MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
06/08/2010
REVIEW - CINEMA: A ORIGEM
 
 
A Origem
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Mistério. Alteração da percepção. Auto-questionamento. Grandes reviravoltas. Todos esses elementos são muito importantes nos filmes do diretor Christopher Nolan.  Da paranoia causada pela falta de sono em Insônia aos surpreendentes segredos de O Grande Truque, o cineasta provou várias vezes que é ótimo na arte de contar histórias, mesmo que fique mais marcado por Batman Begins e Batman: O Cavaleiro das Trevas, que afinal são produções mais populares, cujo alvo é indiscutivelmente o grande público.

A Origem (Inception) surge como o equilíbrio quase perfeito entre as ideias mais autorais de Nolan (que também roteirizou o filme) e o produto popular, misturando os elementos tradicionais do diretor com cenas de cair o queixo, usando e abusando de bons efeitos especiais.

Leonardo DiCaprio interpreta o personagem principal, Cobb, um tipo bem diferente de ladrão: ele transita pelos sonhos das pessoas em busca das informações e segredos que foi contratado para obter. Mas a trama do filme vai pelo lado oposto, pois Cobb se vê numa situação em que não pode negar um perigoso trabalho onde deve implantar uma ideia no subconsciente de seu alvo.

Explorar os sonhos não é uma ideia original, isso é fato, tendo em vista obras famosas como A Hora do Pesadelo ou Sandman, mas Nolan consegue fazer tudo parecer novo logo nos primeiros instantes, criando visuais incríveis e explicando o funcionamento dos mundos dos sonhos, de forma bem elaborada, mas nunca se tornando inteligível, como ocorre com tantos conceitos da ficção. O melhor é que as explicações são dadas conforme a história segue, nunca sendo cansativas, pois são bem distribuídas durante o caminho.

DiCaprio se sai bem em seu papel, nunca exagerando e deixando espaço para os outros atores também brilharem em cena. O elenco conta com vários nomes famosos. Michael Caine, em sua quarta colaboração com Nolan, aparece muito pouco, no papel de Miles, velho amigo de Cobb que não serve para muito. Joseph Gordon-Levitt, sempre lembrado por suas comédias, mais uma vez mostra que sabe muito bem ser sério quando necessário, arriscando-se ainda em algumas cenas de ação, nas quais se sai muito bem vivendo Arthur, integrante do grupo que Cobb reúne. Ken Watanabe vive Saito, personagem não só importante no enredo, como também um dos mais simpáticos em sua simplicidade.

Tom Hardy interpreta outro membro do grupo, Eames, o menos aprofundado de todos os personagens principais. Dileep Rao é Yusuf, que surge importante na história, logo perdendo espaço de tal maneira que literalmente fica à espera da ação dos demais personagens. Ellen Page é Ariadne, o grande destaque do elenco depois de DiCaprio, pois atua muito bem no segundo papel mais importante entre os “mocinhos” da produção, sendo uma “arquiteta dos sonhos”, bem como confidente de Cobb, o que a coloca numa complicada posição.

Cillian Murphy, que sempre vive personagens afetados, está competente no papel de Robert Fischer, o alvo de Cobb e companhia, porém por vezes soa normal demais para o que estamos acostumados a ver nas atuações do ator. O sumido Tom Berenger é Peter Browning, advogado de Fischer, exercendo o tipo de papel que não diz nada, podendo ser desempenhado por qualquer ator. Fechando o elenco principal está Marion Cotillard como Mal, a misteriosa esposa de Cobb, e mais importante personagem no mundo dos sonhos.

A história de A Origem vai se tornando mais intrigante a cada cena, formando um suspense que é entrecortado por grandes cenas de ação, tudo em cenas magníficas, muito bem elaboradas não só visualmente, mas também sonoramente, graças à excepcional e impactante trilha de Hans Zimmer.

Se você aprecia histórias inteligentes, elaboradas, conduzidas de maneira ordenada, A Origem é seu tipo de filme, mas, se você quer apenas a distração de um “filme pipoca” muito bem realizado,  A Origem também consegue lhe proporcionar tudo isso. É um raro caso em que uma produção consegue ser divertida e complexa na medida certa.

Elenco: Leonardo DiCaprio, Michael Caine, Joseph Gordon-Levitt, Ken Watanabe, Tom Hardy, Dileep Rao, Ellen Page, Cillian Murphy, Tom Berenger, Marion Cotillard.  Roteiro e direção: Christopher Nolan.

Veja também:
- Galeria de imagens de A Origem
- Notas de produção

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil