MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
19/08/2010
ESPECIAL: HQ MANIACS - 9 ANOS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


19 de agosto de 2001. A data está bem distante agora. São 9 anos de HQ Maniacs. Não é exagero dizer que nossas vidas mudam a cada ano, cada mês, cada semana, cada dia. Então não deve ser difícil imaginar quanta coisa aconteceu nestes 9 anos.

Começando como uma página simples com apenas algumas notícias desgarradas, tendo por um tempo um horrível fundo amarelo, o HQM era no início, na tradição do primeiro OMAC, um site de um homem só. Antes mesmo de completar um mês, a equipe já havia começado a se formar. Depois de todo esse tempo, já tivemos dezenas de colaboradores, sempre procurando expandir ainda mais o grupo. Alguns destes colaboradores saíram com o tempo: por mais que gostemos de quadrinhos, nossas vidas pessoais por vezes nos forçam a selecionar o que fazer com o nosso tempo, seja por conta de um trabalho complicado, horas a mais dedicadas ao estudo, estresse, casamento, filhos ou a simples mudança de endereço. Felizmente, algumas dessas situações se rearranjam com o tempo, o que resultou em alguns muito bem-vindos “colaboradores bumerangue”, que retornam com ótimos textos quando menos se espera.

Um hobbie no início, o HQM foi crescendo. Mais acessos diários, contatos com editoras nacionais e estrangeiras, encontros com os leitores que no início eram mensais, entrevistas com grandes nomes ou artistas em ascensão, um fórum, a parceria com o UOL. Ainda uma “válvula de escape” para os interesses nerds tanto da equipe quanto dos visitantes, o HQM foi se tornando algo mais complexo, trabalhoso e sério.

Fomos também aprendendo. Em nossa maioria leitores inveterados de super-heróis, fomos expandindo nossos conhecimentos, nos aprofundando nos quadrinhos independentes, mangás, europeus e tudo o que se possa imaginar. Do mesmo modo que o cinema se entregou aos quadrinhos neste período, também abrimos espaço para mais notícias sobre cinema, TV, colecionáveis e literatura, tudo ligado à esfera pop fantasiosa da qual os quadrinhos fazem parte.

Essa evolução, esse aprendizado, além de um inusitado e-mail de um leitor que nos perguntou “quando vocês vão publicar Danger Girl”, nos fez matutar uma ideia. O contato contínuo com editoras de nosso país e de outros, abriu uma porta em nossa mente que pouco a pouco foi sendo escancarada, e então tomamos a decisão de fundar a HQM Editora, abrindo espaço para títulos de qualidade de todo o mundo. Depois de um ano de muita burocracia e taxas, o sonho estava prestes a se realizar. Paralelamente, já estávamos bem avançados nas negociações de nossos primeiros títulos com a Image Comics.

Foi em março de 2006, durante a 19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que lançamos nosso título de estreia, Invencível – Volume Um: Negócios de Família. Em seguida foi a vez daquele que em pouco tempo se tornou nosso mais bem recebido título, com o lançamento de Os Mortos-Vivos – Volume Um: Dias Passados, com o qual fomos agraciados com o 19º Troféu HQMIX na categoria Publicação de Terror.

Nestes pouco mais de quatro anos de vida, a HQM Editora trouxe de volta títulos e personagens bem variados, como Estranhos no Paraíso, Senninha, Leão Negro, Savage Dragon e Xaxado. Apresentamos ao Brasil novidades como Liberty Meadows e Who Fighter e O Coração das Trevas. Publicamos pela primeira vez clássicos até então inexplicavelmente ignorados por aqui: Violent Cases e Brat Pack. E ainda abrimos espaço, muito espaço, para o autor nacional, com Necronauta, Zoo, A Casa ao Lado e Quadrinhofilia. Até mesmo nos aventuramos com dois livros, Passeando com o Rei dos Sonhos: Conversas com Neil Gaiman e seus Colaboradores e o nacional e enciclopédico A Era de Bronze dos Super-Heróis.

Começando pelos tradicionais super-heróis, passando pelo terror, romance, comédia e guerra, investimos na qualidade, independente da origem do material ou de seu gênero. Recentemente lançamos também nossos primeiros mangás, o já citado Who Fighter e O Coração das Trevas, além do que encaramos como uma grande e promissora novidade no mercado, a publicação de mangás nacionais, na forma de O Príncipe do Best Seller e Vitral.

Esses anos que se passaram nos ensinaram muita coisa. Conquistamos novas amizades, novos parceiros, elevamos nossa qualidade e informamos o leitor da melhor maneira possível durante as madrugadas de atualização. Se foi assim com o site, não foi diferente com a HQM Editora, seja na escolha dos títulos ou na própria edição dos diversos títulos. Claro, nem todo o aprendizado é fácil ou agradável. Aprendemos também coisas desagradáveis: os atrasos de gráficas, que nós mesmos considerávamos a “desculpa oficial” das editoras, não eram mito, realmente (e infelizmente) existiam; negociações com outras editoras e suas mudanças internas também causam grande atraso e nem todo autor tem palavra.

Mesmo assim, tudo que se aprende, todas as experiências que se passam, são aproveitáveis. O HQM, tanto site quanto editora, continua a crescer, a expandir seus horizontes. Nos próximos meses, vocês verão boas novidades em ambos os fronts. Se vocês estavam com saudades das matérias do site, pode deixar, pois elas logo voltarão.

Se o que vocês querem são lançamentos em bancas e comic shops, pode deixar: Xaxado e sua Turma #3 acaba de chegar às bancas, com a quarta edição já a caminho. Neste final de semana, repetindo a dose da estreia da editora, lançaremos na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Classics Illustrated - Volume 1: Alice Através do Espelho, adaptado por Kyle Baker, apenas o início desta coleção que reúne as interpretações de alguns dos maiores talentos dos quadrinhos para alguns dos grandes clássicos da literatura.

Nos próximos meses as novidades continuam a despontar com Senninha e sua Turma #9; Kickback, a graphic novel policial de David Lloyd, o artista de V de Vingança; o esperado Os Mortos-Vivos - Volume 5: A Melhor Defesa; a volta da obra de Terry Moore em Estranhos no Paraíso: Santuário; Retro City - Almanaque 1939, mais uma obra nacional, essa produzida por Maurício Dias e o Dinamo Studio; além dos volumes 3 e 4 de Leão Negro - Série Origens.

Claro, do mesmo modo que seguimos adiante durante os últimos 9 anos, pretendemos seguir por todos os anos que temos pela frente. Mais títulos serão divulgados pouco a pouco, incluindo retornos de séries que estão paradas há algum tempo por diversos motivos. Como já dissemos anteriormente, por mais que queiramos, nem tudo depende de nós, mas isso nunca foi motivo para desanimar. A intenção é, e sempre será, dar andamento a todos nossos planos, proporcionando ao leitor do site as notícias mais fresquinhas, as matérias mais completas, os melhores textos; e ao leitor da editora, os melhores títulos, da melhor maneira possível.

Neste ano comemoramos não apenas o aniversário de 9 anos do HQM, mas também a seleção dos nacionais Necronauta e Zoo no PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) 2011. Então estendemos os parabéns também aos autores Danilo Beyruth (acompanhado de seus colaboradores) e Nestablo Ramos Neto.

Esperamos que continuem conosco nos anos por vir e agradecemos suas visitas, criticas, dúvidas, comentários, toda a convivência, mesmo que quase sempre virtual. E não poderíamos deixar de agradecer, tanto ou até mais do que nossos leitores, aos nossos colaboradores, que decidiram também abraçar esse sonho do qual não temos hora para despertar.

  facebook


 
Tags : HQ Maniacs, OMAC, HQM, UOL, Danger Girl, HQM Editora, Image Comics, 19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Invencível – Volume Um: Negócios de Família, Os Mortos-Vivos – Volume Um: Dias Passados, 19º Troféu HQMIX, Publicação de Terror, Estranhos no Paraíso, Senninha, Leão Negro, Savage Dragon, Xaxado, Liberty Meadows, Who Fighter e O Coração das Trevas, Violent Cases, Brat Pack, Necronauta, Zoo, A Casa ao Lado, Quadrinhofilia, Passeando com o Rei dos Sonhos: Conversas com Neil Gaiman e seus Colaboradores, A Era de Bronze dos Super-Heróis, O Príncipe do Best Seller, Vitral, Xaxado e sua Turma #3, 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Classics Illustrated - Volume 1: Alice Através do Espelho, Kyle Baker, Senninha e sua Turma #9, Kickback, David Lloyd, V de Vingança, Os Mortos-Vivos - Volume 5: A Melhor Defesa, Terry Moore, Estranhos no Paraíso: Santuário, Retro City - Almanaque 1939, Maurício Dias, Dinamo Studio, Leão Negro - Série Origens, Necronauta, Zoo, PNBE, Programa Nacional Biblioteca da Escola, Danilo Beyruth, Nestablo Ramos Neto




 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil