MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
08/10/2010
REVIEW - DVD: BATMAN CONTRA O CAPUZ VERMELHO
 
 
Batman Contra o Capuz Vermelho
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


O quadrinista Judd Winick é cheio de altos e baixos em sua carreira. Criou os excepcionais Exilados (que depois foram “estragados” por outros roteiristas) e teve bons e maus momentos ao escrever Batman e Arqueiro Verde, por exemplo.

Quando escreveu Batman, foi um dos responsáveis pelo retorno de Jason Todd, o segundo Robin. E é essa trama que o próprio Winick adaptou no longa-metragem animado Batman Contra o Capuz Vermelho (Batman: Under the Red Hood), onde é o responsável pelo roteiro. A direção ficou por conta de Brandon Vietti.

A trama tem início num dos momentos mais marcantes e trágicos da carreira do Batman (voz de Bruce Greenwood, soturno na medida certa), quando o Coringa (John DiMaggio) tortura e mata Todd (Alexander Martella). Dando um salto de alguns anos, vemos Batman sem nenhum Robin ao seu lado, embora o primeiro deles, agora chamado Asa Noturna (Neil Patrick Harris) tente ajudar sempre que possível.

As coisas parecem seguir seu rumo natural em Gotham City, até que um novo Capuz Vermelho (Jensen Ackles) entra em guerra com o Máscara Negra (Wade Williams) pelo controle do submundo da cidade. A identidade do Capuz já foi usada por outros criminosos antes, sendo inclusive o primeiro codinome do Coringa. Fãs de quadrinhos já sabem muito bem e a própria divulgação do longa fez questão de revelar que Todd é esse novo Capuz.

A história gira em torno do retorno de Todd, mais violento e um tanto revoltado, acreditando que não é possível extinguir o crime, mas que há como controlá-lo. Ou ao menos é isso que ele quer que todos acreditem.

Como já é um ótimo costume nas animações derivadas da DC Comics, as cenas de ação são ótimas, com lutas empolgantes, que desta vez ganham também uma trilha sonora à altura. A questão aqui é o roteiro, que reflete a carreira de Winick, tendo detalhes bem trabalhados, e outros nem tanto.

A maneira como a história se aprofunda, explicando o retorno de Todd, é o ponto forte do longa. Nos quadrinhos a trama sofreu por se interligar com diversas outras histórias. Primeiro, Cara-de-Barro se passou por Todd, para depois descobrirmos que ele já havia retornado naquele momento. Depois que Todd se fez perceber, a explicação para sua ressurreição foi complicada pela saga vigente na época na DC, Crise Infinita, envolvendo alterações na realidade causadas pelo personagem Superboy Primordial, ao mesmo tempo que mantinha um envolvimento com Ra´s Al Ghul. Neste filme, Al Ghul é certeiramente a única explicação, o que é bem óbvio na verdade, afinal o vilão é relativamente imortal, tendo os meios para estender esse benefício a quem bem quiser.

O Coringa é outro destaque na animação. Claro, ele fica quase o tempo todo de escanteio, afinal desta vez ele não é o vilão principal, mas sempre que surge diverte com sua visão distorcida dos acontecimentos, se mostrando quase totalmente alheio à realidade.

Outros pontos do filme acabam por confundir até mesmo os leitores da HQ. Quando vemos a morte de Todd, ele usa o uniforme do terceiro Robin, Tim Drake, numa mudança sem a menor necessidade, já que em uma cena de flashback Todd traja a roupa original também.

O impacto da ressurreição de Todd é inicialmente bem explorado em Batman e Alfred (Jim Piddock), mas diminui consideravelmente conforme o enredo segue, em alguns momentos sendo deixado de lado inteiramente. Há até certos exageros, como a facilidade com que Batman e Asa Noturna derrotam o poderosíssimo andróide Amazo.

Ainda que tenha esses defeitos, Batman Contra o Capuz Vermelho se sai bem na balança, pois tem bem mais prós do que contras. Acaba sendo um exemplar diferente dos longas DC Universe por ser bem mais adulto, chegando a ser até melancólico, como fica claro na cena final.

Uma curiosidade: na dublagem original, Bruce Timm, um dos grandes responsáveis por toda a leva de animações DC iniciada pela série animada do Batman nos anos 1990, faz a voz do Charada, numa rápida participação.

Vozes originais: Bruce Greenwood, John DiMaggio, Alexander Martella, Neil Patrick Harris, Jensen Ackles, Wade Williams, Jim Piddock, Bruce Timm. Roteiro: Judd Winick. Direção: Brandon Vietti.

Veja também:
- Galeria de Imagens
- Notas de Produção

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil