MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
16/01/2012
REVIEW - LIVRO: A QUEDA
 
 
A Queda
 
 
 
 
 
 
 
 


Continuando a trilogia iniciada em Noturno (confira o review aqui), a dupla Guillermo del Toro e Chuck Hogan novamente surpreende em A Queda (The Fall).

O idoso Abraham Setrakian continua a liderar seu inusitado grupo (composto pelo Dr. Ephraim Goodweather, seu filho Zack, a Dra. Nora Martinez e o exterminador Vasiliy Fet) numa batalha que parece perdida desde seu início. Os vampiros dominaram Nova Iorque e já se espalham para muito além.

O suspense tão bem trabalhado no primeiro livro continua presente, mas agora divide espaço com muito mais ação, afinal agora os heróis improvisados estão acuados, duvidando (e com razão!) de suas chances de sucesso, lutando contra um exército cada vez maior de sanguessugas, ao mesmo tempo em que são considerados criminosos. As desvantagens enfrentadas por Setrakian e companhia criam uma atmosfera de medo, desesperança e urgência que é constantemente ampliada por momentos de pura aflição.

Mas não só de lutas e desespero vive a trama do livro. As motivações por trás do Mestre, o vampiro que comanda todos os “recém-renascidos” sanguessugas são desenvolvidas, enquanto personagens de menor participação no primeiro volume ganham seu espaço, principalmente Vasily e Gus Elizade, que agora comanda sua própria gangue para exterminar os vampiros.

E não é só isso, a “cultura” vampírica ganha novos tons, com uma origem e organização mais intrincadas, que incluem outros líderes vampiros que se opõem ao planos do Mestre. Em paralelo, surgem alguns novos personagens, com destaque para o ex-lutador Anjo de Prata, o tipo de figura que em mãos menos competentes pareceria completamente deslocado, mas que do modo como foi utilizado, se torna um elemento único na trama.

De qualquer modo, Setrakian continua sendo o personagem mais interessante da saga, com os interlúdios com seu passado representando alguns dos momentos mais interessantes deste volume, além de úteis, afinal é através deles que muito da história vai tomando forma e fazendo sentido. Suas aventuras prévias com certeza preencheriam páginas o bastante para uma série paralela própria.

Tal como seu antecessor, A Queda tem como único defeito acabar. Ainda mais com as pontas deixadas, num momento em que se apresenta uma enorme reviravolta, do tipo que nos faz acreditar que qualquer coisa será possível na conclusão da saga, lançada em outubro lá fora, e que não deve tardar para chegar por aqui. É bom lembrar que a obra já tem uma adaptação em quadrinhos sendo lançada pela Dark Horse.

A Queda ( 1ª edição, 2010) - De Guillermo del Toro e Chuck Hogan - Tradução de Paulo Reis e Sérgio Maraes Rego - 350 páginas - formato 14 x 21 cm - R$ 35,00 - Rocco.

Veja mais sobre Guillermo del Toro

Veja outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil