MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
03/12/2012
REVIEW - DVD: AS AVENTURAS DE TINTIM - O SEGREDO DO LICORNE
 
 
As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne
 
 
 
 
 
 
 
 


Steven Spielberg
 tem o hábito de se envolver com dezenas de projetos ao mesmo tempo, seja como diretor ou apenas produtor, muitas vezes como ambos. Adaptar os quadrinhos de Tintim para os cinemas acabou esperando muito na fila, algumas décadas na verdade.

Mas a espera valeu a pena, pois As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne é um dos mais divertidos filmes dos últimos anos – e que, como a maioria dos filmes recentes de Spielberg, estranhamente não recebeu a devida atenção mundialmente.

A escolha por uma animação foi perfeita, pois mantém todo o clima da HQ. Mais certeira ainda foi a decisão de manter as fisionomias dos quadrinhos, sem personalizá-las para os atores. Isso criou um visual único, que consegue o improvável: ser realista e caricato ao mesmo tempo.

Na trama, o repórter Tintim (Jamie Bell) acidentalmente se envolve no mistério do navio Licorne, que, diz a lenda, pode estar no fundo do mar ainda guardando muitos tesouros. Para tentar desvendar tudo, Tintim conta com a ajuda do Capitão Haddock (Andy Serkis), descendente do capitão do navio, Sir Francis Haddock (também Serkis); e dos atrapalhados Dupond (Simon Pegg) e Dupont (Nick Frost). Já Daniel Craig dá vida ao rival de Tintim nessa caça ao tesouro: o obcecado Sakharine.

Extremamente divertido, As Aventuras de Tintim demonstra rapidamente como as HQs do personagem sempre influenciaram a carreira de Spielberg – várias cenas já foram “reproduzidas” em outros filmes do diretor, especialmente na franquia Indiana Jones.

Tal como na HQ, Tintim passa boa parte do tempo ofuscado pelos seus coadjuvantes, principalmente o cachorrinho Milu e o Capitão Haddock, que rouba a cena no filme inteiro, com ótimas tiradas utilizando seu alcoolismo.

Entretenimento de alta qualidade, As Aventuras de Tintim deveria ser o primeiro de uma trilogia. O segundo seria dirigido por Peter Jackson, produtor do primeiro, e o terceiro seria ou dirigido por Spielberg e Jackson ou por uma pessoa escolhida por eles. Só que desde então, nada se falou sobre novos filmes. Torçamos então para que tenhamos a oportunidade de nos divertirmos tanto mais uma vez no futuro.

Vozes originais: Jamie Bell, Andy Serkis, Daniel Craig, Nick Frost, Simon Pegg. Roteiro: Steven Moffat, Edgar Wright e Joe Cornish, baseado na obra de Hergé. Direção: Steven Spielberg.

Veja também:
- Galeria com mais de 40 imagens da animação
- Notícias, vídeos e notas de produção sobre As Aventuras de Tintim
- Outros reviews e matérias
  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil