MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
23/07/2010
REVIEW - CINEMA: PREDADORES
 
 
Predadores
 
 
 
 
 
 
 
 


Em 1987, o filme O Predador apresentou pela primeira vez a raça de caçadores alienígenas que se tornou extremamente popular, embora desde então nunca tenha alcançado o mesmo sucesso com seus próximos filmes: Predador 2: A Caçada Continua (1992), Alien vs. Predador (2004) e Aliens vs. Predador 2 (2007). Com isso em mente, a Fox decidiu ressuscitar a franquia, escalando Robert Rodriguez e lhe dando uma única diretriz: trazer de volta o clima do primeiro, deixando de lado todas as sequências.

E foi isso que Rodriguez fez, no papel de co-roteirista e produtor, deixando a direção para Nimród Antal. O resultado é o recém-lançado Predadores (Predators), que cumpriu muito bem o seu papel pré-definido.

Levando a ação de volta às selvas, e fazendo alusão somente ao primeiro filme, como era de se esperar, este novo exemplar da série, ao ser melhor analisado, não é tão parecido com o primeiro. Começando pelo fato da história se passar inteiramente em outro planeta, usado pelos Predadores como uma reserva de caça. E a caça em questão são terráqueos levados para lá, abduzidos, que na Terra também eram grandes predadores.

Adrien Brody, a brasileira Alice Braga, Topher GraceWalton Goggins, Oleg Taktarov, Danny Trejo, Louis Ozawa Changchien, Mahershalalhashbaz Ali  e Laurence Fishburne vivem as presas humanas, embora boa parte do grupo tenha pouco destaque. Os reais protagonistas são Brody e Braga que, embora aliados, têm opiniões bem diferentes sobre sua missão de sobrevivência.

Enquanto Brody é o machão da vez, Braga é a que apresenta a melhor interpretação, fazendo bonito em meio a um elenco todo de homens. Fishburne tem uma participação curta, mas marcante, embora esteja claramente fora de forma, o que não combina em nada com o histórico de seu personagem.

Os próprios Predadores demoram bastante para aparecer na tela, o que reascende o suspense do primeiro filme, até mesmo o ampliando, criando um clima de tensão melhorado. O grande atrativo para os fãs da série são os novos visuais, armas e os poucos detalhes de seus costumes, já que o modo de caçar aqui é um pouco diferente.

Com orçamento relativamente baixo, Predadores mesmo assim tem maquiagem e efeitos de primeira linha, e consegue driblar bem momentos que exigiriam um investimento maior, criando cenas que são bem típicas das produções de Rodriguez, mais do que acostumado a baixos orçamentos (no geral bem menores do que foi o caso), nunca se saindo mal na arte de criar boas produções mesmo assim.

Algumas mortes com certeza deixarão alguns decepcionados pela rapidez e simplicidade, mas já desde o primeiro filme isso acontecia. Em contrapartida, há mais espaço para lutas mano a mano, bem como para estratégias inteligentes de sobrevivência, fazendo jus ao duplo sentido do título do filme, já que tanto humanos quanto alienígenas são predadores.

Perdendo impacto pela divulgação discreta e principalmente pelos anos que o separam do auge da fama dos personagens, Predadores é um bom filme que agradará principalmente aos fãs da franquia. Porém, tem subtramas confusas devido a um erro estratégico: tais subtramas são melhor desenvolvidas em quadrinhos publicados nos EUA pela Dark Horse Comics. Essa equivocada decisão deixou algumas coisas com pouco ou nenhum sentido no filme, com situações e personagens aparentando estarem jogados a esmo na trama, de fato surgindo do nada com pouca ou nenhuma explicação. As informações contidas nas HQs ajudariam até mesmo a esclarecer pontos que num primeiro momento parecem pequenos erros no roteiro.

O jeito é esperar para que esses elementos sejam melhor amarrados numa possível continuação, já que Rodriguez revelou já estar trabalhando nela, mesmo que a Fox ainda não a tenha confirmado. Apesar que uma continuação em HQ já foi publicada...

Elenco: Adrien Brody, Alice Braga, Topher Grace, Walton Goggins, Oleg Taktarov, Danny Trejo, Louis Ozawa Changchien, Mahershalalhashbaz Ali  e Laurence Fishburne. Roteiro: Alex Litvak, Michael Finch. Direção: Nimród Antal.

Veja também:
Galeria de imagens

Notas de produção

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil