MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
12/03/2013
REVIEW - CINEMA: PARA MAIORES
 
 
Para Maiores
 
 
 
 
 
 
 
 

Se você é um desavisado na hora de selecionar o que ver, vai achar que Para Maiores (Movie 43) se trata de uma comédia barata para adolescentes daquelas bem safadas, que apelam pros peitinhos gratuitos e humor pastelão, com as típicas gags que só tiram risos dos filhos (ou seriam sobrinhos?) da terra do Tio Sam. Mas se tiver um pouquinho de paciência e boa vontade, poderá ver que o filme em questão é uma boa e ousada compilação independente de curtas de humor negro. E põe humor negro nisso! E a surpresa é ainda maior quando começam a surgir na tela alguns rostinhos carimbados que perambulam frequentemente pelos bulevares de Hollywood. Mas tudo bem diferente do que se costuma ver nos canais abertos durante as monótonas tardes dos dias úteis.

Tudo começa com dois adolescentes querendo se vingar do irmão de um deles, um nerd mirim folgado que abusa do irmão mais velho por sua explícita, digamos, falta de perspicácia. Ou seja, o típico primogênito otário que se acha o máximo. Os espertões inventam uma história e desafiam o pequeno prodígio a encontrar na internet um filme chamado Movie 43, o mais obscuro e insano filme de todos os tempos. Na tentativa, os jovens se deparam com diversos curtas-metragens que têm como mote as ideias mais absurdas. Algumas são tão indigestas que chegam a causar certo incômodo no espectador, mas depois que passa a primeira impressão de estranheza, a gente se deixa levar e cai na gargalhada.

Mas é fato que esse sentimento de repulsa volta a ocorrer conforme se iniciam novos contos, o que provavelmente deve afastar aqueles que não se ligam em humor sarcástico, sujo, malcriado e politicamente incorreto. Escatologia, bullying, incesto, violência, palavrões cabeludos e as mais estranhas bizarrices estão por todos os cantos e são tratados com uma normalidade que chega a ser incômoda para uns e hilária para outros. Por essas e outras, não é de estranhar que vários estúdios e atores tenham rejeitado a proposta antes dela ser realizada. Foram quase dez anos até que a película chegasse ao público.

O primeiro curta tem como protagonistas os badalados Hugh Jackman e Kate Winslet. Parece se tratar de uma história normal, até que surge a primeira situação nonsense do filme. A estranheza é inevitável, mas depois os risos tomam conta. E assim segue por todo o filme, com vários outros queridinhos da América vivendo situações esdrúxulas, como Halle Berry, Gerard Butler, Johnny Knoxville, Seann William ScottRichard Gere, Terrence Howard, Chloë Moretz, Naomi Watts, Liev Schreiber e Uma Thurman. E não poderia faltar a rainha do humor absurdo, a loira Anna Farris (Todo Mundo em Pânico), que vive uma das histórias mais grotescas de todo o filme, indicada somente para estômagos fortes. Até a Liga da Justiça entra na dança e serve de tema para um dos contos, inspirado no fanfic chamado The Bat-man! in Robins big date!, escrito por Will Carlough e dirigido por James Duffy.

Produzido e codirigido por Peter Farrelly (Débi & Lóide, Quem Vai Ficar com Mary?), o filme, é claro, foi hostilizado pela crítica. Mas como críticos costumam ser sujeitinhos pedantes, rabugentos e mal-amados, dê uma chance ao filme e, se você tiver estômago, provavelmente vai cair na gargalhada.

Elenco: Dennis Quaid, Seth MacFarlane, Hugh Jackman, Kate Winslet, Jeremy Allen White, Liev Schreiber, Naomi Watts, Anna Faris, Chris Pratt, Kieran Culkin, Emma Stone, Richard Gere, Kate Bosworth, Justin Long, Jason Sudeikis, Uma Thurman, Christopher Mintz-Plasse, Chloë Grace Moretz, Gerard Butler, Seann William Scott, Johnny Knoxville, Halle Berry, Stephen Merchant, Terrence Howard, Elizabeth Banks e Josh Duhamel. Roteiro: Steve Baker, Will Carlough, Jacob Fleisher, Patrik Forsberg, Matt Portenoy, Greg Pritikin, Rocky Russo, Jeremy Sosenko e Elizabeth Wright Shapiro. Direção: Elizabeth Banks, Steven Brill, Steve Carr, Rusty Cundieff, James Duffy, Griffin Dunne, Peter Farrely, Patrick Forsberg, James Gunn, Bob Odenkirk, Brett Ratner.

Veja também:
  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil