conhece o que já trouxemos para o mercado, convidamos-no a conhecer. Não que sejamos como um certo mutante invocado, os melhores no que fazemos, pois existe muita coisa boa neste mercado, mas posso afirmar, com a mais absoluta certeza, de que tudo o que fizemos até o momento e que nossas pretensões para o futuro, são escolhas que foram especialmente feitas para você, oferecendo o melhor para leitores de todos os gostos e idades.

Títulos como Invencível e Os Mortos-Vivos, do surpreendente Robert Kirkman, sucessos absolutos em várias partes do mundo e no Brasil; as hilárias tiras de Liberty Meadows, a criação do sul coreano e ilustrador de belas beldades Frank Cho; Estranhos no Paraíso, série produzida pelo premiado Terry Moore; Savage Dragon, a criação máxima do veterano Erik Larsen; Violent Cases, o primeiro trabalho da premiadíssima e incomparável dupla Neil Gaiman e Dave McKean; Brat Pack, a obra máxima de Rick Veitch, produzida na mesma época de grandes marcos dos quadrinhos como Watchmen e O Cavaleiro das Trevas, que finalmente foi lançada em nosso país.
 
Não podemos esquecer do compêndio inédito no planeta sobre a era mais interessante dos super-heróis, escrito pelo guerreiro incansável e talentoso amigo Roberto Guedes em A Era de Bronze dos Super-Heróis; o sucesso nacional e internacional, tanto na nova série inédita quanto na clássica série de tiras especialmente remasterizadas do carismático anti-herói Leão Negro, de Cynthia Carvalho, acompanhada pela arte clássica do mestre dos quadrinhos nacionais Ofeliano de Almeida e do talento inovador de Danusko Campos; A Casa ao Lado, o trabalho dos prodígios Diogo Cesar e Pablo Mayer, com ótimas críticas de especialistas e de público.

Também o talento de todos os tempos dos trabalhos do premiado José Aguiar com o seu Quadrinhofilia, que com Pablo, de A Casa ao Lado, foi indicado ao Troféu HQMix deste ano; o livro de entrevistas inéditas contando tudo sobre Neil Gaiman, uma das mais completas obras sobre o autor, produzida por Joseph McCabe, dissecando detalhes sobre a vida e a obra do incomparável escritor em Passeando com o Rei dos Sonhos: Conversas com Neil Gaiman e seus Colaboradores; e é claro, não podemos esquecer do Senninha, o nosso xodó, personagem baseado no tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, que no ano que vem completaria 50 anos de idade – sim, estamos preparando surpresas para comemorar o aniversário de um de nossos grandes heróis brasileiros –, com uma revista em quadrinhos superdivertida, produzida em parceria com o Instituto Ayrton Senna, com histórias repletas de aventuras, trazendo muita emoção e diversão para a garotada.

Depois de todo esse investimento, fomos obrigados a dar uma pausa para podermos ter o retorno e poder trazer ainda mais novidades para leitores de todas as idades, com a qualidade HQM Editora que você já conhece e prestigia.

Em comemoração ao nosso 8º aniversário, você ficará sabendo um pouco sobre os nossos próximos lançamentos e projetos em andamento. Desde a divulgação de nossas próximas novidades no final do ano passado, alguns planos ou projetos mudaram. Alguns foram protelados, outros foram remanejados, outros cancelados e outros foram agregados. Confira tudo o que estamos preparando para muito em breve, trazendo o melhor do quadrinho nacional e internacional.

Os Mortos-Vivos
O novo start da HQM Editora se dará com o lançamento do quarto volume de Os Mortos-Vivos, Desejos Carnais, um dos lançamentos mais esperados do ano. Neste novo volume, teremos a estreia de uma nova personagem na série, que poderá mudar a vida e convivência de Rick e seus companheiros. Na sequência, teremos a reimpressão do volume 2, Caminhos Trilhados, esgotado já há algum tempo e bastante solicitado pelos leitores.

Leão Negro
As duas séries, tanto a clássica quanto a nova, ganharão novos volumes em breve. O próximo será O Filhote, álbum lançado na década de 1980 pela editora portuguesa Meribérica e que rodou a Europa, fazendo muito sucesso por onde passou. Depois dele, a HQM lança Histórias de Família, o terceiro álbum da nova série, trazendo revelações sobre o passado familiar deste carismático anti-herói. Simplesmente imperdível.

Retro City
Com roteiros de Mauricio Dias e projeto editorial de Daniel HDR, Retro City é uma homenagem aos super-heróis da era de ouro das histórias em quadrinhos e aos seus criadores. O álbum trará uma série de histórias curtas, que vão se interligando umas com as outras, apresentando os heróis do Panteão Valoroso, um grupo de personagens inspirados em arquétipos clássicos dessa época. A trama é ambientada em 1939, as vésperas da 2ª Guerra Mundial, e conta como esses personagens se uniram pela primeira vez.

O projeto também conta com produção do Dinamo Studio, capitaneado por HDR, com a colaboração dos artistas Alcíone da Silva, Bob Koya, Fernando Gil, Fernando Merlo, José Roberto Weingartner Junior, Marcio Takara, Marco Escada, Newton Barbosa, Rogério de Souza, Luciano Maciel e Úrsula SulaMoon Dorada.

Necronauta
O salva-vidas dos mortos ganhará um encadernado com suas primeiras histórias pela HQM Editora. Criação do talentoso Danilo Beyruth, indicado ao prêmio HQMix por dois anos consecutivos, a missão do Necronauta é de conduzir as almas dos mortos ao além. Sua especialidade são naqueles que em vida deixaram assuntos inacabados, que têm pendências e que ficaram presos ao plano intermediário, almas penadas, assombrações e poltergeists. A edição trará as cinco primeiras histórias publicadas de forma independente, além da sexta aventura do Necronauta totalmente em cores, publicada nos Estados Unidos na antologia Popgun da Image Comics.

Zoo
Zoo Fashion Week é o mais famoso evento de moda do ano e o sonho de alcançar a glória para qualquer modelo profissional. Entretanto, uma modelo de sucesso descobre que toda sua vida nas passarelas foi construída às custas do sofrimento de seres humanos, usados como matéria-prima na fabricação das mesmas roupas que ela é muito bem paga para usar.

Esta é a porta de entrada para uma intrincada história, ambientada em uma realidade distorcida, em que animais lucram com a exploração de seres humanos e as coisas nunca são o que parecem. Zoo é um universo onde os favorecidos agora são aqueles que um dia sofreram nas mãos humanas: os animais. Apresentado por Nestablo Ramos Neto, criador de Carcereiros, esta visão alternativa da realidade critica a forma cruel que o homem trata a vida animal.

Little Heroes
Criação de Estevão Ribeiro, Little Heroes é uma homenagem aos nossos heróis da infância. A obra traz uma constelação de talentosos artistas nacionais como Raphael Salimena, Jaum, Vitor Cafaggi, Rick Milk, Dandi, Fernanda Chiella, Mário Cesar, Emerson Lopes e Leo Finocchi. Uma obra de encher os olhos, produzida com muita criatividade por Estevão, com a colaboração de grandes nomes do mercado nacional.

Yeshuah
Yeshuah traz a história de Jesus de uma forma como nunca foi contada antes, em um álbum escrito e desenhado por Laudo Ferreira Jr. Em Yeshuah, o autor conta a história de Jesus Cristo usando sua visão pessoal, não tornando-a uma HQ religiosa, mas sim uma aventura humana em busca de algo maior dentro de si. Mais dois álbuns completam a obra.

Em entrevista ao jornalista Paulo Ramos, do Blog dos Quadrinhos, o autor detalhou: “A ideia desse quadrinho é contar uma versão da história de Jesus sem uma tendência religiosa e nem satírica, crítica ou qualquer coisa assim que é comum acontecer... A história é apresentada dentro de uma versão livre, porém baseada numa extensa pesquisa que venho fazendo ao longo desse tempo”. A arte-final de Yeshuah é de Omar Viñole, companheiro de Laudo de longa data em diversos outros trabalhos produzidos ao longo de suas carreiras.

Who Figher e O Coração das Trevas
Na estréia do selo HQMangá, a HQM traz Who Fighter e O Coração das Trevas, a primeira apresentação do cativante trabalho de Seiho Takizawa no Brasil, em uma intensa coletânea de “contos estranhos” de guerra. As três histórias do álbum exploram o tributo que o combate cobra da mente humana, e as forças sombrias que são liberadas pelas recorrentes investidas da humanidade na guerra. Criada em um estilo detalhado e realista, "Who Fighter", a primeira história da antologia, é uma abordagem dos lendários “Foo Fighters”, apelido dado pelos pilotos da Segunda Guerra Mundial às misteriosas bolas de fogo, tidas como OVNIs. Quando um ás japonês abate um desses objetos, ameaças nefastas e estranhas visões começam a assombrá-lo, pondo em risco sua sanidade.

A segunda história, "O Coração das Trevas", traz a visão única de Takizawa sobre o romance de Joseph Conrad, que também inspirou o filme Apocalypse Now. Um herói de guerra japonês, o coronel Kurutsu, decide desertar, criando um reino particular no coração das florestas de Burma. Um jovem capitão, enviado para executar Kurutsu, descobre que os verdadeiros motivos para a “deserção” do Coronel são bem diferentes daquilo que lhe contaram. Por fim, uma história curta, "Tanques", encerra a jornada à loucura, com uma viagem surreal através de gerações de tanques de batalha. Who Fighter e O Coração das Trevas mantém sua ordem de leitura oriental, conforme publicada originalmente.

I Luv Halloween
É Dia das Bruxas. É neste dia que Finch e seus amigos precisam lidar com valentões, adultos descerebrados e tipos ainda mais estranhos, enquanto realizam sua incansável busca por doces. E nesse meio tempo, coisas muito estranhas e violentas poderão acontecer. I Luv Halloween é uma série em formato mangá, lançada originalmente nos Estados Unidos pela Tokyopop em três volumes, escrita por Keith Giffen, com desenhos do talentoso Benjamin Roman.

Para o desenhista Ben Roman, I Luv Halloween é uma série sobre “um bando de garotos f#$%&*s. Eles, em vez de praticarem o tradicional “gostosuras ou travessuras", saem para brincar de destruição de moinhos, assassinatos, mentiras, sexo com garotas gostosas, assassinatos, maçãs que se transformam em espadas, assassinatos... eu já disse assassinatos?” Para Giffen, “I Luv Halloween é a minha visão de Peanuts, com toques de Massacre da Serra Elétrica e um pouco do humor inglês do Monty Python”. Keith Giffen também é conhecido por seus diversos trabalhos na DC Comics, entre eles como roteirista da Liga da Justiça Internacional, em parceria com J.M. DeMatteis, além de outros trabalhos na Marvel e outras editoras.

Estranhos no Paraíso: Santuário
Após lançar os álbuns Inimigos Mortais e Tempos de Colégio, a editora lança em breve Santuário, o sétimo volume da série criada por Terry Moore, ganhadora de diversos prêmios, entre eles o cobiçado Eisner Award. Santuário é considerado pela crítica norte-americana como um dos volumes mais emocionantes da série que mostra a conturbada amizade e as relações entre Katchoo, Francine e David. O álbum trará as histórias publicadas originalmente nas edições #17 a 24 do volume 3 de Strangers in Paradise, com 180 páginas e sobrecapa especial, como os demais volumes lançados pela HQM.

Kickback
Kickback, lançado originalmente nos Estados Unidos pela Dark Horse, é o mais recente trabalho de David Lloyd. O autor é bastante conhecido pela sua arte na aclamada e premiada série V de Vingança, de Alan Moore. A história é um drama policial em estilo noir, onde o protagonista, Joe Canelli, é um tira corrupto, membro de uma força policial corrupta, na cidade fictícia de Franklin City, uma metrópole dominada por chefões do tráfico de drogas.

Joe é assombrado por pesadelos onde se vê indefeso, mas tenta ignorá-los enquanto prossegue com sua rotina de prender criminosos menores que não podem subornar o poder judiciário. Enquanto isso, Joe tenta convencer a si mesmo de que sua falta de moralidade é justificável pelas circunstâncias que o cercam. Quando seu parceiro é brutalmente assassinado e Joe é traído pelos colegas, parece que seus pesadelos se tornaram realidade. Sem alternativa, Joe faz a única coisa que pode – volta-se contra a teia de criminalidade com a qual outrora foi conivente.

Aventuras em Oz
As novas aventuras no mágico reino de Oz, vividas pela garota Dorothy, chegam finalmente ao Brasil em sua totalidade, em uma série de cinco volumes. Escritas e ilustradas pelo talentoso Eric Shanower (The Age of Bronze, Príncipe de Aliors), com os personagens criados por L. Frank Baum, as cinco novas aventuras foram produzidas entre 1986 e 1992, e lançadas originalmente pela First Comics e pela Dark Horse nos Estados Unidos.

A coleção virá repleta de extras, somando mais de 70 páginas com sketchs, artes conceituais e muito mais. Uma coleção para crianças, jovens e adultos se deliciarem com os belos traços de Eric Shanower, com as histórias baseadas neste incrível mundo que já encantou milhões de pessoas. Os volumes de Aventuras em Oz serão As Maçãs Encantadas, O Segredo da Ilha de Oz, O Rei de Gelo, A Floresta Esquecida e A Bruxa Azul.

Senninha e sua Turma
A revista do Senninha está passando por algumas reformulações e voltará em breve às bancas com muitas novidades. Além da revista mensal, um grande projeto está sendo produzido pela HQM e aguardando aprovação do Instituto Ayrton Senna.

Entre outras novidades, também está nos planos da HQM:

- Mundo Comics, nova revista informativa que, além de muita informação, entrevistas e matérias exclusivas, trará HQs inéditas com o melhor do quadrinho nacional e internacional. A ideia da Mundo Comics é preencher a lacuna deixada também por nosso projeto inicial de uma revista mix, a Revista HQM;

- Cogumelos ao Entardecer, aventura de fantasia criada por Jonathas Tobias, que agradará crianças e adultos, em uma história repleta de aventura, em quatro volumes;

- Lullabies From Hell (ainda sem título em português), mangá escrito e ilustrado por Hideshi Hino (Panorama do Inferno, Serpentes Vermelhas);
 
- Retorno ao Labirinto, série em três volumes que serve de continuação para o filme Labirinto: A Magia do Tempo, produzido na década de 1980, com David Bowie e Jennifer Connelly nos papéis principais;
 
- Echo, o primeiro volume da nova série criada por Terry Moore, de Estranhos no Paraíso;

- The Maximortal, edição que apresenta a origem de True Man, com fatos que antecedem a história de Brat Pack. O roteiro e arte também são de Rick Veitch. Além desta obra, a editora programa lançar outros dois álbuns do autor: The One e Heartburst e Outras Histórias. Este último, lançado originalmente pela Marvel na década de 1980, ganhou uma nova edição recentemente pela King Hell, trazendo como complemento uma coletânea de histórias curtas, incluindo uma HQ inédita de Alan Moore;

- Em parceria com o Studio Seasons, a HQM trará uma publicação com histórias em formato mangá, totalmente produzidas no Brasil, mas com qualidade que não deixa nada a dever aos mangás originais japoneses. Entre as séries que serão publicadas estão Oiran e Sete Dias em Alesh;

- Ainda sem título em português, a editora publicará uma coletânea ainda inédita no mundo, trazendo histórias escolhidas e escritas por David Lloyd, o artista de V de Vingança;

- Série Infanto-Juvenil HQM, série que, entre outras novidades, publicará A Turma do Xaxado, criação do premiado Antonio Cedraz; e P.E.T., de Nestablo Ramos;

- E ainda: novos volumes de Invencível, Liberty Meadows, Savage Dragon, entre outras novidades que estão sendo negociadas e que serão divulgadas em breve.

Sobre as biografias escritas pelo jornalista Gonçalo Junior sobre dois ícones do mercado nacional, Álvaro de Moya e Rodolfo Zalla, que anunciamos em dezembro, infelizmente não sairão mais pela HQM. Devido à nossa pausa e remanejamento de lançamentos, os autores resolveram por lançar suas biografias de forma independente.

Agradecimentos e um pedido
Agradeço o apoio de todos os que acreditam em nosso trabalho, que nos apóiam e nos dão forças para seguirmos em frente, como o pessoal da Comix Book Shop e uma lista interminável de colegas, amigos e colaboradores que estão sempre presentes conosco nesta empreitada, de trazer mais uma boa opção para os amantes do melhor dos quadrinhos. O meu muito obrigado, em nome de todos do HQ Maniacs e da HQM Editora! 

O pedido é para que continuem nos prestigiando, acreditando em nosso bom trabalho, que é feito com dedicação e carinho para você que, como nós, ama as histórias em quadrinhos! O nosso muito obrigado!

Para você que deseja colaborar com o HQM ou com a HQM Editora de alguma forma, tem alguma ideia ou talento na área, entre em contato conosco. Estamos de portas abertas para receber você!

  facebook


Capa provisória de I Luv Halloween
Capa provisória de Who Fighter e O Coração das Trevas
 
Tags : HQ Maniacs, HQM Editora, Invencível, Os Mortos-Vivos, Robert Kirkman, Liberty Meadows, Frank Cho, Estranhos no Paraíso, Terry Moore, Savage Dragon, Erik Larsen, Violent Cases, Neil Gaiman, Dave McKean, Brat Pack, Rick Veitch, Roberto Guedes, A Era de Bronze dos Super-Heróis, Leão Negro, Cynthia Carvalho, Ofeliano de Almeida, Danusko Campos, A Casa ao Lado, Diogo Cesar, Pablo Mayer, José Aguiar, Quadrinhofilia, Troféu HQMix, Neil Gaiman, Joseph McCabe, Passeando com o Rei dos Sonhos: Conversas com Neil Gaiman e seus Colaboradores, Senninha, Ayrton Senna, Instituto Ayrton Senna, Os Mortos-Vivos, Os Mortos-Vivos, Desejos Carnais, Rick, Caminhos Trilhados, Leão Negro, O Filhote, Meribérica, Histórias de Família, Retro City, Mauricio Dias, Daniel HDR, Retro City, Panteão Valoroso, Dinamo Studio, Alcíone da Silva, Bob Koya, Fernando Gil, Fernando Merlo, José Roberto Weingartner Junior, Marcio Takara, Marco Escada, Newton Barbosa, Rogério de Souza, Luciano Maciel, Úrsula SulaMoon Dorada, Necronauta, Danilo Beyruth, HQMix, Necronauta, Popgun, Image Comics, Zoo, Nestablo Ramos Neto, Carcereiros




 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil