MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
02/10/2009
REVIEW - CINEMA: GAMER
 
 
Gamer
 
 
 
 
 
 
 
 



Os reality shows representam uma moda que, infelizmente, está demorando muito a passar. Pelo contrário, estão se ampliando cada vez mais, recorrendo aos mais variados temas. No cinema, já inspiraram diversos filmes, como O Sobrevivente e O Show de Truman: O Show da Vida. Agora é a vez de mais uma produção: Gamer, dirigida e roteirizada por Mark Neveldine e Brian Taylor.

A trama é bem interessante: o ricaço Ken Castle (Michael C. Hall, de A Sete Palmos, Dexter) conseguiu criar um reality show como nenhum outro, onde as pessoas podem controlar, do conforto de suas casas, outras pessoas reais. A mais nova inovação é um jogo onde criminosos condenados à morte são controlados em batalhas armadas, bem ao estilo de games como Counter-Strike. Ou seja, são pessoas matando umas às outras por controle remoto.

Se algum condenado conseguir sobreviver a uma rodada inteira da competição, receberá sua liberdade. Kable (Gerard Butler, de 300) é o primeiro a chegar perto disso, e está ansioso para reencontrar sua esposa e filha.

A ideia geral do filme é muito boa, mas a execução decepciona bastante. As cenas de ação, que deveriam ser o grande atrativo da produção, são rápidas demais, raramente empolgando. A trama, inspirada, se perde em momentos de pura enrolação, piorados por algumas péssimas interpretações.

Mesmo os poucos bons momentos são devastados por exageros, que nas mãos de cineastas competentes como Quentin Tarantino ou Guy Ritchie, se tornariam divertidos. Já em Gamer, correm o risco de se tornarem constrangedores.

Com exceção do próprio Butler, o elenco se mostra perdido em cena. Bons atores, como Michael C. Hall e John Leguizamo, atuam de forma irreconhecível, praticamente sem demonstrar um pingo do talento que já provaram ter em outras produções. O elenco de apoio é descartável, composto por personagens que entram e saem da trama sem nada acrescentar.

É interessante perceber que tais personagens são interpretados por um verdadeiro desfile de atores de seriados de televisão: Milo Ventimiglia (Heroes), Kyra Sedgwick (The Closer), Logan Lerman (Jack & Bobby), James Roday e Maggie Lawson (ambos de Psych), Terry Crews (Everybody Hates Chris) e Sam Witwer (Smallville), entre outros.

Grande decepção para quem consegue reconhecer seu potencial, Gamer deixa ainda uma dúvida: foi mesmo necessária uma dupla de diretores e roteiristas para criar uma obra tão cheia de falhas?

Elenco: Gerard Butler, Michael C. Hall, Kyra Sedgwick, Milo Ventimiglia, Alison Lohman. Roteiro e direção: Mark Neveldine e Brian Taylor.

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil