MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
28/03/2013
REVIEW - CINEMA: G.I. JOE - RETALIAÇÃO
 
 
G.I. Joe: Retaliação
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Em 2009, G.I. Joe: A Origem de Cobra (G.I. Joe: The Rise of Cobra) decepcionou o público em geral por ser um filme de ação no máximo mediano, mas decepcionou ainda mais os fãs dos Joes, que viram a mitologia de que tanto gostam ser desvirtuada em algo bem diferente, sem identidade.

Ainda assim, a Hasbro e a Paramount Pictures resolveram seguir a franquia. E desta vez acertaram o alvo com G.I. Joe: Retaliação (G.I. Joe: Retaliation), um belo filme de ação e uma aventura digna dos Joes.

Zartan (Arnold Vosloo) continua disfarçado como o Presidente dos Estados Unidos (Jonathan Pryce) e agora coloca em prática um plano para libertar o Comandante Cobra (Luke Bracey) e acabar de uma vez com todos os Joes.

Channing Tatum volta ao papel de Duke e prova mais uma vez não ter talento para cenas de ação ou cenas mais sérias, mas, principalmente, é horrível quando tenta – sem sucesso algum – ser engraçado. Dwayne Johnson entra como o brutamonte Roadblock, esse sim um personagem carismático e divertido. Ray Park volta como Snake Eyes, entregando as cenas de luta esperadas do ator.

Storm Shadow é novamente interpretado por Byung-hun Lee, desta vez ganhando mais espaço, numa subtrama já familiar para os fãs da franquia. Elodie Yung é Jinx, a nova ninja do pedaço, se saindo bem nas cenas de ação. A linda Adrianne Palicki é Lady Jaye, mandando bem nas cenas de ação e sendo uma das poucas personagens a terem um lado mais pessoal desenvolvido durante o filme.

D.J. Cotrona é Joe Flint, bastante apagado, se destacando apenas com algumas tiradinhas rápidas. Bruce Willis está divertido como o General Joe Colton, o Joe original. Ray Stevenson é o vilão psicopata da vez, o Cobra Firefly, se saindo bem neste papel. O Comandante Cobra ressurge com uma ótimo novo visual, desta vez interpretado por Luke Bracey. Até o cantor RZA tem uma participação especial que não é lá grande coisa como o Mestre Cego.

Mas quem inesperadamente rouba a cena em vários momentos é Jonathan Pryce. Ao interpretar Zartan disfarçado como Presidente, ele faz um papel que foge bastante das figuras mais sérias e de autoridade comuns em sua carreira. Seu cinismo o torna o mais divertido personagem do filme.

Um dos grandes acertos de Retaliação é ser mais pé no chão do que seu antecessor. Não que não existam tecnologias dignas de ficção científica, mas o fato é que seu uso é mais comedido, deixando mais espaço para ações militares e o confronto físico. O roteiro é mais funcional, mas isso não significa que seja perfeito, pois vários furos surgem. A facilidade em que é possível desativar a grande arma do vilão é o maior exemplo.

Em vez de ignorar sumariamente o filme anterior, algo que muitos fãs até gostariam de ver acontecer, Retaliação não nega os principais acontecimentos, utilizando as pontas mais importantes. Ainda assim, existem várias incongruências: os Joes eram uma organização secreta enorme, aqui são de conhecimento público e o ataque ao grupo parece afetar apenas uma pequena unidade. Storm Shadow aparentemente morreu no filme anterior, mas agora está vivo e ninguém se surpreende com isso, pelo contrário, ele era dado como um dos vilões ainda em liberdade desde os eventos do filme original. Embora quem comandasse tudo em A Origem de Cobra fosse Destro e o Comandante Cobra só assumisse a liderança ao final, em Retaliação parece que a Cobra existe há anos com o Comandante como líder. Como existem quadrinhos passados na cronologia dos filmes, pode até ser que esses elementos tenham sido abordados e desenvolvidos por lá, mas é preciso ter em mente que tais quadrinhos não atingem a grande maioria do público nos EUA, onde são produzidos, e muito menos no resto do mundo, onde raramente são publicados.

Com uma melhora na história, na ação e no bom humor, Retaliação já está sendo chamado pelos fãs mais fervorosos de o verdadeiro primeiro filme dos Joes. E quem somos nós para discordar, quando os resultados falam por si só?

Elenco: Channing Tatum, Ray Park, Byung-hun Lee, Dwayne Johnson, Elodie Yung, RZA, Adrianne Palicki, Ray Stevenson, D.J. Cotrona, Joe Mazzello, Bruce Willis, Arnold Vosloo, Luke Bracey, Jonatham Pryce. Roteiro: Rhett Reese e Paul Wernick. Direção: Jon M. Chu.

Veja também:
  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil