MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
21/12/2012
REVIEW - DVD: BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS - PARTE 1
 
 
Batman: O Cavaleiro das Trevas – Parte 1
 
 
 
 
 
 
 
 


O efeito de adaptações em uma tradução às vezes é sentido apenas anos depois. É o caso da HQ Batman: O Cavaleiro das Trevas, no original Batman: The Dark Knight Returns, que poderia muito bem ter sido traduzida como Batman: O Retorno do Cavaleiro das Trevas.

Só recentemente o título nacional causou certa confusão, com o lançamento do filme de mesmo nome, que passou a impressão de ser uma adaptação dessa história, mas que na verdade não tem nada a ver com ela. Pouco depois tivemos Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises) e agora a animação Batman: O Cavaleiro das Trevas – Parte 1, essa sim adaptando o famoso quadrinho.

O desenho resgata o objetivo inicial dessa série de longas-metragens produzidos pela Warner Bros., que era adaptar as mais icônicas histórias da DC Comics. E, sem sombra de dúvida, O Cavaleiro das Trevas está entre as principais, a despeito de sua fracassada continuação. E esse foi outro grande acerto da Warner: ao invés de adaptar as duas tramas, a empresa preferiu ignorar a terrível continuação, dividindo a HQ original em dois filmes, assim garantindo todo o espaço necessário para explorar tão rica história. Isso agrada principalmente aos fãs, já que a maior reclamação sempre foi o a curta duração dessas animações.

A história é muito fiel ao original. Um aposentado e já coroa Bruce Wayne (voz de Peter Weller) vê Gotham City ser dominada cada vez mais pelo crime e o caos. Atormentado por seu passado, mas mais ainda pela situação atual, logo Bruce é levado (em vários sentidos) a retomar o papel de Batman, mais violento do que nunca.

A maior ameaça é a gangue dos Mutantes, que infesta Gotham, e um Harvey Dent (Wade Williams) que teve seu rosto restaurado, mas não perdeu os traumas que o tornam o Duas-Caras. Se por um lado Batman está prestes a perder o apoio do Comissário Gordon (David Selby), que está para se aposentar, por outro ganha uma nova Robin (Ariel Winter).

A animação é fiel à HQ não apenas no roteiro, mas também no visual, que emula muito bem o traço de Frank Miller. As poucas mudanças são sutis, centradas mais no ritmo, com a violência sendo diminuída.

Mais do qualquer coisa, o desenho serve para mostrar que O Cavaleiro das Trevas, embora reflita muito do cenário mundial e dos EUA nos anos 1980, continua muito atual, provando que nossa sociedade não evoluiu tanto quanto imagina.

Um ponto interessante é a trilha sonora. Animações do Superman costumam muitas vezes contar com trilhas que lembram o tema do clássico de 1978, e o caso aqui é parecido, já que a trilha reflete os temas da trilogia Batman de Christopher Nolan. Ou seja, mais uma vez temos temas que chamam nossa atenção, mas “morrem na praia” quando demonstram não ter a mesma intensidade dos originais.

Podendo ser encarado quase como uma homenagem pelos fãs antigos, Batman: O Cavaleiro das Trevas – Parte 1 pode ser apreciado por qualquer um, afinal, independente de seu formato original, a história é bem trabalhada, forte e marcante. E a maneira habilidosa como essa primeira parte deixa a ponta para a continuação com certeza despertará a curiosidade de todos.

Vozes originais: Peter Weller, Ariel Winter, David Selby, Wade Williams, Michael McKean. Roteiro: Bob Goodman, baseado na obra de Frank Miller. Direção: Jay Oliva.

Veja também:
- Galeria com 12 imagens da animação
- Notícias, vídeos e notas de produção de Batman: O Cavaleiro das Trevas – Parte 1
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil