MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
07/12/2012
REVIEW - DVD: AO MESTRE COM CARINHO
 
 
Ao Mestre com Carinho
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Um dos maiores problemas do brasileiro é a ignorância de sua própria cultura e de seus maiores artistas. Muita gente acredita que, para ser reconhecido, o artista brasileiro precisa fazer sucesso no exterior primeiro. E enquanto isso, muitos grandes artistas que sempre trabalharam dentro do Brasil ficam esquecidos, lembrados e respeitados apenas por uma fiel tropa de fãs fervorosos.

Foi para tentar reverter uma situação dessas que o cartunista Marcio Baraldi produziu e dirigiu o documentário Ao Mestre com Carinho. Durante 72 minutos, Baraldi simplesmente deixa a câmera aberta para as histórias de Rodolfo Zalla, um dos maiores mestres dos quadrinhos no Brasil.

Argentino radicado no Brasil, Zalla tem mais de 60 anos de carreira, tendo trabalhado em praticamente todas as grandes editoras de quadrinhos do país, em revistas consagradas como Targo, Escorpião, Calafrio e Mestres do Terror. Um grande mestre que, com 81 anos, ainda trabalha e influencia nossa indústria de quadrinhos, mas que poucos leitores da nova geração conhecem com profundidade.

Nesse documentário, Baraldi, ele mesmo um quadrinista conhecido e respeitado no meio, optou por sair de foco totalmente. É o próprio Zalla quem conta suas histórias em frente à câmera, em um estilo muito semelhante a um talk show,ou, mais especificamente, ao clássico programaInside The Actors Studios da TV norte-americana. E podemos afirmar que Baraldi acertou na escolha desse formato, pois ver e ouvir o próprio Zalla falar é um prazer, pois o artista é extremamente carismático e conquista o espectador de imediato com seu jeito agradável e sincero, o que causa uma empatia instantânea entre o entrevistado e o público.

Até quem nunca viu Zalla na vida vai simpatizar com sua figura ao vê-lo neste DVD. Enquanto Zalla conta sua história vão aparecendo ao seu lado dezenas de imagens, entre fotos raras e capas de revistas, que ilustram cada capítulo de sua vida. A colheita de tantas imagens raras com certeza exigiu muito trabalho de pesquisa tanto na internet como nos arquivos pessoais de Zalla. Mas valeu a pena, pois com certeza as oito décadas de trajetória do artista estão muito bem registradas no documentário.

Os extras do DVD são semelhantes e envolvem causos e depoimentos de Zalla a respeito de outros grandes artistas como Jayme Cortez, Fernando Ikoma, Miguel Penteado e outros. Também estão inclusos uma curiosa história sobre capas do gibi Escorpião que foram censuradas e destruídas por exigência de uma ediitora americana que havia processado o personagem por suposto plágio do Fantasma, além de uma bem humorada conversa com Dona Ana, esposa de Zalla há mais de 60 anos. Encerra o DVD um extenso álbum de fotos de Zalla com sua família e amigos, e uma galeria de arte, mostrando muitos desenhos do artista ao longo de sua carreira.

Ao Mestre com Carinho é um dos passos de Baraldi em sua missão de trazer de volta aos holofotes esse grande ícone dos quadrinhos nacionais e tentar preservar um pouco da história do verdadeiro Quadrinho brasileiro, tão esquecido pelos fãs.

O DVD pode ser comprado no site da Comix Book Shop, clicando aqui.
  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil