MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
18/09/2012
REVIEW - CINEMA: OS MERCENÁRIOS 2
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Em 2010 quase todo mundo adorou a reunião dos brutamontes dos cinemas em Os Mercenários (The Expendables). Diga-se de passagem, é de se estranhar que uma ideia tão simples e genial ao mesmo tempo, tenha demorado tanto tempo para ser desenvolvida.

Bastante divertido, esse primeiro filme ainda tinha algumas falhas: a trama demorava muito para engrenar, e dois dos mais queridos astros de ação – Arnold Schwarzenegger e Bruce Willis – fizeram apenas pontas.

Mas as coisas melhoraram – e muito – em Os Mercenários 2 (The Expendables 2). Desta vez mal há tempo para respirar, a ação é constante, entrecortada com alguns momentos de um ótimo humor, que utiliza de forma inteligente tiradas em cima dos personagens mais conhecidos dos vários astros presentes.

Barney Ross (Sylvester Stallone) continua a comandar seu grupo de amigos mercenários, desta vez sem os “conselhos” de Tool (Mickey Rourke). A equipe ainda conta com o reforço de um jovem sniper, Billy The Kid (Liam Hemsworth).

Tudo segue sua relativa normalidade até que o Sr. Church (Bruce Willis) decide cobrar o que Barney lhe deve devido às ações do filme anterior, o que coloca o grupo numa missão desastrosa, resultando numa ameaça para o mundo todo e na morte de um deles. Ou seja, agora os mercenários lutam tanto por vingança quanto para salvar o planeta.

A história, simplista até o osso, é justamente do que um filme desses precisa. Funcional, sem ser ambiciosa, a trama leva a uma cena de ação depois da outra, cada vez mais absurdas, garantindo a diversão e continuando com o clima de homenagem ao cinema de ação da década de 1980.

O grupo de vilões da vez é comandando por Vilain (Jean-Claude Van Damme), que tem como braço direito Hector (Scott Adkins). O nome Vilain é um bom exemplo de como o filme – felizmente – não se leva a sério, praticamente batizando seu vilão de... vilão!

Schwarzenegger volta ao papel de Trench, desta vez entrando em combate, demonstrando como está fora de forma, mas se saindo muito bem no humor, principalmente graças a ótimas cenas ao lado de Bruce Willis.

O lendário Chuck Norris aparece pouco no papel de Booker, mas é sem sombra de dúvidas a melhor surpresa da produção, que não mede esforços para mostrá-lo tão invencível como as piadas da internet o pintam. Sua presença garantiu aplausos em diversas salas de cinema.

Fecha os reforços uma presença feminina: Nan Yu no papel de Maggie, se saindo muito melhor do que as mulheres presentes no primeiro filme, até porque essa sabe se virar muito bem sozinha. Aliás, Charisma Carpenter retorna como Lacy, mas numa participação mínima.

O restante dos personagens originais - Lee Christmas (Jason Statham), Yin Yang (Jet Li), Gunnar Jensen (Dolph Lundgren), Hale Caesar (Terry Crews) e Toll Road (Randy Couture) têm suas participações bem reduzidas, principalmente os dois últimos, com pouquíssimo destaque. Os outros, mesmo aparecendo pouco, conseguem ao menos brilharem em cenas mais marcantes. Alguns podem não gostar disso, mas, convenhamos, é difícil achar espaço para tantos personagens em tão pouco tempo.

Provavelmente o filme mais divertido do ano, Os Mercenários 2 conseguiu amplificar tudo que funcionou no primeiro, consertando seus defeitos, e construindo o caminho de uma franquia que tem tudo para continuar por um bom tempo. Rumores sobre um terceiro filme já indicam que poderemos ter Clint Eastwood, Wesley Snipes, Nicolas Cage e Harrison Ford. O “estoque” de astros de ação é virtualmente ilimitado, o difícil será encaixar tanta gente a cada filme.

Por outro lado, há um projeto de adaptar Os Mercenários para uma série televisiva e é aí que o bicho pega, afinal isso tiraria toda a graça. A franquia não é sobre um bando de brutamontes entrando em combate, mas sim sobre um bando de astros lendários dos cinemas – a maioria até fora de forma – se encontrando.

Elenco: Sylvester Stallone, Bruce Willis, Jet Li, Jason Statham, Jean-Claude Van Damme, Terry Crews, Randy Couture, Steve Austin, Chuck Norris, Novak Djokovic, Liam Hemsworth. Roteiro: Richard Wenk, Sylvester Stallone, Ken Kaufman, David Agosto. Direção: Simon West.

Veja também:
- Galeria com mais de 60 imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Os Mercenários 2
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil