MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
26/03/2010
REVIEW - CINEMA: COMO TREINAR O SEU DRAGÃO
 
 
Como Treinar o Seu Dragão
 
 
 
 
 
 
 
 


Depois do fraquíssimo Shrek Terceiro, a DreamWorks aparenta ter aprendido a lição, lançando um ótimo desenho após o outro. O mais novo deles, Como Treinar o Seu Dragão (How To Train Your Dragon) não é exceção.

Adaptado do livro de Cressida Cowell e dirigido por Chris Sanders e Dean Deblois, o filme apresenta Soluço (voz de Jay Baruchel no original), um jovem que vive numa vila de vikings que sempre é atacada por dragões. Franzino e atrapalhado, o rapaz quer se tornar um viking de verdade, mas a tarefa lhe parece quase impossível, já que sempre algo dá errado, o que lhe rende uma reputação nada boa na vila. Sua situação só piora pelo fato de ser o filho do corajoso chefe de seu povo, Stoico (voz de Gerard Butler, o que imediatamente nos remete a 300).

Tudo começa a mudar quando Soluço consegue derrubar um tipo de dragão nunca visto antes (diz a lenda que nunca ninguém sobreviveu a um encontro com ele). Mesmo que ninguém acredite nele, o garoto acha o local onde o dragão despencou, mas é só aí que percebe que no fundo não quer matar dragões.

Soluço trava amizade com o dragão, o qual chama de Banguela, o treina e o ajuda a se recuperar dos ferimentos. Mas isso não evita que os vikings continuem em guerra com os dragões, e logo Soluço terá de decidir como conciliar os dois aspectos de sua vida.

Exibida também em 3D, a animação é primorosa e uma ótima escolha para o formato, graças às cenas de voo dos dragões. A aventura tem diversos personagens humanos coadjuvantes, todos bem divertidos, mas poucos recebendo muito espaço. O mais marcante deles é o ferreiro e viking Bocão (Craig Ferguson).

Mas os personagens que realmente marcam no filme são os dragões. O que chama mais a atenção é o cuidado em criar vários tipos de dragões, muito diferentes uns dos outros, alguns apresentando até duas cabeças, outros lembrando mais cães de briga com asas.

Como já é praxe em animações da DreamWorks (salvo algumas infelizes exceções), Como Treinar o Seu Dragão conta com um equilíbrio quase perfeito entre humor e ação, constituindo uma aventura com um ótimo ritmo, de tal modo que a uma hora e meia de duração parece ser até mais, não porque o tempo demorou a passar, mas sim porque muita coisa aconteceu neste período.

Quebrando uma tradição dos desenhos, o filme surpreende em sua maturidade quanto às batalhas. Não espere ver mortes e destruição dignas de um filme de guerra, mas pode aguardar por um teor mais adulto que o comum quanto às consequências de uma grande batalha. Outra boa surpresa é dublagem feita em nosso país, de uma qualidade rara.

Vozes originais: Jay Baruchel, Gerard Butler, America Ferrera, Jonah Hill, Christopher Mintz-Plasse. Direção: Chris Sanders, Dean DeBlois.
  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil