MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
25/02/2011
REVIEW - CINEMA: DESCONHECIDO
 
 
Desconhecido
 
 
 
 
 
 
 
 


O doutor Martin Harris (Liam Neeson) e sua esposa Elizabeth (January Jones) chegam a Berlim para um congresso. Ao pegar sozinho um táxi, Martin sofre um acidente, ficando alguns dias em coma, despertando confuso e cheio de buracos em sua memória.

Assim começa Desconhecido (Unknown), filme que reúne praticamente todos os clichês sobre amnésia e suspense e, mesmo sendo previsível em alguns momentos, consegue constituir uma obra agradável de se ver.

Ao sair do hospital, Martin tenta reencontrar sua esposa, mas se surpreende ao encontrá-la com outra pessoa, que se diz ser o verdadeiro Martin Harris (Aidan Quinn). Duvidando de sua própria identidade, Martin (o primeiro, Neeson) ainda precisa lidar com a desconfiança da polícia e pessoas que o estão seguindo. Para resolver seus problemas ele recorre à ajuda da taxista Gina (Diane Kruger) e do investigador Ernst Jürgen (Bruno Ganz).

Neeson, como já é de costume, se sai muito bem no papel, até mesmo arriscando algumas cenas de ação que, mesmo presentes em sua carreira, nunca foram seu forte – e ele não faz feio. Sua interpretação traz um pouco de carisma ao personagem e é um alívio para quem acompanha o ator, afinal é muito bom vê-lo fugindo um pouco do papel do mentor/pai do personagem principal.

Kruger não se destaca, mas também não atrapalha, a não ser pelo seu sotaque por vezes muito forçado. Jones também está bem apagada, assim como Quinn, que poucas vezes se destacou em sua carreira. Quem chama muita atenção é o veterano Ganz, cujo personagem, mesmo importante dentro da trama, não é um dos principais, mas acaba, por conta do talento do intérprete, sendo o mais marcante, cheio de cinismo e simpaticíssimo.

O roteiro é tudo menos original. As dúvidas sobre identidade, o novo companheiro da amada do protagonista, os eventos inexplicáveis à primeira vista, as revelações bombásticas sobre o passado, todos os clichês do gênero se fazem presentes. E é isso que torna o filme impressionante, afinal é bem difícil conseguir prender a atenção ao mesmo tempo em que se é muito previsível e até repetitivo.

Esses “vícios” presentes em quase todo filme sobre amnésia em algumas vezes são bobos, em outros momentos ferramentas para o andamento da trama, mas uma falha sempre está presente: quando o amnésico é o protagonista, mantém suas novas características mesmo quando recupera a memória, “coincidentemente” resgatando apenas as habilidades e memórias que lhe serão úteis.

Não, Desconhecido não é um dos melhores filmes do gênero, nem mesmo o melhor suspense dos últimos tempos, mas é uma produção que entretém e nos faz perceber que a originalidade, mesmo bem vinda na maioria das vezes, ainda não é tão importante quanto o talento do diretor, roteirista ou astro de um filme.

Elenco: Liam Neeson, January Jones, Diane Kruger, Frank Langella, Aidan Quinn, Bruno Ganz. Roteiro:  Oliver Butcher e Stephen Cornwell, baseado no romance de Didier Van Cauwelaert. Direção: Jaume Collet-Serra.

Veja também:
- Outros reviews e matérias especiais
- Notícias de quadrinhos, Cinema, TV, Games e mais

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil