MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
26/12/2011
REVIEW - CINEMA: MISSÃO: IMPOSSÍVEL - PROTOCOLO FANTASMA
 
 
Missão: Impossível - Protocolo Fantasma
 
 
 
 
 
 
 
 


As pessoas costumam ter o péssimo hábito de subestimar os outros. É o que aconteceu com Brad Bird. Embora seja o diretor de várias animações de sucesso, tendo ainda roteirizado e produzido filmes e séries de TV, animados ou não, pouca gente acreditava que Bird se daria bem dirigindo um filme com atores. Mas Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (Mission: Impossible – Ghost Protocol) prova que o diretor tem competência de sobra.

Na trama, Tom Cruise mais uma vez vive o agente Ethan Hunt, que é pego no meio de mais uma crise internacional, que pode jogar os EUA contra a Rússia, no melhor clima de Guerra Fria. Ao seu lado estão os agentes Jane (Paula Patton), Benji (Simon Pegg) e o analista Brandt (Jeremy Renner).

Bird imprime seu estilo à franquia logo de cara, aumentando o carisma dos personagens e injetando bastante humor, sem nunca se esquecer da ação. O resultado é o melhor filme da série, divertido, empolgante e o primeiro a realmente desenvolver todos os integrantes do grupo em vez de se concentrar apenas em Hunt. Cada personagem tem suas próprias características e suas motivações e mesmo a trama não é aquela coisa isolada de antes, fazendo referência ao filme anterior, provavelmente efeito da produção de J.J. Abrams, diretor do terceiro longa da franquia.

Cada detalhe se apresenta em escala maior. Quem acompanha os filmes da série sabe que alguns elementos são repetidos em todos os longas e a diversão é justamente descobrir como os riscos aumentaram, como tudo se tornou agradavelmente mais absurdo.  E desta vez as coisas atingiram seu ápice, algo que ganha novos contornos graças ao humor com que os próprios personagens encaram esses desafios.

No melhor estilo dos filmes clássicos de James Bond, temos uma abertura que parece não ter ligação com o restante do filme (e que remete à abertura da série televisiva numa bela homenagem) e diversos apetrechos que extrapolam os limites da ciência e tecnologia, mas que servem ao seu propósito na trama.

Se você quer fechar o ano com diversão de alta qualidade, o quarto Missão: Impossível é o filme certo, principalmente se for conferido numa telona IMAX, pois os ângulos das cenas, principalmente as de ação, aproveitam muito bem os recursos deste formato ainda tão limitado no Brasil.

Elenco: Tom Cruise, Paula Patton, Simon Pegg, Jeremy Renner. Roteiro: Josh Appelbaum e André Nemec. Direção: Brad Bird.

Veja também:
- Galeria com mais de 50 imagens do filme

- Notas de produção, notícias e vídeos de Missão: Impossível - Protocolo Fantasma

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil