MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
24/06/2011
REVIEW - CINEMA: CARROS 2
 
 
Carros 2
 
 
 
 
 
 
 
 


A Pixar se destacou durante toda sua carreira cinematográfica por criar animações que “viciam” as crianças ao mesmo tempo em que tocam os adultos, muitas vezes nos fazendo refletir sobre o assunto abordado. Não é o caso de Carros 2 (Cars 2).

Não que isso seja um demérito, longe disso, mas Carros 2 está mais perto dos desenhos e comédias para a família dos anos 80: muito divertido e com alguma lição de moral, que aqui, habilmente, não se torna muito piegas, risco sempre presente quando se tenta passar alguma mensagem positiva para a criançada.

Relâmpago McQueen (voz de Owen Wilson na versão legendada) entra num Grand Prix Mundial com corridas no Japão, Itália e Inglaterra, organizado por Miles Eixodarroda (Eddie Izzard) para promover seu novo combustível. Em suas viagens Relâmpago leva seu melhor amigo, o guincho Mate (Larry the Cable Guy), que é na verdade o protagonista da produção.

Confundido com um agente secreto, Mate se envolve numa conspiração internacional, se aliando aos agentes Finn McMíssil (Michael Caine) e Holley Caixadibrita (Emily Mortimer). É essa trama de espionagem que dá todo o dom da aventura e é o atrativo para os adultos, fazendo várias referências aos filmes do tema, principalmente, é claro, ao bom e velho James Bond.

Carros 2 é bem diferente do primeiro, mudando de protagonista, cenário e tom, mas tudo isso contribui para que seja também superior ao original, não apenas um desenho muito divertido, como também um belo filme de ação com cenas empolgantes.

Sim, ele é bem mais infantil do que todos estão acostumados quando se fala na Pixar, mas isso não prejudica em nada. Pelo contrário, a graça é justamente entrar nesse clima, com direito a uma solução que parece saída dos desenhos de Scooby Doo.

Há um único momento um pouco mais sério, que passa até despercebido pelas crianças, mas que chama a atenção dos adultos: uma merecida homenagem ao ator Paul Newman, falecido em 2008. Sua última atuação nos cinemas foi justamente no primeiro Carros, em 2006.

Até mesmo a dublagem nacional de Carros 2 não decepciona, mesmo lotada de celebridades, o que tradicionalmente não tem um bom resultado. Desta vez tudo se encaixou bem, com direito a Claudia Leitte, Emerson Fittipaldi e Luciano Do Valle (cuja voz é perfeita para dublar animações), entre outros.

Diversão de primeira, Carros 2 exemplifica uma volta às origens no mundo das animações, que estão voltando a se preocupar mais com o público infantil, mas nunca deixando a qualidade de lado.

Vozes originais: Owen Wilson, Eddie Izzard, Larry the Cable Guy, Michael Caine, Emily Mortimer. Roteiro: Ben Queen, John Lasseter, Brad Lewis e Dan Fogelman. Direção: John Lasseter.

Veja também:
- Galeria com mais de 80 imagens da animação
- Notas de produção

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil