MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
05/11/2009
REVIEW - CINEMA: SUBSTITUTOS
 
 
Substitutos
 
 
 
 
 
 
 
 



Em Substitutos (Surrogates), a humanidade alcançou o ápice do comodismo. Os tais Substitutos do título são um tipo de robô, controlados a distância pelos humanos, que passam a viver suas vidas através dos substitutos, sem nunca deixarem seus lares.

Claro, nem todo mundo acha essa vida correta. Há um grupo que vive numa reserva isolada do resto da população. Tal grupo vê os Substitutos como aberrações da natureza, preferindo viver uma vida natural, sem a interferência de máquinas. O líder deste povo é chamado de O Profeta (Ving Rhames), pois dá um toque religioso a toda a questão.

Os Substitutos são vistos como um meio de levar a vida de modo seguro, sem se machucar, sem ficar doente, sem correr risco algum, e ainda mantendo uma aparência bonita e jovem para sempre. Mas as coisas começam a mudar quando misteriosos crimes ocorrem, envolvendo até um substituto não registrado. É aí que entram em cena os detetives Tom Greer (Bruce Willis) e Peters (Radha Mitchell).

Uma boa ficção, com doses não tão grandes, mas ainda assim competentes, de ação, o filme cria um mundo bem interessante. Na verdade, é uma adaptação da HQ de mesmo nome, ainda que seja em sua trama bem diferente da obra original, contendo também muitos personagens novos.

Mas o que realmente se sobressai em Substitutos não são as maravilhas da tecnologia, nem a crítica implícita a um modo de vida sedentário, mas as boas reviravoltas no enredo, que conseguem (nem todas) pegar o espectador de surpresa. Mesmo assim, algumas delas surgem sem explicações mais detalhadas, o que prejudica o ritmo da história.

O que pode prejudicar a aceitação do filme é sua semelhança com obras de mesmo teor. Por exemplo, o diretor é Jonathan Mostow, o mesmo de O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas. Não bastasse isso, o ator James Cromwell vive Canter, o criador dos Substitutos, sendo que já interpretou um papel muito parecido em Eu, Robô.

Mas não deixe se enganar, mesmo com essas similaridades, Substitutos é um filme com identidade própria, eficaz e conseguindo em alguns momentos elaborar seus temas universais de maneira mais séria do que as produções anteriormente citadas.

Elenco: Bruce Willis, Radha Mitchell, Ving Rhames, Rosamund Pike, James Cromwell. Roteiro: John D. Brancato, Michael Ferris. Direção: Jonathan Mostow.

Veja mais sobre Substitutos

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil