MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
02/08/2011
REVIEW - LIVRO: VAMPIROS EM DALLAS
 
 
Vampiros em Dallas
 
 
 
 
 
 
 
 


Vampiros em Dallas
(Living Dead in Dallas) é o segundo livro da saga que inspirou a série televisiva True Blood. E inspirou é a palavra certa, pois, muito mais do que no primeiro volume, neste vemos como a adaptação para a TV apenas pegou o básico dos livros, mudando as coisas mais e mais a cada temporada.

Nesta nova aventura escrita por Charlaine Harris, criadora dos personagens, a garçonete telepata Sookie Stackhouse adentra ainda mais no mundo dos vampiros graças ao seu namorado chupador de sangue Bill Compton e ao “chefão” da comunidade vampírica local, o viking Eric.

O próprio início desde volume é totalmente diferente do início da segunda temporada da série (vale lembrar: cada temporada é inspirada num livro, embora misture elementos menores de outros volumes), com o assassinato de um personagem de bastante destaque na TV, onde está vivo até hoje. Enquanto tenta desvendar o crime com seus poderes, Sookie acaba sendo enviada a Dallas, onde um importante vampiro desapareceu.

Lá, aliada a Bill e Eric, dá de cara com uma conspiração que envolve uma organização de fanáticos que combatem vampiros, um grupo de mutantes, um vampiro arrependido e um clima de guerra que pode acabar com a já difícil convivência entre mortais e imortais.

Harris desenvolve muito bem o relacionamento de Sookie com Bill e Eric, cheio de tensão (e tesão também, já que desta vez o namoro com Bill está mais avançado e picante) e momentos memoráveis de provocação mútua. Do mesmo modo, a sociedade dos vampiros ganha novos tons, com detalhes sobre sua existência e organização surgindo a todo momento.

Porém, Harris parece não conseguir conduzir a trama em Dallas e o assassinato em Bon Temps de maneira satisfatória. A parte em Dallas ocupa praticamente o livro inteiro, com momentos dramáticos para Sookie e um grande desenvolvimento do trio principal. Já a subtrama em Bon Temps fica totalmente jogada de lado até perto da conclusão, quando acaba sendo solucionada rápida e facilmente demais.

Comparando-se com a versão da TV, a coisa fica ainda pior. Quem assistiu ao seriado lembra-se que o assassinato foi só o início de uma história bem maior envolvendo a mênade (um tipo de diva/seguidora do deus Dionísio) Maryann Forrester. Já no livro, a mênade faz uma participação muito menor e sem sal, tendo até um nome diferente: Callisto.

Outro que foi mais bem utilizado na TV foi Jason, o irmão de Sookie. Neste livro ele já começa a botar a cabeça no lugar, iniciando um relacionamento sério. Já na TV, ele é um dos mais divertidos personagens, mulherengo, impulsivo e burro como uma porta. Na obra original é totalmente subdesenvolvido e sequer se envolve nos eventos em Dallas.

Quem surge neste volume é Tara, velha amiga de Sookie, que na série é presença constante desde o primeiro episódio. Mais uma vez, Harris mostra pouco (e às vezes nenhum) aprofundamento nos coadjuvantes, deixando todo o desenvolvimento para Eric, Bill e Sookie.

Se não tivesse perdido tempo com a trama de Bon Temps, Vampiros em Dallas sem dúvida seria um livro ainda melhor, afinal os acontecimentos de Dallas prendem a atenção, equilibrando muito bem mistério e ação. E, ao final, temos ainda uma grande surpresa que só agora surgiu na TV. Ou seja, mesmo que o seriado desenvolva melhor alguns elementos, sempre é bom acompanhar o material original para comparações, principalmente quando são tão distintos entre si, garantindo um passatempo ainda mais proveitoso, já que pouca coisa parece repetitiva deste modo.

Vampiros em Dallas (2ª edição - 1ª edição em 2009) - De Charlaine Harris - Tradução de Índigo - 256 páginas - formato 14 x 21 cm - R$ 39,90 - Arx/Saraiva.

Veja também:
- Review de Morto até o Anoitecer
- Notícias sobre o seriado True Blood

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil